sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

A Copa do Mundo fica sem o “Garotinho”

- Publicidade -

LEMBRANÇA - Em 1990, Marco Antônio esteve na Itália, acompanhando o Brasil

“Ele era lindo. Por isso Deus quis ele”. Com essa frase, Zalix Marinho, esposa do cronista esportivo Marco Antônio Antunes de Souza, 56 anos, resumiu o sentimento pela perda do marido, que faleceu no último domingo num quarto de hotel, em Colônia, na Alemanha, vítima de um enfarto fulminante. Um dos filhos do cronista chega hoje ao país da Copa do Mundo para providenciar o traslado do corpo para Natal.

Emocionada e ainda sob o efeito da perda recente, Zalix conta que até a noite de domingo toda viagem estava correndo dentro do programado pelo casal. “Saímos de São Paulo para Paris, onde alugamos um carro e partimos para Bélgica, depois Holanda e por fim chegamos a Colônia, na Alemanha. Ficaríamos aqui até terça-feira e depois partiríamos para Frankfurt para pegar a credencial dele. No domingo fomos dormir e ele acordou reclamando de dores na coluna. Eu percebi que ele estava bastante suado e me levantei para pegar um remédio que ele sempre tomava para dor na coluna. Quando voltei ele já estava passando muito mal e pedi ajuda. Mas, quando ele saiu do hotel, na ambulância, já estava entregue a Deus”, conta. O laudo médico oficial ainda não foi divulgado.

Embaixador brasileiro assegura ajuda

De acordo com Zalix Marinho, apesar de estar sozinha em Colônia, toda ajuda está sendo dada a ela por dois padres pernambucanos e pelo embaixador brasileiro Luiz Felipe. “A governadora e o prefeito de Natal fizeram contato com ele e ele esteve comigo para me garantir toda a ajuda possível. Graças a Deus estou tendo muita ajuda de todos e quero agradecer a todo mundo aí de Natal que tem me ligado”, comentou a esposa do “Garotinho da Copa”.

Zhalix ainda fez questão de enfatizar a bela relação que existia entre o casal. “Ele era lindo. Marcou minha vida. Tivemos dificuldades, mas faria tudo de novo, porque sei o quanto ele me amou. Ele me ensinou nesses 13 anos a ser o que eu sou hoje e essa estrutura é o que está me fazendo forte para suportar o que estou passando aqui. Fui muito amada e respeitada por ele e isso não vou esquecer”, concluiu.

Gaúcho de Passo Fundo, mas natalense por opção (há 30 anos no Rio Grande do Norte), Marco Antônio havia deixado Natal na última terça-feira, dia 23, com a intenção de cobrir mais uma Copa do Mundo de Futebol, a sétima consecutiva em sua carreira no jornalismo esportivo – cobre Copas desde 1982. O cronista mandaria artigos e notas para o site Dez na Rede, Digizap e o Jornal de Hoje, além de da Rádio 96FM. A equipe de esportes da Tribuna do Norte se une a família neste momento e agradece os momentos vividos na presença de Marco Antônio.

Cronistas reverenciam o colega de profissão

“Um locutor clássico”. Essa foi a definição de Santos Neto, cronista da Rádio Globo Natal, sobre Marco Antônio, o “Garotinho da Copa”, que deixa saudades no jornalismo esportivo de Natal na nova geração e na velha guarda, caso de Santos Neto. “Ele teve uma importância muito grande na minha carreira. Foi ele quem apostou em mim e na condição de comandante da equipe esportiva da Rádio Cabugi, na época, tirou-me do plantão para me colocar na reportagem esportiva da rádio”, lembrou, com nostalgia, Santos Neto.

“Ao lado de Celso Martineli, Marcos foi o ‘divisor de águas’ da locução esportiva no Estado. Eles foram os únicos que emplacaram no rádio, na época (final da década de 1970), vindo de fora de Natal. Sempre muito simpático e brincalhão, nunca o vi falando mal de ninguém, uma de suas principais virtudes. Agora, infelizmente, não largava o cigarro”.

Francisco Inácio, repórter da Rádio Globo, também sentiu muito a perda do colega, com quem trabalhou nas Rádios Cabugi, Tropical e Rural. “Marco era um cara Fantástico. Nunca criticou o trabalho de ninguém, muito pelo contrário. Sempre otimista, com bom astral. Foi uma perda muito grande para o jornalismo esportivo do Estado”, disse “Pank”, emocionado. “Ele está em outra vida, com certeza, e será sempre abençoado por Deus. Ele só fez o bem na terra”, finalizou.

Para a nova geração, o “Garotinho da Copa” deixa o legado de saber levar a vida. Apaixonado por ABC e Grêmio, ele era uma entusiasta na crença do hexacampeonato canarinho. “Ele era fã de Ronaldinho Gaúcho e sempre com o jeito alegre e brincalhão ficava imitando as jogadas de Ronaldinho na redação”, lembrou Augusto César, editor de esportes de O Jornal de Hoje, um dos jornalistas da nova geração que teve o prazer, como ele mesmo ressalta, de trabalhar ao lado de Marco Antônio. “O pessoal lia e gostava muito da coluna dele no jornal”, finalizou Augusto, lembrando que o “Garotinho da Copa”, além de locutor chegou a apresentar e editar o Globo Esporte local e escrevia para jornais e sites.

Em 1977, passagem pela Cabugi

O narrador  esportivo e colunista Marco Antônio Antunes, gaúcho, 56 anos, morreu na madrugada do último domingo em Colônia, Alemanha, quando se preparava para cobrir mais uma Copa do Mundo, a sétima de sua carreira vitoriosa no rádio, tevê e jornalismo impresso. Marco Antônio chegou para defender a camisa da antiga Rádio Cabugi no ano de 1977, quando o rádio nesta capital vivia grande efervescência com as emissoras Cabugi, Poti e Nordeste fazendo contratações a peso de ouro visando a conquistar a liderança e os maiores anunciantes.

Dono de um estilo e uma voz que muito cedo cativaram os ouvintes do RN, a audiência da Cabugi foi pras alturas, a disputa acirrou-se mais ainda. Diferentemente de outros narradores que vinham de fora, Marco Antônio simpatizou muito cedo com a cidade, seu povo e as cores alvinegras, não escondendo de ninguém que  o ABC era o clube de sua simpatia ao lado do Grêmio Porto-alegrense, embora procurando adotar o máximo de isenção no seu trabalho  de narrador.

Durante os 30 anos morando em Natal, apenas com um pequeno intervalo quando resolveu tentar um retorno a Santa Catarina, Marco Antônio fez uma legião interminável de amigos e admiradores. Trabalhou em outros prefixos, na antiga TV Cabugi  (hoje InterTV), narrou para a FM 96 e fez programas esportivos. Sua morte surpreendente  abalou todo  o imenso círculo de amigos e admiradores, realmente sem acreditar  que notícia tão terrível se tornasse verdade.

O ABC já anunciou que prestará uma homenagem condigna a seu grande admirador precocemente desaparecido  (Everaldo Lopes).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas