sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

A Dupla Identidade da Syrah (Shiraz)

- Publicidade -

A Syrah ou Shiraz é talvez a variedade mais antiga em evidência no planeta vinho. Por muito tempo se cogitou que fosse de origem siciliana, tendo seu nome derivado da cidade de Siracusa. Já outra linha de pesquisa defendia que era nativa da Pérsia (atual Irã), e que seu nome faria menção à cidade de Shiraz. Mas a hipótese mais conclusiva, comprovada por exames de DNA entre o Departamento de Viticultura e Enologia da Universidade da Califórnia e a Estação de Pesquisa Vitícola de Montpellier, na França, é de que se trata de uma casta autóctone francesa o Vale do Rhône, França, aonde vem produzindo vinhos desde os tempos da dominação romana.
Syrah (Shiraz)
Conjecturas a parte, o que não deixa dúvida é a notoriedade que esta casta passou a ter no cenário internacional, a partir do momento que a Austrália mostrou para o mundo o seu Penfolds Grange, obra do enólogo Max Schubert, criando em 1951. Um Shiraz moderno de origem australiana, suculento e mais bombado do que os Côte-Rôtie e Hermitage, produzidos no norte do Rhône. Há, portanto dois estilos distintos de vinhos produzidos com esta cepa: Syrah, a grafia e o estilo do Rhône e Shiraz, estilo grafado na Austrália. Verifiquem inclusive que as garrafas também divergem. O Syrah (francês) é comercializado numa garrafa estilo Bourgogne, enquanto o Shiraz (australiano) é comercializado numa garrafa bordalesa. O estilo francês é mais clássico, tem taninos mais nobres, é menos alcoólico, menos amadeirado e mais sofisticado e elegante. Seus aromas variam de empireumáticos a especiados, com madeira dosada e fruta negra.

O Shiraz australiano é uma bomba de fruta, mais alcoólico, mais doce na boca, com fruta quase cozida, em compota e corpulento no palato. Seus aromas sugerem geléia de frutas negras, chocolate e mentol em casamento com a madeira que se faz notar. São vinhos muito raçudos, encorpados, de grande longevidade, mas sem a elegância dos grandes vinhos das Appellations Côte Rotie, Cornas e Hermitage do Norte do Rhône, onde a Syrah impera absoluta.

Agenda do Vinho na Cidade

Agosto será um mês bastante dinâmico para os apreciadores de vinhos da cidade. Veja abaixo o que o mês que encerra o inverno reserva para você.

05/08 Degustação de aniversário da confraria Bacchus no Wine Bar da Adega São Cristóvão Tirol, com grandes vinhos tintos do Médoc e Pomerol, Bordeaux, seguida de jantar temático enogastronômico. A confraria aceita convidados, mas estes antes precisam ligar para este consultor: (84) 9-9996-1756.

10/08 Grande Mostra de Vinhos Vinhedos com rótulos do Velho Mundo no Mall da loja Natal Shopping. Os participantes degustarão 21 vinhos distintos entre espumantes, brancos e tintos europeus. As inscrições poderão ser feitas nas lojas Vinhedos. O número de vagas é limitado. Reservas pelo fone: (84) 3213-9080.

11/08 Jantar Enogastronômico Italiano em 05 etapas na Cozinharia Forneria (pratos e vinhos da Itália). Uma parceria dos Chefs Cacau Wanderley e Gabriel Camilo com este consultor. O início do evento está marcado para as 20h. Reservas, inscrições e maiores informações pelo fone: (84) 9-9423-6625. Vagas limitadas.

18/08 Jantar enogastronômico em três etapas no Café Brigadeiro, composto de entrada, prato principal e sobremesa, devidamente harmonizado com vinhos. Condução deste consultor. Maiores informações, reservas e inscrições pelo fone: (84) 2020-8620

25/08 Degustação de Grandes Espumantes Brasileiros com 14 rótulos distintos no Deck do Restaurante Camarões Roberto Freire. O maior painel de ícones produzidos no sul do Brasil já apresentado em prova no Nordeste. Reservas com este consultor pelo fone (84) 9-9996-1756.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas