quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

A bola vai rolar no RN

- Publicidade -

SUSPENSE - Barata reclamou de dores no joelho e se transformou em dúvida no ABC

Em ano de Copa do Mundo o que mais interessa no início da temporada é torcer pelo seu time. A paixão pela seleção brasileira fica no armário esperando o meio do ano, quando Parreira e sua turma desfilarão nos gramados alemães. Por enquanto, nada melhor do que voltar aos campos de futebol para acompanhar de perto a tradição dos estaduais.

No Rio Grande do Norte, a bola começa a rolar hoje com ABC e Macau, no Machadão. O atraso no início do Campeonato Potiguar, que chega a 88ª edição, em relação ao calendário da CBF, não deve tirar o brilho do torneio que está sendo considerado pela crônica como o mais equilibrado e de melhor nível técnico dos últimos anos.

E não é para menos. Não bastasse a tradição, além da motivação natural do brasileiro em ano de Copa, os Estaduais ganharam força com os novos critérios estabelecidos pela CBF. Os finalistas do Campeonato Potiguar, por exemplo, garantem uma vaga na Série C do Campeonato Brasileiro e o campeão, o direito de representar o Rio Grande do Norte na Copa do Brasil.

Com vaga assegurada na Série B do “Brasileirão”, o América pode reservar ao terceiro colocado do Estadual uma vaga na terceirona do “Brasileiro”, caso venha a disputar a decisão em 2006. A outra vaga do RN na Copa do Brasil deve ficar com o campeão da Copa RN, que está previsto para começar depois do Campeonato Estadual.

A moralização da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, o incentivo financeiro do poder público – só o governo do Estado acenou com a possibilidade de investir R$ 300 mil no campeonato deste ano para o custeio com transporte, hospedagem e alimentação –, o investimento dos clubes, apostando na força do certame estadual, e o apoio da imprensa, que até transmitirá jogos através de uma parceria FNF/TV União, são motivos que alimentam a esperança do torcedor de voltar a ver grandes jogos e clássicos inesquecíveis.

Para deixar dirigentes e imprensa com “água na boca”, a FNF inovou com uma iniciativa nunca vista no futebol potiguar. O coquetel promovido na última quinta-feira, na sede da OAB, para lançar oficialmente a competição, deu um novo rumo no caminho da modernização e profissinalização do futebol no RN.

Na oportunidade, foi distribuído uma revista produzida pela agência Virttus com todos os dados e detalhes sobre os clubes participantes, além da tabela e regulamento do Estadual 2006.

E com o objetivo de mostrar transparência, o presidente da Comissão de Árbitros da FNF, Wilson da Conceição, sorteou, durante a solenidade, os árbitros que vão apitar na 1ª rodada.

O alerta fica para a segurança pública, que prometeu tomar as  providências cabíveis para evitar a onda de violência que tomou conta das ruas de Natal com as ações de vândalos infiltrados nas duas principais torcidas organizadas da cidade – Gang Alvinegra e Máfia Vermelha, que, inclusive, estão proibidas, graças aos esforços do Ministério Público, de utilizarem seus nomes ou marcas em bandeiras e camisas.

O MP continua de “olho” nos mal feitores e com a ajuda das Polícias, Militar e Civil, Secretaria de Esporte e Lazer e Federação Norte-rio-grandense de Futebol, prometem diminuir, se possível, à taxas próximo de zero, a violência entre torcidas rivais dentro e fora dos estádios, combatendo com firmeza dentro da Lei.

No início do ano da 18ª edição da Copa do Mundo, não resta outra coisa a fazer senão tirar a camisa da gaveta, pegar sua bandeira e ir ao estádio para torcer muito pelo seu time, porque futebol é lazer, diversão, arte e a paixão de toda a família brasileira.

E que vença o melhor!

ABC : Casa nova e time novo em busca do bi

Vida nova, time novo. No ABC tudo é novidade neste início de temporada. A começar pelo estádio Maria Lamas Farache – Frasqueirão -, onde o clube pretende mandar seus jogos a partir de março, depois que recuperar o gramado inaugurado no domingo passado. Em campo, para conquistar o bicampeonato, o técnico Flávio Lopes terá muito trabalho pela frente.

Do time campeão de 2005 só restou o goleiro Adriano, o zagueiro Almir Conceição, os laterais, Teci e Nego, que retornou do Cruzeiro, além dos atacantes Barata e Ivan. Ainda sem o entrosamento necessário para iniciar a competição, o treinador aposta na série de amistosos pré-temporada e na experiência do “quadrado mágico”, como vem sendo chamado o quarteto de frente, responsável pelas jogadas de ataque do ABC.

Chiquinho, Jean Carlo, Barata e Leonardo já começaram a se entender e prometem muito trabalho às defesas adversárias. “São jogadores experientes, inteligentes e que podem dar muitas alegrias a torcida”, definiu Barata, que voltou a jogar na sua posição de origem, depois da saída frustrante do ex-ídolo Sérgio Alves.

Diante da pressão de ter que chegar, no mínimo, na decisão, para garantir uma das vagas do Estado na Série C do “Brasileiro”, objetivo maior do técnico Flávio Lopes, que já confirmou o desejo de entrar para a história do clube devolvendo-o à Série B, o ABC se apoia na força de sua fanática e fiel torcida e na filosofia de trabalho do treinador, campeão em 2005.

Todos contra o Bi Alvinegro

Quando a bola começar a rolar, uma coisa é certa. O ABC que se cuide porque os adversários vêm com tudo para evitar o bi alvinegro. Para manter a hegemonia na Vila Olímpica, o ABC conta com duas armas: o técnico Flávio Lopes, campeão em 2005, foi mantido e o clube, finalmente, vai poder mandar seus jogos no estádio próprio. No entanto, os abecedistas só devem retornar ao Frasqueirão, que foi inaugurado no domingo passado, em março, quando o gramado estará pronto para a prática do futebol.

Até lá, o Machadão continuará sendo a casa do ABC, assim como de São Gonçalo e América. O time rubro, inclusive, sai na frente dos demais neste início de campeonato por um simples fato: manteve praticamente a mesma equipe que conseguiu recolocar o clube na Série B do Campeonato Brasileiro, inclusive, mantendo o técnico Luiz Carlos Martins, que já deixou claro seu desejo de conquistar o título estadual com o América, o que, segundo ele, seria fundamental para começar o Campeonato Brasileiro em abril com moral e confiança.

Mas, o América não está sozinho na “Guerra” para tirar o bi do ABC. Empolgados e dispostos a seguir os exemplos de Corintians (2001) e Potiguar (2004), os clubes do interior não mediram esforços para formar boas equipes, até o Potiguar de Parnamirim, considerado saco de pancadas nos últimos campeonatos, contratou bem e promete dar muito trabalho este ano. O título, inclusive, é a meta da diretoria.

O Alecrim, que já está na fila há 19 anos, também reforçou sua equipe com o intuito de voltar ao “clube de elite”, apostando na juventude e experiência de alguns “pratas-da-casa”. Com o técnico Vereador o Verdão almeja, antes de tudo, a classificação entre os oito primeiros colocados.

Macau, que retorna ao Campeonato Potiguar, depois de ter conquistado o título da segundona, no ano passado, pretende surpreender da mesma forma que o Santa Cruz. Ambos, receberam investimentos público – das prefeituras locais. Potyguar de Currais Novos, Assu, São Gonçalo e Corintians de Caicó, que por pouco não desistiu de participar por falta de dinheiro, correm por fora, mas não menos favoritos a uma vaga na segunda fase.

A força do interior para derrubar os “Grandes” da capital está concentrada em Mossoró. O Potiguar, que já sentiu o gostinho do título, conta outra vez com Miluir Macedo, técnico da campanha vitoriosa e inédita de 2004. E para equilibrar a rivalidade com no Oeste, o Baraúnas investiu alto e já lidera a “bolsa de apostas” ao lado dos sempre favoritos, ABC e América. Por tudo isso e muito mais, o Estadual 2006 reserva emoção até a final, prevista para o próximo dia 9 de abril.

América : Time da Série B quer título do Estadual

 “Em time que está ganhando não se mexe”. A frase é antiga e já entrou para o folclore do futebol, mas para o técnico Luiz Carlos Martins esta é a máxima no América. Do time que conquistou o vice-campeonato da Série C do Campeonato Brasileiro em 2005 e a vaga para a Série B deste ano,  apenas o meia Evandro e os atacantes, André e Bibi, não renovaram contrato.

A equipe que começará o Campeonato Estadual será praticamente a mesma que encerrou a temporada passada com Ranieri; Eduardo, Robson, Sandro e Renan; Claudinho, Donizete, Fabiano e Leandro Sena; Paulinho Marília e Kobayashi. Um desfalque importante neste início de campeonato será o zagueiro Roni, que já voltou a treinar com bola esta semana, depois de passar dois meses recuperando-se de uma fratura na tíbia.

Luiz Carlos Martins pediu concentração total de sua equipe para o Campeonato Estadual, temendo que algum jogador possa desviar a atenção para a Série B. “Não quero nem saber de Campeonato Brasileiro para não desviar o nosso foco. Precisamos lutar para conquistar o Estadual, que dará ao América o direito de disputar a Copa do Brasil do

Próximo ano, além de nos dar moral para iniciar a Série B”, alertou Luiz Carlos.
“Não tenho dúvidas de que será uma competição muito equilibrada, assim com é lá em São Paulo, onde estou mais acostumado”, analisou o treinador, que tirou esta conclusão depois de ter acompanhado alguns amistosos dos adversários nesta pré-temporada.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas