Cookie Consent
Esportes
“Duelo” local entre Globo e América vale a recuperação na série D
Publicado: 00:00:00 - 15/05/2022 Atualizado: 11:56:43 - 14/05/2022
Pelo sexto ano segundo na Série D e patinando na classificação, onde se encontra na sexta colocação dentro do grupo 3, depois de trocar de técnicos três vezes na temporada, o América tentar evitar que seus torcedores entrem numa crise de nervos e para tanto necessitam bater o Globo hoje no estádio Barrettão, voltar para o G-4 e dar início a uma forte reação dentro da competição nacional. O adversário também não faz uma boa campanha, mas sempre se notabilizou como uma pedra no sapato americano e, por isso, está sendo encarado com muito respeito. A partida válida pela quinta rodada tem o início previsto para às 15 horas.
Canindé Pereira
O técnico João Brigatti constatou que a equipe precisa melhorar o desempenho na parte final do campo e realizou muitos treinos com definições dos atacantes

O técnico João Brigatti constatou que a equipe precisa melhorar o desempenho na parte final do campo e realizou muitos treinos com definições dos atacantes


Recuperado de uma lesão na coxa e tendo jogado apenas poucos minutos dentro do Brasileirão, Wallace Pernambucano que trabalhou normalmente durante a semana, será uma das principais armas do treinador João Brigatti que busca os primeiros três pontos como comandante alvirrubro. Ele está ciente que apenas discursos otimistas não serão suficientes para manter os torcedores apoiando de forma incondicional o clube e, hoje, acredita que as palavras podem se transformar em prática.

Wallace se diz prontos para corresponder à confiança que o treinador deposita em seu faro de gol. por sinal essa vem sendo uma mercadoria rara para o América nesse período sem o seu maior artilheiro na temporada, com nove gols marcados. Nas quatro partidas realizadas até aqui, o Alvirrubro conseguiu balançar a rede adversária apenas duas vezes, isso apenas na estreia contra o Souza-PB, quando bateu os paraibanos por 2 a 1 na Arena das Dunas. 

Na sequência veio os empates sem gols contra o Crato, no Ceará, e o Retrô, na Arena das Dunas, além da derrota para o Afogados de Ingazeira por 1 a 0 em Natal. Nesses confrontos até que a equipe conseguiu produzir bem, mas seus homens de frente pecaram bastante nas conclusões e acabaram facilitando a vida dos oponentes.

"Foi muito ruim ficar de fora sem poder estar dentro de campo e ajudar os meus companheiros. Graças a Deus me recuperei e o objetivo é ficar o mais preparado possível para reforçar o nosso time e voltarmos a vencer no Brasileiro", disse Wallace.

A rodada será de muita  importância para o Alvirrubro, uma vez que os adversários que estão à sua frente na tabela de classificação terão confrontos diretos. O vice-líder Icasa recebe o Sousa-PB, que é o quinto colocado, também está previsto um duelo pernambucano entre o líder Retrô contra o Afogados, na Arena Pernambuco, onde qualquer resultado vai ajudar o time americano, desde que ele consiga cumoprir a missão de bater o Globo. Fechando a quinta rodada haverá o confronto entre São Paulo Crystal x Crato, na Parabaíba. 

"Será uma rodada de seis pontos para todos os adversários que estão na nossa frente na tabela. Alguns terão confronto direto, inclusive a gente, o que nos dará a chance de subir ainda mais na classificação. Antes de fazermos qualquer cálculo para voltar ao G4, precisamos fazer a nossa parte dentro de campo e conquistar os três pontos que são muito importantes para a nossa caminhada. Não podemos mais vacilar", alertou Wallace Pernambucano.  

O treinador João Brigatti, que se mostrou satisfeito como rendimento apresentado pela equipe na sua estreia no comando americano, quando disse que o time natalense espremeu a forte e bem entrosada equipe do Retrô, disse que as circunstâncias do duelo diante do Globo são diferentes, mas ele aposta no crescimento tático do grupo e na consequente conquista dos três pontos.

“O América se mostrou uma equipe determinada, que cria várias situações de gol durante as partidas ,a gente se preparou durante os trabalhos da semana para sermos mais ofensivos e aproveitar melhor as oportunidades criadas. Confesso que estou satisfeito com o que vejo, conseguimos recuperar atletas importantes, tivemos uma semana proveitosa e necessitamos da vitória porque não estamos bem na classificação. Também sabemos que o adversário vai vender caro a vitória, vamos respeitar o Globo, mas iremos atrás do resultado que necessitamos”, disse Brigatti.

A prioridade do novo treinador vem sendo buscar o equilíbrio ofensivo e defensivo do América, o profissional acredita que com a semana cheia de trabalho conseguiu dar passos importantes neste sentido e tem esperança de ver uma forte evolução já diante do clube de Ceará-Mirim, que João Brigatti está classificando como ‘um divisor de águas para equipe alvirrubra”.

“Será um América diferente buscando o resultado positivo com uma maior organização entre os setores, mostrando mais equilíbrio nos momentos das transições defensivas e ofensivas. O objetivo é que o time apresente um pouco mais de qualidade, tenha o controle da situação dentro de campo apesar de jogar na casa do adversário. Quero ver sendo aplicado no jogo o entendimento que os jogadores tiveram dos treinos da semana”, ressaltou o comandante alvirrubro.

João Brigatti não esconde que o objetivo inicial como América é superar a barreira dos vinte pontos e conquistar o quanto antes a classificação para a segunda fase. Depois disso, a preocupação será acabar a primeira fase entre os dois melhores colocados, no sentido de garantir o mando de campo do segundo e decisivo jogo na fase do mata-mata.  

Com apenas um pontos ganho na competição e ameaçado de sair da briga por uma das vagas na próxima fase do Brasileiro com bastante antecedência, o Globo necessita de uma reação urgente. A equipe já se descolou tanto do pelotão de elite, que necessita de uma sequência de três vitórias consecutivas para passar a sonhar em chegar ao G-4. Na equipe, a partida de hoje está sendo encarada como uma espécie de trampolim para embalar o clube, que se decretar o fim da fase negativa batendo o América, pode engrenar dentro da Série D, competição da qual já foi vice-campeão na temporada de 2017.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte