terça-feira, 23 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

A arte nas paredes

- Publicidade -
Tradicional arte urbana consagrada no mundo, o graffiti ganhou novos espaços em Natal, graças ao incentivo da Prefeitura do Natal, através de editais de fomento lançados pela Secretaria de Cultura. Os bairros de Candelária, Nordeste, Leningrado e Ribeira, receberam novos painéis grafitados por artistas potiguares selecionados através de edital. 
As pinturas de Grafitti têm sido estimuladas pela Prefeitura
Além destas novas obras de arte, o espaço cultural Jesiel Figueiredo também ganhou novas pinturas. A política pública voltada para a arte urbana reuniu 20 artistas para os painéis dos bairros Candelária, Nordeste, Leningrado e Ribeira. 
Antes deles, a Prefeitura do Natal tinha revitalizado o espaço Ruy Pereira (Centro Histórico), com a participação de 30 artistas (além da reforma do espaço que está em andamento), Beco da Lama com 54 grafiteiros participando da ação inédita e ainda uma nova cara ao espaço cultural K Ximbinho (Rua Pax).
Segundo o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, os novos painéis são uma sequência da aplicação de uma política pública que está consolidada: “As ações do graffiti fazem parte de uma ampla política pública que executou inclusive o Festival de Hip Hop na Zona Norte, painéis em Areia Preta, Espaço K Ximbinho e outras que serão executadas em Mãe Luiza e estão sendo planejadas”, comenta.
Os editais foram lançados antes da pandemia da Covid-19 e executados pelos artistas através de editais organizados pela Secretaria de Cultura de Natal.
Centro Histórico
O investimento da Prefeitura do Natal na recuperação de áreas do Centro Histórico da capital potiguar já estava rendendo frutos antes da pandemia. Além de os projetos de revitalização do Beco da Lama e do Espaço Cultural Ruy Pereira, a gestão do Município estava investindo em outras áreas e apostando no graffiti como forma de atrair o público.
Todo esse investimento resultou na inserção desses locais em um dos passeios turísticos que estava entre os mais buscados pelos visitantes da cidade. O passeio visita os principais pontos do corredor histórico e cultural de Natal, com destaque para os graffitis no beco da Lama e no Ruy Pereira. Ao passar por esses locais, os visitantes recebem informações sobre a história da capital, os movimentos culturais, arquitetura e a religiosidade do natalense. Segundo informações da empresa que está explorando o passeio, em média 100 pessoas/dia têm optado por fazer o roteiro, que inclui uma pequena caminhada entre essas áreas do Centro Histórico.
Os trabalhos estão sendo executados nas áreas históricas
Espaço Jesiel Figueiredo
A população da zona norte de Natal voltou a contar com mais um equipamento urbano destinado a apresentações artísticas e grupos de cultura popular. A obra de reforma e revitalização do Espaço Cultural Jesiel Figueiredo foi concluída.  
O Espaço Cultural Jesiel Figueiredo é um complexo de cultura e lazer localizado entre os bairros de Lagoa Azul e Pajuçara, situado no lado esquerdo da Rua Guararapes (sentido Santarém/Gramoré). O Espaço teve seus dois anfiteatros totalmente recuperados e ficarão disponíveis para as apresentações culturais que têm sido um ponto forte de produção principalmente nas áreas de Hip-Hop, repentistas e bandas musicais.
Os técnicos do setor de Operações da Semsur já concluíram a recuperação e pintura dos dois anfiteatros e trabalham agora nos últimos retoques do passeio público de pedra. O busto de Jesiel também está revitalizado e o parque infantil está recebendo novos brinquedos.  
A obra de recuperação contemplou a estrutura física do espaço com todos os seus equipamentos. Foram feitas recuperação das muretas e pintura do gradil no entorno do perímetro, substituição de esquadrias, lixeiras, louças sanitárias e torneiras dos banheiros. Também foi realizada a revitalização total do caramanchão e do complexo paisagístico. Os anfiteatros ganharam nova iluminação de 12 postes com lâmpadas e refletores de LED. 
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas