quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

A cidade das carroças

- Publicidade -

Já se escreveu bastante sobre as corroças de tração animal (muares, jumentos e bestas) que transitam por esta aldeia de Poti que já foi bela. Outrora, uma imagem bucólica de suave sabor provinciano se transformou de repente num problema sério do trânsito. Um problema grave que tem gerado atropelos à vida cotidiana que atinge a milhares de pessoas. Esse tipo de transporte, dos mais primitivos da humanidade, não respeita as mais simples normas do trânsito, passam pela contramão, cortam o sinal, atravancam o fluir do tráfego, estacionam em qualquer parte – na rua e na calçada – atravessam a pista dos veículos motorizados, pondo em risco a segurança deles próprios carroceiros ou de seus condutores e, também, dos motoristas e dos pedestres. E quando trafegam à noite se confundem com a própria escuridão. E vão por aí carregando todo tipo de troço que possa carregar. Inclusive lixo para jogar nos canteiros centrais das avenidas.

A Prefeitura sabe disso. Disso e de outras coisas, mas não toma nenhuma providência. É como se o problema não existisse. E ela sabe que existe e que vai se tornando mais grave cada dia que se passa. Um exemplo: as carroças muitas vezes são conduzidas por garotos, na faixa da adolescência. Já vi menino que não tem mais de 10 anos açoitando o chicote no lombo dos animais pelas ruas em desembestada. O Juizado de Menores bem que poderia entrar em ação. E quem sabe até provocar algum sinal de vida nos órgãos municipais. Aqui e acolá a televisão mostra que em outras cidades do país o problema é levado a sério. As corroças são cadastradas (os carroceiros idem), recebem emplacamento, seus condutores ganham carteira de habilitação e são ensinados sobre regras de trânsito. Os animais também merecem as atenções das autoridades com relação principalmente a questão sanitária, vermifugação, vacinação, etc. Pergunta-se se a Prefeitura de Natal faz isso com as éguas, burros mulos e jumentos que puxam as carroças natalenses. Nunca.

Ontem à tarde vinha eu pela Deodoro no rumo da Ribeira quando, no quarteirão entre a Apodi e a Jundiaí, entre uma agência bancária e a sede da Procuradoria da Republica, vi uma carroça estacionada ao lado da calçada, sem o carroceiro, mas com um pano vermelho no traseiro de sua carroceria sugerindo que estava passando por algum problema… Espero que não com a República.
Coisas de Natal.

Fraternidade

A Arquidiocese de Natal abriu ontem a Campanha da Fraternidade-2006 que tem o tema “Fraternidade e Pessoas com Deficiências”. O coordenador é o padre José Freitas Campos.

Hoje, coisa das 19 horas, no Centro Pastoral Dom Nivaldo Monte (ao lado da Câmara de Vereadores), o arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo e o bispo de Palmares, em Pernambuco, dom Genival Saraiva vão participar de uma mesa redonda com representantes de instituições que trabalham com pessoas deficientes. A OAB estará representada.

Amanhã, na Catedral Metropolitana, às 8h30, haverá missa presidida por dom Matias e concelebrada pelos outros bispos das 20 dioceses da Regional Nordeste-2 (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas).

Othoniel Menezes

Hoje, 10 de março, comemora-se o aniversário do poeta Othoniel Menezes, o “Príncipe dos poetas do Rio Grande do Norte”, autor de “A Serenata do Pescador”, conhecida como “Praeira”, verdadeiro hino da cidade de Natal. Musicada por Eduardo Medeiros. Vivo fosse, o poeta estaria com 111 anos.

A Fundação Cícera Queiroz promove um evento a partir das 19 horas na casa onde nasceu o poeta. Fica na Rua das Laranjeiras, 10, por trás do Convento Santo Antônio.

Pesquisa

A governadora Wilma Faria está com uma pesquisa de intenção de voto sendo registrada no Tribunal Eleitoral. Pode divulgar seus números a qualquer hora, querendo. O trabalho foi feito pela Consult. Vem no rastro da megalômana campanha publicitária, lá se vão três meses quase.

Na boca do povo

A prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, do PFL, entrevistada ontem no Bom-Dia Rio Grande do Norte, da TV-Cabugi, quando provocada sobre a sucessão do Governo do Estado não conseguiu disfarçar a sua torcida pela candidatura de Garibaldi Filho.
Depois de elogiar o seu Governo, disse que por onde se passa, por estas veredas do Rio Grande do Norte, só se ouve falar no nome de Garibaldi.

Imortalidade

O cineasta Nelson Pereira dos Santos é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras, eleito ontem para a vaga aberta com a morte do acadêmico e embaixador Sérgio Corrêa da Costa. Ocupará a cadeira nº 7, que tem como patrono Castro Alves e nela se sentaram Euclides da Cunha, Afrânio Peixoto e Dinah Silveira de Queiroz, a primeira mulher a ingressar na Academia.

Nelson Pereira dos Santos concorria com cinco candidatos, entre eles o poeta e deputado federal Ronaldo Cunha Lima e o embaixador Dario Castro Alves, viúvo de Dinah. Nelson teve 27 dos 38 votos.

A Academia se enriquecerá com a sua presença.

Telemar que não funciona

Está todo mundo ficando biruta e entrando no estágio mais agudo do estresse por conta do telefone 0800-565658, da Telemar. A empresa que devia atender as reclamações dos usuários, trata-os com desdém. Além do mais o cristão não sabe com quem está falando. É tudo na base do número previamente programado, gravado. O muçulmano que precisar discar tal número jamais encontrará as virgens do paraíso.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas