quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

A dívida que preocupa

- Publicidade -

A dívida interna em títulos públicos e a dívida externa estão sob controle. O maior problema do governo Lula da Silva é avançar em 2006 no resgate da dívida social, cada vez mais crescente. O Brasil é um dos países que mais produzem pobres no mundo, segundo as estatísticas mundiais. Para reduzir as desigualdades o País precisaria crescer acima de 5% do Produto Interno Bruto (PIB), mas em 2006 não deve passar dos 3,5%. Um grande entrave ao desenvolvimento do Brasil é a falta de insumos básicos como energia e gás. 

Balanço social

 Os números de 2005 do SESC/RN, mostram que houve aumento de 27% no atendimento em todos os seus programas e o crescimento de 8,4% no número de matrículas. Este ano, as prioridades para ampliar os serviços da instituição são capacitação de funcionários e busca de parceiros e voluntários.

Conjuntura

A Sondagem Industrial  divulgada ontem pela CNI mostra que as expectativas  em relação ao desempenho futuro da economia e da própria empresa nos próximos  seis meses são otimistas, porém, em índices mais baixos do que nos últimos seis  anos. Mesmo assim o governo Lula da Silva vai botar na conta do otimismo.

Remuneração

Um  estudo do Ipea, do Ministério do Planejamento, revela que os trabalhadores americanos ganham,  em média, cinco vezes mais do que os brasileiros. Também nos Estados Unidos  a diferença entre os salários mais altos e os mais baixos é menor do que a verificada  no Brasil. A distribuição de renda do trabalho americano  é melhor. 

Mercado imobiliário

Mais negócios estão movimentando o mercado imobiliário de Natal. A construtora cearense Colméia, com dez anos atuando em Natal, vai lançar novos empreendimentos entre março e abril. Dois edifícios na avenida Miguel Castro, em frente a imobiliária Caio Fernandes e um condomínio na rua Ceará-Mirim, em frente à sede da CDL, ao lado da futura loja do Nordestão. Na praia de Cotovelo o Grupo Capuche reabre o estande de vendas para comercialização de vários empreendimentos e a Ecocil comemora as vendas recordes do condomínio Metrópolis.

Decião no Alphaville

Enquanto a decisão sobre a cobrança de IPTU do Alphaville não sai – como loteamento ou condomínio – outra decisão acaba de ser anunciada pela Justiça. A Justiça do Trabalho julgou improcedente a milionária reclamação trabalhista ajuizada por um grupo de 15 corretores de imóveis. Eles pretendia, ser reconhecidos como ex-empregados. O escritório da advogada Marisa de Almeida Duarte conseguiu que a Justiça reconhecesse como autônomos.

Inflação/IPCA-15

A inflação medida pelo IPCA-15 subiu para 0,51% em janeiro,  contra  0,38% em dezembro. O álcool foi o item de maior impacto individual no índice  do mês (0,10 ponto percentual), passando de uma alta 1,09%, em dezembro, para  9,22%, em janeiro, “como conseqüência do repasse da alta nas distribuidoras”.   

Redução

Levantamento da Ceasa/Natal, para orientação ao consumidor, aponta na semana até 26 passado um recuou de preços de 20 produtos. Queda de 27,45% no maracujá e de 11,35% na cenoura. Nas feiras no interior a queda é maior.

Patrocínio (I)

A Prefeitura do Recife conseguiu fechar o maior patrocínio de todos os tempos para o carnaval. Vai além dos R$ 2 milhões com indústrias de bebidas. Evita o investimento com recursos públicos  e as críticas.

Patrocínio (II)

Além da prefeitura, grandes blocos como o Galo da Madrugada, também conseguiram patrocínios. Por que as prefeituras do RN não conseguem? Em muitos municípios são realizados grandes carnavais como Macau, Areia Branca, Caicó, entre outros.

1 – A maior fabricante de aço do mundo, a Mittal Steel, fez uma oferta de 18,6 bilhões de  euros (US$ 22,78 bilhões) pela gigante Arcelor. A Acerlor controla as brasileiras   Siderúrgica de Tubarão, Acesita, Belgo e Vega do Sul. No setor da fruticultura estaria havendo outra negociação envolvendo o grupo DelMonte que tem várias fazendas produtoras de frutas no RN. 

2 – A previsão de inverno no Nordeste para 2006 só vai ser analisada em fevereiro, na última reunião dos meteorologistas da região, em Mossoró. Até lá o calor sufocante poderá determinar mudanças climáticas no semi -árido, com o surgimento de fenômenos como La Niña ou El Niño. Previsão difícil de se fazer no momento.

3 – A barragem de Sobradinho, no rio São Francisco, considerada a caixa d`agua do Nordeste, “está tomando água” desde dezembro e pode sangrar (verter), dentro dos próximos dias. Será atingindo o limite máximo pelo terceiro ano consecutivo, garantindo por mais alguns anos a geração de energia na região.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas