Esportes
A capital potiguar será representada pelo Vôlei Funvic Educacoin Natal
Publicado: 00:00:00 - 24/10/2021 Atualizado: 12:38:44 - 23/10/2021
Natal volta a fazer parte do roteiro de grandes eventos esportivos. A maior competição do vôlei nacional promete uma temporada de muitas novidades e um ingrediente já bem tradicional: o talento de alguns dos melhores atletas do planeta. Serão 12 times no masculino, entre eles o  Vôlei Funvic Educacoin Natal, que estreia neste domingo (24) às 21h30, no ginásio Nélio Dias, contra o Vôlei Goiás.
divulgação
O elenco foi apresentado à imprensa em um evento realizado pelo Sesc, outro apoioador do time

O elenco foi apresentado à imprensa em um evento realizado pelo Sesc, outro apoioador do time

A competição tem cerca de 300 jogos no Sul, Nordeste, Sudeste e Centro Oeste do Brasil. Novos perfis oficiais nas redes sociais com conteúdo exclusivo, logos diferentes para as duas competições e a promessa de disputas acirradas e inesquecíveis ao longo dos próximos seis meses.
A equipe potiguar é considerada uma das maiores equipes do vôlei masculino dos últimos anos. Após o bicampeonato das Superliga Nacional na temporada 2020/2021, o equipe se mudou de Taubaté (SP) para Natal, fato comum, por exemplo no esporte dos Estados Unidos, como por exemplo no Basquete e no Futebol Americano.

“Vamos estar dando visibilidade a Natal, entrando em lares de todo o Brasil e até do mundo com as transmissões de televisão. Esse tipo de ação é importante para a divulgação turística, principalmente nesse momento de retomada das viagens. Natal só tem a ganhar”, comentou o prefeito Álvaro Dias ao aprovar o apoio institucional ao time.

Desde 2014, a Funvic tem se destacado no cenário  nacional. São nada menos que 14 grandes títulos, com destaque para duas Superligas, duas Copa do Brasil, duas Supercopas e um Troféu Viva Vôlei. Quando a sede do time era São Paulo, foram seis títulos paulistas, o principal torneio regional do país. Com um grupo renovado, o clube quer ampliar essa lista.

O comando do time está nas mãos do experiente técnico argentino Carlos Weber. O treinador afirma que a presença do clube em Natal pode ajudar o esporte da cidade, estimulando os jovens para a prática do voleibol. “Mudanças como esta resultam em uma readaptação natural. Precisamos fortalecer toda a estrutura e trabalhar para incentivar o desenvolvimento do vôlei na região. Contamos com o apoio da calorosa torcida para isso”, explica.
divulgação
O primeiro jogo da equipe de Natal terá a presença de público e transmissão ao vivo para todo país

O primeiro jogo da equipe de Natal terá a presença de público e transmissão ao vivo para todo país

O presidente da Funvic, Luís Otávio Palhari falou sobre o elenco e um pouco da história do elenco e destacou o desafio da mudança para o RN. “Para nós é uma alegria darmos início a um projeto como esse que coloca Natal como a capital de vôlei do Nordeste. O esporte é um dos meios para preparar dias melhores. O vôlei é um esporte da família”, destacou Palhari. 

A relevância para o esporte de uma equipe de vôlei no Rio Grande do Norte também foi destaque na fala do representante do governo do estado, o Secretário Estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier. “Essa é uma grande oportunidade para o nosso povo, de mostrarmos para o mundo os potenciais do estado”. 

O elenco conta com 16 integrantes, reunindo jogadores com experiência de terem jogado fora do país e jovens promessas do vôlei.

Ginásio Nélio Dias
O ginásio Nélio dias, que irá sediar as partidas da equipe do Funvic, atendeu emergencialmente a população utilizado como um dos Centros Covid, tem capacidade para 9.000 pessoas sentadas, com espaço amplo de estacionamento.
alex régis
A Federação de Voleibol do RN, o clube e a Prefeitura assinaram convêmio para apoio na cidade

A Federação de Voleibol do RN, o clube e a Prefeitura assinaram convêmio para apoio na cidade

Uma reforma recente, realizada no ginásio, investiu principalmente em uma estrutura completa de combate a incêndios - incluindo hidrantes na área de arquibancadas, sistema de extintores, portões e pinturas externas, além do cercamento do local com grades, melhorando a proteção e minimizando o risco de vandalismo.

O Nélio Dias já recebeu jogos da seleção brasileira de vôlei, da equipe de basquete do Flamengo e até um evento internacional do UFC.

História equipe
O time de vôlei da FUNVIC, hoje reconhecido em todo o país, iniciou em 2004 representando a cidade de Pindamonhangaba (SP), onde conquistou diversos títulos e tornou-se um dos melhores da modalidade regional. Em 2008 passou a contar com a parceria da Cidade de Cuiabá e na temporada 2009/2010 disputou pela primeira vez a Superliga Nacional. Depois desta competição, em 2011, os jogadores retornaram para Pindamonhagaba, cidade sede da Fundação Universitária Vida Cristã, e participaram do Campeonato Paulista de Vôlei. Nas temporadas 2011/2012 e 2012/2013 surgiu como uma das novidades da Superliga Nacional.

Em 2013 passou a representar a cidade de Taubaté, por meio de uma parceria com a Prefeitura da cidade paulista, onde passou por uma grande reformulação e fez importantes contratações. Em 2014 foi o melhor do estado com vários títulos. Em 2015 conquistou a Copa Brasil e a Copa São Paulo e em 2016 chegou ao Tricampeonato Paulista, vice-campeonato Sul-Americano, sendo que o ano seguinte alcançou o vice-campeonato da Superliga. Em 2018 tornou-se pentacampeã paulista. E Em 2019 consagrou-se como a melhor equipe de voleibol do Brasil, conquistando à Superliga Nacional 2018/2019, feito que seria repetido em  2020/2021.

Equipe
Um dos grandes destaques do time é Felipe Roque. O jogador é fundamental para os plano da Funvic Educacoin Natal. Destaque da nova geração do vôlei nacional, ele chegou à seleção principal em 2019, conquistando medalha de ouro no Sul-Americano, na Copa do Mundo[, além da medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos de Lima. Em 2021, quando treinava com a seleção para a Liga das Nações, ele teve um lesão no joelho direito, que resultou na necessidade de cirurgia.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte