Alex Medeiros
A Casa Abandonada
Publicado: 00:00:00 - 06/11/2021 Atualizado: 16:55:34 - 06/11/2021
Alex Medeiros 
alexmedeiros1959@gmail.com

Reprodução


O título acima é do poeta J. Charlier Fernandes, feito para um novo poema que acaba de escrever após mais uma leitura de “A Queda da Casa de Usher”, um conto clássico de Allan Poe publicado em 1839. Provocado pela escatologia da última frase do texto que narra o afundamento da dita casa, JCF compôs seus versos, que são antecedidos pelo próprio Poe, “...ao primeiro olhar lançado à construção, uma sensação de insuportável tristeza me invadiu o espírito”.

Eis o poema de J. Charlier Fernandes:

Ratos em fuga procurando restos,
Roupa suja, saniosa em velhos cestos,
Um toque de tristeza e solidão.

Vassouras com os cabos arrancados,
Espelhos, louças e cristais quebrados,
Baratas mortas transformadas em podridão.

Pedaços de círios apagados,
Poltronas com estofos arrancados,
Vestidos rotos empilhados pelo chão.

A fonte do jardim despedaçada,
Sem água, sem repuxo, sem mais nada,
Agonizando com um tom de cantochão.

Eis como imerge na memória,
O raconto, o passado, a vera estória,
A rota procelosa e degradada,
De uma antiga casa abandonada.

Poema de Alice
No verão que está chegando a obra “Alice Através do Espelho” completará 150 anos, posto que publicada no natal de 1871. Foi mais popular que o livro de 1865 da estreia do eterno personagem de Lewis Carroll. Também faz um século e meio o “Alice Poems” composto pelo escritor inglês. A garota do mundo mágico se transubstanciou através dos espelhos e das molduras ao longo do tempo, encarnando musas e groupies. Os versos de Carroll em 1871:

Um barco, sob um céu ensolarado
persistindo sonhadoramente
em uma noite de julho -
três crianças que se aninham perto,
olhos ávidos e ouvidos dispostos,
prazer em ouvir uma história simples -
há muito tempo empalideceu o céu ensolarado:
os ecos desaparecem e as memórias morrem:
as geadas de outono mataram julho.
ainda assim, ela me assombra, fantasmagoricamente.
Alice se movendo sob o céu
Nunca visto por olhos despertos.
Crianças ainda, o conto para ouvir,
olhos ávidos e ouvidos dispostos,
carinhosamente, aninhar-se-á perto.
Em um país das maravilhas eles mentem,
sonhando com o passar dos dias,
sonhando enquanto os verões morrem:
sempre à deriva rio abaixo -
permanecendo no brilho dourado -
vida, o que é senão um sonho?

Política 
Entre a frase de Gilmar Mendes, rebuscada de falso sentimento cívico para defender os poderosos, e a de Caetano Veloso, curta, grossa e composta em 1981, eu fico com a segunda, cantada pelo baiano em 1982: “política é o fim”.

Recalque 
A arquiteta Neísa Fernandes teve uma bandeira do Brasil arrancada do seu automóvel em Tirol, aparentemente por um delinquente com desvios ideológicos. A máscara escondeu seu rosto, mas é possível que seja um corno.

Latido 
Ao longo de 34 anos manufaturando colunas de jornal, virei um colecionador de cachorros desdentados, a quem resta apenas o latido inútil. Ontem, mais um rosnou por e-mail por causa do subversinho contra a coluna Ecoa do UOL.

Livro 
Concluída a extensa e detalhada pesquisa sobre a história do estádio Juvenal Lamartine, Rubinho Lemos está com o livro pronto para ir ao prelo (430 páginas), dependendo agora dos custos, coisa pouca para bom patrocinador.

Cigarros 
Ao amigo e professor Dalton Melo, um reparo pela coluna de ontem: passou batido nos meus ouvidos o endereço da fábrica de cigarros Lulu, de Vicente Fonseca. Errei na rua Tavares de Lira quando era para acertar na Rio Branco.

Livro II
Já abertas as vendas online dos ingressos para a 20ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que vai acontecer entre 3 e 13 de dezembro no Centro de Convenções Riocentro, na Barra da Tijuca. Info www,bienaldolivro.com.br.

Reggae 
Referência nacional no gênero da terra de Bob Marley, o cantor Edson Gomes se apresenta hoje à noite na Arena das Dunas. Na abertura do palco, pelas 19horas, o potiguar Alan Persa faz o aquecimento dos esqueletos da galera.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte