A cidade, o país e o mundo são, sim, assuntos de criança!

Publicação: 2011-10-12 00:00:00
A+ A-
Existe uma tendência, cada vez mais ultrapassada, de não se dar muito crédito ao que pensam e dizem as crianças. “Coisa de criança” é um adágio comum. Essa prática pode ter vez em qualquer outro dia, menos hoje, dia 12 de outubro. Hoje é dia de falar sobre coisa séria. Em comemoração ao Dia das Crianças, a TRIBUNA DO NORTE realizou um concurso de redação, onde crianças na faixa dos 11 anos escreveram o que pensam sobre temas importantes para Natal, o país e o mundo.

A Escola Municipal Quarto Centenário funciona desde 1999 nas dependências da UnP.O concurso foi realizado na Escola Municipal Quarto Centenário, localizada na avenida Floriano Peixoto, nas dependências do campus da UnP. Apenas alunos do sexto ano do Ensino Fundamental puderam participar. Eram cinco turmas e cerca de 200 alunos. A divisão dos temas foi realizada de acordo com a quantidade de editorias existentes na TRIBUNA DO NORTE. São cinco: Política, Economia, Natal (que trata das questões ligadas ao cotidiano da cidade), Esportes e Viver (cultura).

No final, três redações foram escolhidas para as editorias Natal, Esportes e Viver e duas para as editorias Economia e Política. Cada um dos temas teve um texto escolhido para publicação na edição de hoje da TRIBUNA DO NORTE enquanto as demais redações estão publicadas no Portal TN ONLINE (www.tribunadonorte.com.br). Karen Yasmim (Natal), Joyce Micaelle (Viver), Gabriel Vinicius (Esporte), Nalbert Pietro Martins (Política) e Fabiana Alves de Andrade (Economia) são os repórteres-mirim desta edição.

Os alunos tiveram liberdade para escrever sobre quaisquer assuntos dentro dos temas delimitados e os textos foram orientados e trabalhados exclusivamente dentro da escola, sem nenhuma interferência por parte do jornal. As professoras de Português Roseane Trigueiro e Raimunda Pinho de Morais, além das coordenadoras-pedagógicas Valéria Maria Pinheiro e Ana Cristina Barbosa, foram responsáveis pela orientação dos alunos.

 Os assuntos escolhidos pelas crianças variam entre a importância de praticar esportes e da leitura até os recentes conflitos na Líbia, passando pelo crescimento esperado em Natal por conta da Copa do Mundo de 2014. Para a diretora da Escola Quarto Centenário, Uyara Mesquita, “incentivar a leitura e a escrita dos alunos é fundamental para estimular a busca pelo conhecimento e o aprendizado”.

O que pensam as crianças sobre política, economia, esportes, cultura e sobre a cidade de Natal? Confira a seguir.

Alunos da Escola Quarto Centenário escrevem sobre suas impressões do mundo

1 • Cultura

Hoje nós iremos falar sobre a importância de ler!!! Todos os nossos pais, ou a maioria, dizem para nós, crianças e jovens, ler livros e compreendê-los; mas não sabem que eles mesmos não leem e nem compreendem, na maioria das vezes, suas leituras. Hoje, quem está lendo esse jornal já se perguntou quantas vezes já leu um ou dois livros? Revista em quadrinho? Jornal ou Bíblia? Nesta semana, mês ou ano? Já parou para pensar por que e pra que a agente pratica a nossa leitura?

Todos nós que lemos, não é só para passar o tempo ou para aprendermos cada vez mais. É também para aperfeiçoar o jeito de falar, aprender palavras novas e até brincar com as palavras, do modo como elas saem de nossas bocas.

Sempre temos tempo para praticar e renovar nosso vocabulário, nem que seja apenas 10 minutos, ou meia hora. Talvez, quem sabe, procurar uma palavra nova no dicionário e procurar seu significado.

2 • Natal

“Natal, Cidade do Sol” é uma cidade muito grande e bonita, mas qual cidade não tem um defeito? O principal deles é a saúde, pois muitos hospitais estão sem médicos e enfermeiros. O outro é o transporte urbano que muitas vezes entram em greve e são assaltados. Também tem o esgoto e a água contaminada, também os lixões, poluição sonora e do ar. As moradias precárias, que são os cortiços e as favelas.

Os causadores de tudo isso somos nós, mas também tem muita interferência política. A Prefeitura poderia investir mais em escolas, ruas, hospitais do que em festas e eventos, pois enquanto estão ocorrendo comemorações, muitas escolas estão sem lanche, com a estrutura ruim... Mas é claro que às vezes um evento comemorativo é muito bom.

Eu, particularmente, gosto muito do bairro que eu moro e vivo, mas o que me deixa triste são os assaltos e roubos que acontecem frequentemente, mas eu sei que não é só lá. Em muitos bairros não é diferente.

Por outro lado, Natal é uma cidade cheia de pontos turísticos, completa de praias, comércio, esporte, enfim, Natal é uma cidade como todas as outras, cheias de defeitos, mas também de perfeição. Sinceramente, essa seria a cidade ideal para se viver... Não a trocaria por nenhuma...

3 • Política

São alarmantes os conflitos que estão acontecendo na Líbia. Dentre tantos fatores, o principal é a expulsão do ditador Muammar Kadafi, que se recusa a deixar o poder causando vários protestos populares.

Não podemos esquecer que há tropas rebeldes ao ditador líbio e por isso acontecem conflitos constantemente que causam a morte de inocentes. Kadafi é acusado de financiar atentatos no exterior, dar golpes de estado em outros países africanos e ser o mandante dos assassinatos de atletas israelenses na Olimpíada de Munique, explosão de discoteca em Berlim frequentada por soldados americanos, e atentado a um avião na Escócia, que causou a morte de 285 pessoas.

O ditador tem relações conturbadas com o governo dos Estados Unidos. Sua saída do poder por revoltas populares seria boa para os Estados Unidos. Por outro lado, a principal preocupação dos países do ocidente é com a exportação de petróleo, pois um dos maiores produtores é o Oriente Médio.

Provavelmente a melhor saída seria um acordo entre rebeldes e Kadafi, onde, seguindo o exemplo de outros ditadores africanos, deveria deixar que seu poder caísse ao renunciá-lo.   

4 • Esporte

O esporte é muito importante, pois ajuda muita gente no tratamento de doenças. O esporte proporciona uma vida melhor para quem o pratica regularmente e se alimenta de forma saudável. Quem pratica esporte precisa passar por uma avaliação médica. Existem esportes que só podem ser praticados com auxílio de profissionais. Quem é sedentário e não pratica esportes tem mais facilidade de obter doenças como: hipertensão, obesidade, insônia e etc.

Existem várias modalidades esportivas. Essas são algumas em que o Brasil participa: atletismo, basquete, futebol, futsal, etc. Em minha opinião, a modalidade esportiva que o Brasil mais se destaca é o futebol.

Com o sedentarismo, as escolas começaram a mostrar desde cedo o esporte para incentivas a prática deles. Muitos talentos esportivos são descobertos nos Jerns.

5 • Economia

A construção do Arena das Dunas vai trazer desenvolvimento a nossa cidade, por meio dos empregos gerados para a população e também o crescimento de Natal, é claro.

A copa também vai trazer mais turistas e crescimento para a cidade com a construção de aeroportos, rodovias, prédios, lojas e fazendo com que a cidade seja mais visitada. O crescimento da população faz com que a renda da mesma cresça e Natal se desenvolva cada vez mais.


Confira abaixo as redações selecionadas:

Categoria: Cidades

1º lugar: Karen Yasmin - 6º ano D - "Minha Cidade"
2º lugar: Emanuele Lorena - 6º ano E - "Cidade do Sol"
3º lugar: Eduarda Beatriz - 6º ano D - "Minha cidade Natal!"

Categoria: Cultura


1º lugar: Joyce Micaelle - 6º ano E - "A importância de ler!!!"
2º lugar: Pamela Melo - 6º ano E - "Brincadeira Antigas e Atuais"
3º lugar: Arthemis Silva - 6º ano E - "O bairro onde eu moro"

Categoria: Esporte

1º lugar: Gabriel Vinicius - 6º ano B - "Esporte"
2º lugar: Thayná Luana - 6º ano B - "Esporte"
3º lugar: Christian de Araújo- 6º ano E - "Rivalidade entre ABC e América"

Categoria: Política


1º lugar: Nalbert Pietro Martins - 6º ano A - "A Líbia grita: Adeus Kadafi"
2º lugar: Igor da Silva - 6º ano A - "A Corrupção"

Categoria: Economia


1º lugar: Fabiana Alves - 6º ano E - "A Economia"
2º lugar: Any Karoline- 6º ano B - "Economia"