sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

“A Europa roubou a magia do Brasil”

- Publicidade -

SELEÇÃO - Dunga quer implantar um duro sistema de marcação no meioSão Paulo (SP) – O estilo ofensivo, com trocas de passes envolventes, que tem sido apresentado por algumas seleções na Eurocopa são um contraste com o que se vê no Campeonato Brasileiro. E Vanderlei Luxemburgo define de maneira simples o culpado para que o “país do futebol” tenha times que priorizam a defesa: o tratamento nas categorias de base.

“O futebol europeu roubou o que o Brasil sempre teve: magia. Hoje, todos enaltecemos Portugal, achamos que a Eurocopa é a coisa mais bonita do mundo, com dois, três atacantes, um volante. E nós com três zagueiros, três volantes… É um momento de reflexão e só vamos entender se formos na base”, indicou Vanderlei.  

De acordo com o treinador do Palmeiras, o jogador chega à equipe principal com seu talento diminuído em função das exigências físicas que sofreu nas faixas inferiores. Por isso, craques brasileiros que hoje desfilam no exterior são cada vez mais raros aqui. “Depois que o Alex e o Diego foram embora, não surgiu mais nenhum meia esquerda no Brasil. Por quê? Porque colocaram um volante ou um zagueiro no lugar deles. Não tem espaço no time para eles treinarem. Hoje, você só procura defensor e volante. Tem que voltar a buscar o jogador talentoso”, pediu, justificando sua tese com os últimos torneios nacionais.

“O melhor jogador do Brasil no ano passado foi um goleiro, o Rogério Ceni, porque tem qualidade para isso. Antes (2005), tinha sido o Tevez e agora o Valdívia, um chileno, foi o melhor de São Paulo”, recordou ele.   Com o problema “diagnosticado”, Luxa emenda com a solução. O ex-lateral-esquerdo de pouco sucesso em Flamengo e Botafogo sonha com outros ex-jogadores participando de maneira mais ativa da formação de novos atletas. 

“O ex-jogador sabe apreciar o futebol, tem essa sensibilidade, ensina como encaixar, bater, entrar na bola. Uma das coisas mais gostosas da minha vida eram os churrascos em Santos quando eu ficava batendo papo com ex-jogadores, conversa fiada mesmo. Aprendia muito”, apontou, disparando críticas a quem não tem história no esporte. “e você tira essas pessoas, o futebol vai ter muito professor de Educação Física ensinando. Aí, você vai ver todos os times da base com três zagueiros, 50 volantes, esquecendo nossa essência… Nada contra esses professores, eu também sou um, mas tem uma porção de gente ‘madrake’, preocupada só com a parte física. Tem que haver preocupação na formação e se aproveitar profissionais do futebol. Isso é importante neste momento. É neles que eu busco minha raiz para se tornar jogador de futebol”, acusou ele.

Seleção olímpica joga hoje contra o selecionado carioca

A reação da torcida ao se deparar com o técnico Dunga após os fracassos do Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, que será disputada na África do Sul. Essa deverá ser a principal atração do esvaziado amistoso que a Seleção Brasileira olímpica fará às 11h, contra um combinado do Rio de Janeiro no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). O jogo é o segundo na preparação do time para os Jogos Olímpicos de Pequim, que acontecerá em agosto.

O primeiro foi uma derrota de 3 a 0 para a Seleção do Campeonato Brasileiro de 2007, duelo realizado em dezembro do ano passado no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).

A CBF desperdiçou a oportunidade de marcar um amistoso contra outra seleção internacional, já que o domingo é uma data reservada para a Fifa para a realização de jogos de preparação de seleções para competições importantes. Isso porque acontecem partidas por Eliminatórias em vários continentes, além da disputa da Eurocopa. Apesar disso Dunga considera o teste válido.

 “Será uma oportunidade para começarmos a montar a base que levaremos para os Jogos Olímpicos de Pequim. O calendário é apertado e qualquer oportunidade de colocar a Seleção Brasileira para jogar é boa”, disse Dunga.

A convocação do atacante Robinho para esta partida é uma prova de que ele será um dos três atletas acima de 23 anos que serão convocados para Pequim. A idéia de Dunga seria, além do atacante do Real Madrid, levar o zagueiro Juan e o meia Kaká, mas Roma e Milan, respectivamente clubes dos dois atletas, se negaram a liberá-los.  

Do time que vai a campo neste domingo são praticamente certos na formação titular que deverá começar a disputa dos Jogos Olímpicos, salvo algum problema de última hora, o zagueiro Alex Silva, os volantes Hernanes e Lucas, o meia Diego e a dupla de ataque formada por Robinho e Alexandre Pato.

Pelo lado do combinado do Rio de Janeiro os destaques são os atletas que estão suspensos na rodada de fim de semana do Campeonato Brasileiro e foram cedidos por seus clubes. Casos do zagueiro André Luiz e do volante Diguinho, ambos do Botafogo. Com idade olímpica e disposto a mostrar serviço a Dunga, o atacante André Lima, ex-Botafogo e atualmente no Hertha Berlin, da Alemanha, se colocou à disposição de Alfredo Sampaio e vai a campo. “Para nós é uma honra muito grande poder comandar uma equipe que vai enfrentar a Seleção Brasileiro. Espero que a gente possa ajudar o Dunga de alguma maneira na preparação para Pequim. Vamos exigir o máximo do nosso adversário, mas com muita lealdade”, disse Alfredo Sampaio, que treinou o Vasco em parte do Campeonato Carioca e é presidente do Sindicato dos Jogadores de Futebol Profissionais.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas