A Cozinharia celebra seis anos e lança menu de tapas

Publicação: 2019-04-18 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Uma das intenções do restaurante Cozinharia, que festeja seis anos de atividades neste mês de abril, é provocar sensações diferentes no paladar dos clientes. Nada no ambiente é por acaso, e cada detalhe da casa tem a intenção de despertar outros sentidos como o olfato, a visão e o tato – sim, o tato, pois a partir dessa semana a Cozinharia passou a investir no contato direto das pessoas com suas receitas através das tapas, novidade incorporada ao cardápio para atender uma demanda crescente “de um pessoal que vem para beliscar, dividir o prato”, disse o chef Gabriel Camilo, que divide a condução do espaço com a companheira e chef Cacau Wanderley.

A Cozinharia tem três ambientes que acomodam 170 pessoas, uma champanheria e um empório
A Cozinharia tem três ambientes que acomodam 170 pessoas, uma champanheria e um empório

“As tapas vão bem com vinho, cerveja, suco, todo tipo de bebida. Os clientes já estavam fazendo isso com os pratos, improvisando, aí decidimos criar essa linha”, acrescentou Camilo. Ele enfatizou que, apesar de seguir um padrão internacional, foi dado um “toque personalizado, uma repaginada regional que valoriza ingredientes locais”. Entre as oito opções de tapas estão o bombom de queijo manteiga com goiabada artesanal defumada; e o tartar de salmão com brotos de beterraba colhidos da horta.  As novidades do cardápio, 15 ao todo, seguem o conceito “raízes”, trabalhado pelos chefs desde a concepção das receitas: são destacadas questões culturais, sabores regionais e ingredientes orgânicos, que muitas vezes saem da horta cultivada nos fundos do restaurante – brotos, flores comestíveis, sálvia e tomilho são alguns dos ingredientes colhidos no local.

A Cozinharia tem três ambientes, e atende confortavelmente 170 pessoas. O ambiente Champanheria, por exemplo, foi criado para receber casais e almoços e jantares mais intimistas regados à champanhes franceses ou espumantes nacionais.

Tartar de salmão com brotos de beterraba colhidos na horta
Tartar de salmão com brotos de beterraba colhidos na horta

Em outro espaço do restaurante, mais destinado a receber grupos, pequenos eventos, casamentos e festas de aniversário, é possível conferir elementos, relíquias familiares e objetos pessoais que traduzem a importância da tradição no trabalho dos chefs Cacau Wanderley e Gabriel Camilo, como o facão forjado pelo avô de Gabriel, que era torneiro mecânico e trabalhou na Base Aérea de Parnamirim durante a 2ª Guerra Mundial. Uma escrivaninha antiga utilizada pelo avô de Cacau, e uma máquina de costura antiga da avó da chef, complementam o clima “raízes” da proposta. “Estamos sempre em movimento. Inauguramos o espaço kids, para receber de maneira especial amigos que estão formando família. Temos uma relação bem próxima com nossos clientes”, ressaltou o chef Gabriel.

Camarões crocantes com molho de maracujá na ostra
Tartar de salmão com brotos de beterraba colhidos na horta

A Cozinharia funciona na Av. Praia de Muriú, 9132 – Ponta Negra, de terça a domingo para jantar, e de sexta a domingo para almoço. Contato: 2020-5432.

Quem
A tapa é um aperitivo (ou lanche) da cozinha espanhola, e se traduz em pequenas porções. As receitas podem ser frias ou quentes, estão difundidas por todo o mundo, e evoluíram para uma culinária sofisticada.













continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários