quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

A Copa e a economia

- Publicidade -

Agnelo Alves
jornalista

No mínimo curiosa a colocação feita por gestores governamentais, segundo a qual “o pessimismo na área econômica é o mesmo pessimismo dos que diziam que a Copa não ia dar certo”.

E deu certo a Copa? Deu certo porque a Argentina não levantou a taça de tricampeã? Porque a grande torcida brasileira vibrou, aplaudindo a Alemanha levantar a taça de tetracampeã? Porque… Porque?

Evidentemente que não sou nenhum PHD em economia. Sou apenas e tão somente um brasileiro pagando pela “carestia”, como era chamada a inflação dos meus tempos de menino, em Angicos. Tempos em que o “real” tinha o nome batismal de “réis”. Já tinha sido chamado de “pataca”.

O cidadão em apreço já mudou de nome várias vezes, de “réis” para “cruzeiro”, depois “cruzado”, em seguida “cruzado novo”, sacolejou para cá e para lá até virar o “real”. Cortavam-se sempre zeros todas as vezes que mudava de nome, mas eles sempre resistindo, voltando, valendo, implacavelmente, “zero”.

Só vim tomar conhecimento do “dólar” no tempo da guerra. Natal cheia de americanos, aviões catalina, superfortalezas voadoras, Base Aérea de Parnamirim, estrada de “piche”, hoje asfalto, “blecaute”, holofote. E o dólar, uma moeda corrente na pobre economia natalense do então, nem me lembro mais se na época nossa moeda era o “réis” ou já teria sido promovida a “cruzeiro”. Enfim, sempre paguei o pato. Minha “mesada” era em “réis” ou “cruzeiro” e eu pagava em “dólar”.

Não entendia patavinas de economia na época, mas sempre ouvia também o meu pai reclamando contra a “carestia”, hoje inflação. Uma coisa ou outra, a verdade verdadeira mesmo é que, até hoje, nenhum governo controlou a carestia, digo, inflação. Já teve gente que deu tiro na cabeça, porque anoitecia milionário e acordava no dia seguinte pobre de Jó, com os zeros cortados nos centavos que guardava debaixo do colchão e nos depósitos bancários. De maneira que sai governo, entra governo e não muda nada, nada.

A Copa bilionária foi feita para a Alemanha humilhar a seleção de Felipão, derrotando-a de 7×1? Então, realmente, deu certo? A Argentina do melhor jogador do mundo, Messi, perdeu a final para a Alemanha e ainda criamos o “lenga-lenga” de Pelé melhor que Maradona como um disfarce de nossa derrota para a Holanda. Então, a Copa deu certo?

E a economia, com os preços subindo pelas paredes e os salários caindo feito chuva torrencial, está dando certo? Os que analisam a economia brasileira com pessimismo também vão “quebrar a cara”, dizem as fontes do governo.

E nós outros que não somos nem fontes governamentais, nem também “pessimistas” críticos? Vamos pagar a conta cara da carestia inflacionada. Ponto final.

Governo atrasado
O Governo do Estado, ladeira abaixo, faltando apenas cinco meses para terminar, acumula mais um mês de pagamento atrasado do funcionalismo. E o 13º, heim? Faltam cinco meses para o governo terminar, deixando uma herança para o sucessor que nem os gregos ousariam presentear ao pior inimigo.

Bilhete a Diógenes
Meu presidente e amigo, tenha paciência com esse seu admirador e liderado. Um dia qualquer, pago todas as atenções que lhe devo. Chego lá, ok?

Sucessão estadual
Um subindo. Outro descendo. Quem? Quem?

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas