Cookie Consent
Notas e Comentários
“Distritão”
Publicado: 00:00:00 - 29/06/2021 Atualizado: 00:57:26 - 29/06/2021
colunanotas@tribunadonorte.com.br

O deputado federal Beto Rosado (PP) afirmou ter interesse em concorrer à reeleição. Ele disse que uma possível candidatura, no próximo ano, terá nuances, a depender das regras que serão definidas na discussão da reforma política. O deputado afirmou que uma das mudanças em debate é a adoção do “Distritão”, ou seja, a eleição dos mais votados para o número de representantes das vagas de cada Estado na Câmara, o que acabaria com o sistema proporocional, adotado atualmente. “Tenho interesse na reeleição e vou fazer esforço para conseguir esse sucesso. Isso tem nuances políticas, com a reforma política discutida na Câmara [o que mudaria as estratégias]”, comentou o parlamentar, durante entrevista à rádio 96 FM.  Ele admitiu que, aprovado o “Distritão”, sua reeleição seria facilitada. 

Candidatura 
O deputado Beto Rosado disse também que integra a oposição à governadora Fátima Bezerra e, com isso, espera que se articule um nome forte para concorrer ao governo do Estado no próximo ano. “Esperamos que surja um nome forte [de candidato do governo pela oposição]. Há muito nomes lançados, mas na pré-campanha ao senado, a exemplo dos dois ministros — Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Fábio Faria (Comunicações). Deve ser lançado um dos deles para senador. Estaremos juntos. Podemos sentir, por pesquisa, qual seria o nome melhor”, comentou. 

Custos 
Ao comentar a captura e morte de Lázaro Barbosa, em Goiás, o deputado federal General Girão (PSL-RN), disse que a perseguição ao criminoso foi uma demonstração dos prejuízos que provocam bandidos soltos. E, ao fazer o comentário, o deputado citou a “hashtag” “Lulanacadeia”, em referência ao ex-presidente petista. “Hoje, tivemos a prova de quanto custa um bandido solto. Terror e apreensão na população. Gastos do dinheiro público para a operação. No final, um a menos nas ruas. Parabéns aos policiais envolvidos. Por falar em bandido solto gerando gastos #LulaNaCadeia”, destacou o General Girão no Twitter. 

Investimentos 
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, anunciou a autorização de pagamentos que somam R$ 34 milhões para a continuidade de vinte obras e projetos de saneamento básico em dozer unidades da Federação durante visita a uma obra de saneamento integrado em Natal. Os repasses vão atender empreendimentos na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe. 

“As obras que foram iniciadas em diversos estados brasileiros não podem ser paralisadas. Estamos liberando mais de R$ 34 milhões para a continuidade desses empreendimentos. Isso é uma reafirmação do nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros, que passam a ter maior qualidade de vida e melhor acesso a serviços ligados à área de saúde”, destacou Rogério Marinho.

Inauguração 
A governadora Fátima Bezerra afirmou que a Biblioteca Câmara Cascudo, em Natal, deve ser reaberta no mês de outubro. O anúncio foi feito ao participar da abertura do evento “Biblioteca Pública: atuação social, política e cultural”, realizado pela Coordenação do Curso de Biblioteconomia, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFRN. “Não podemos considerar normal que a biblioteca esteja fechada há quase uma década”, comentou.

Terceira via 
O apresentador Luciano Huck voltou a discursar em tom de candidato à Presidência da República durante duas horas de Live com banqueiros, empresários e economistas na noite de domingo 27. Ele, que se retirou do jogo eleitoral para substituir Fausto Silva aos domingos na programação da TV Globo, defendeu a importância de outros eventuais candidatos às eleições de 2022 abrirem mão da disputa em favor da construção de uma terceira via no Brasil. "Minha saída vai abrir espaço. A gente vai ter de chegar num só... O poder a qualquer preço não funciona, o ego... Temos de abrir mão da candidatura pelo bem da eleição, ter uma terceira via", disse Huck, durante live, promovida neste domingo pelo Parlatório, uma organização sem fins lucrativos.

Contribuições 
O prazo para as pessoas interessadas em contribuir com impressões e sugestões sobre a aplicação das resoluções expedidas pela Corte Eleitoral nas Eleições Municipais de 2020 foi estendido até as 23h59 do dia 15 de julho. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está reunindo essas contribuições mediante consulta pública que tem a finalidade de aprimorar o processo de futuros pleitos. Segundo Roberta Gresta, assessora especial da Presidência do Tribunal, o intuito da consulta é “coletar contribuições para avaliar a percepção daqueles que, nas diversas fases das eleições municipais e sob variados ângulos, lidaram com a aplicação das normas regulamentares do TSE”.






Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte