A babel do Exótica à mesa

Publicação: 2020-03-20 00:00:00
Um dos pontos mais fotografados da área urbana de Pipa é desde janeiro um espaço em que se pode também imergir e degustar. O restaurante Exótica está instalado na construção que simula um templo de referências indianas, chinesas e árabes, e que sempre chamou a atenção pelas cores de seus mosaicos e formatos das esculturas. Agora o local é uma restaurante de cozinha contemporânea, que se junta ao já famoso cenário cosmopolita do roteiro gastronômico do balneário.

Créditos: Deguste/CedidaPrédio eclético é obra do americano James John O’ConnorPrédio eclético é obra do americano James John O’Connor


O casal Maria Garrido, espanhola, e Mirko Soprano, italiano, eram habitués de Pipa há mais de 10 anos, e entre muitas idas e vindas como turistas, resolveram ficar de vez há um ano. Já experientes no ramo de gastronomia e eventos, resolveram transformar o colorido “templo” de Pipa em restaurante. “Sempre adoramos esse espaço, e quando o compramos fizemos questão de manter suas linhas originais. Renovamos o que precisava ser renovado, mas mantivemos seu estilo”, ressalta a empresária.

O visual do restaurante impressiona. Ele conta com um pátio interno ao estilo mourisco, decorado por uma grande palmeira trazida de Dubai pelos proprietários. O Exotica pode receber até 55 pessoas. Apenas trechos pontuais do prédio foram restaurados, como teto e piso. O toque moderno da reforma não tirou o visual original da casa, uma obra do artista norte-americano James John O'Connor.

Créditos: Deguste/CedidaSalada de quinoa e camarão, prato que exemplifica as misturas globais da casaSalada de quinoa e camarão, prato que exemplifica as misturas globais da casa


Maria explica que a cozinha trabalha um estilo internacional contemporâneo, um reflexo dos muitos lugares do mundo por onde eles já passaram. O menu do Exotica ficou a cargo do chef Walter Benenati, um italiano radicado em Londres que já cozinhou de Nova Iorque ao Líbano. São 32 opções entre pratos frios e quentes, carnes, pescados, saladas, e opções veganas e vegetarianas.

O cardápio tem um pouco de todo o mundo. Entre as iguarias estão o filé mignon à Guatemala (assado com abacaxi grelhado e coentro), robalo assado e marinado com espinafre frito e arroz integral, salada de quinoa e camarão marinado em laranja, nhoque tartufo feito de batata com trufa cremosa e queijo parmesão, moussaka de berinjela com queijo de cabra, molho branco e ervas, e o 'dumplings' de pato feito com massa caseira com a ave cozida no vapor ao molho de manteiga. Entre as sobremesas, destaque para a torta de chocolate feita sem açúcar e finalizada com calda de laranja.

“Nossa ideia é que a comida além de saborosa e diferente, também seja saudável. Toda nossa produção é local e artesanal, com alguns ingredientes importados”, ressalta. O local também conta com uma loja de roupas e há planos de também instalar uma pousada.  

Créditos: Deguste/CedidaO toque moderno da reforma conservou os traços originais da construçãoO toque moderno da reforma conservou os traços originais da construção


Serviço:
Exótica Restaurante.

Av. Baía dos Golfinhos, 980, praia de Pipa, Tibau do Sul.

Tel.: 99864-2467. Insta: @exoticapiparestaurante