sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

A beleza do grafiti

- Publicidade -
Carlos de Souza

Em janeiro de 2017 eu li estarrecido esta notícia no jornal O Globo:

A decisão de apagar os murais da Avenida 23 de Maio que abrigavam desenhos de grafiteiros e pichadores colocou o prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) no meio de uma polêmica. Autorizadas pela gestão de Fernando Haddad (PT) em 2015, as pinturas eram chamadas pela gestão anterior de “maior mural de grafite a céu aberto da América Latina”.
O então prefeito de São Paulo João Doria acabava de apagar um pedaço da história da arte admirada pelo mundo inteiro. Pessoas desinformadas ou de má fé aplaudiram o ato confundindo pichação com grafiti, uma forma urbana e moderna de arte que já chegou às grandes galerias como prova o artista grafiteiro, mundialmente conhecido, Banksy.

 Estou falando isso, porque em Natal, uma ideia do secretário municipal de Cultura Dácio Galvão, encampada pelo então prefeito Carlos Eduardo e levada a efeito pelo atual prefeito Álvaro Dias, se tornou realidade: a transformação do tradicional Beco da Lama, no centro histórico de Natal, em um painel vivo de arte grafiti. O que eram fachadas decrépitas de prédios antigos são agora painéis de arte da melhor qualidade.

Espero que essa ideia se espalhe pela cidade e conscientize as pessoas que grafiti não é pichação. A arte desperta nas pessoas sentimentos de libertação e desejo de conhecimento. Tem mais, valoriza o artista como ser humano criador, valoriza o espaço público. Quem passa tinta cinza sobre obras de arte nunca se interessou por história da arte. No máximo compra pinturas kitsch em galerias de arte de gente rica que se acha bacana.

Amanheci ontem vendo uma imagem do nosso querido Câmara Cascudo estampada numa parede do Beco da Lama, em imagens do RNTV, e senti um orgulho danado de ser potiguar.

Em tempo: passei pela pracinha de Alagamar, Ponta Negra, onde estão os restos da estátua Anjo Azul, do artista plástico Jordão. Deu um aperto no meu peito. Alguém precisa dar um jeito naquilo. Se não dá para recuperar, transformem os restos em metralha. Aquilo dói demais.

Artistas  Álvaro Dias: “A nossa gestão não mediu esforços para entregar esse novo espaço aos natalenses e também aos turistas que já estão descobrindo o Beco. Faço um agradecimento especial aos artistas Dicesarlove, Miguel Carcará e todos os outros que encheram o Centro com muita arte e beleza”.

Monotrilho  A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD assinou um acordo para construir um SkyRail em Salvador, no Brasil, informou a BYD North America. A rota litoral de 20 quilômetros será parcialmente construída acima do mar para conectar o distrito comercial central de Salvador com a ilha de São João, com uma capacidade de transportar 150 mil passageiros por dia. Será conectado ao metrô urbano, fornecendo transporte integral para a cidade de 2,9 milhões de moradores. O projeto será o primeiro de seu tipo para a BYD na América Latina e se tornará parte do Sistema de Transporte de Veículos Leves da cidade (VLT), que deve começar a construção dentro de seis meses e ser totalmente operacional até 2021.
Árvores
Um novo estudo mostra que replantar em grande escala as florestas do mundo seria uma arma eficiente contra as mudanças climáticas. Segundo os autores, há espaço para mais 1,2 trilhões de árvores em parques, bosques e terras abandonadas em todo o planeta. Se tal meta fosse alcançada, superaria qualquer outro método já proposto para combater as mudanças climáticas. O estudo se baseia no fato de que houve, por anos, uma interpretação errada quanto ao número real de árvores na Terra. Essa falta de informações precisas significa que os especialistas subestimaram gravemente este número. Combinando dados de levantamentos terrestres e satélites, o ecologista Thomas Crowther e seus colegas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, chegaram a um número de três trilhões de árvores – mais de sete vezes mais do que uma estimativa anterior da Nasa, de acordo com matéria do site do jornal inglês Independent.
Educação 
Mark Church, 48, coautor do livro Making Thinking Visible (tornando o pensamento visível) com outros pesquisadores do Project Zero, da Universidade de Harvard, dá palestras em escolas de vários países defendendo a ideia de que é preciso criar nos alunos “rotinas do pensamento” (algumas estão no YouTube, em inglês). Ele esteve em São Paulo recentemente para uma palestra. Ele diz: O processo de ensinar não pode estar restrito ao professor passar a lição e receber as respostas dos alunos. As aulas devem ser elaboradas a partir de um tripé que estimule a observar, pensar e questionar. Isso é o método Paulo Freire de ensino.

Jegues 

Uma reportagem da BBC Brasil com o título Exportação de Jumentos: Venda do Brasil para a China Vira Caso de Polícia, do dia 19 de fevereiro (você pode ler direto no site do portal) cortou  meu coração nordestino. Os jumentos estão sendo abatidos para o consumo da carne e utilização do couro.  Pior, estão morrendo à mingua em currais sem água e alimentos na Bahia.

Polícia 

Publicada no portal Agência Pública, uma reportagem revela que em todas as regiões do País, que conta com cerca de 425 mil policiais militares, são altas as taxas de suicídio e de transtornos mentais. Em São Paulo, por exemplo, estado com o maior efetivo policial do país (93.799 agentes),120 policiais militares cometeram suicídio entre 2012 e 2017. São números explosivos, resultado de décadas de omissão, como explica Adilson Paes de Souza, hoje coronel reformado da Polícia Militar de São Paulo. A primeira vez que viveu de perto um suicídio na instituição, lembra, foi nos anos 1980.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas