sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

A evolução agora

- Publicidade -

Maria Betânia Monteiro – Repórter

A exposição itinerante Darwin Now chega à Natal depois de ter sido inaugurada na Coréia e em Hong Kong em Novembro de 2008. A exposição rodou mais de vinte e cinco países, explorando a vida do cientista britânico e revelando como surgiu sua teoria inovadora e suas idéias – ainda relevantes nos dias atuais. A versão brasileira da exposição foi inaugurada em janeiro de 2009, ano de comemoração do bicentenário de nascimento de Darwin. Depois de ter circulado por seis estados brasileiros e no Distrito Federal, a exposição encerra sua itinerância em Natal, no Museu Câmara Cascudo. Darwin Now está disponível para visitação a partir de hoje e segue até o dia 17 de julho.

Chega hoje a Natal, e fica até julho, a exposição Darwin Now“Um homem e um livro simbolizam a nova biologia da evolução. Charles Darwin, nascido em 1809, tinha cinqüenta anos quando publicou o que pode ser o mais famoso trabalho científico” é o que está escrito no painel de entrada da exposição. Darwin Now é a contribuição do British Council – organização internacional do Reino Unido para promoção da educação e da cultura – às celebrações internacionais em comemoração ao bicentenário do nascimento de Charles Darwin e ao 150º aniversário da publicação de seu livro revolucionário “A origem das Espécies e a Seleção Natural”, onde elaborou os princípios de sua teoria da evolução das espécies pelos meios da seleção natural.

Ilane Melo, gerente de projetos da filial do Conselho Britânico em Recife disse em entrevista ao VIVER, que foram gastos cento e cinqüenta mil Reais só com o transporte da exposição pelo Brasil. O valor de confecção da exposição não foi divulgado. “O investimento do Conselho Britânico foi alto, mas estamos super felizes com o resultado. Estamos atingindo um grande público, principalmente crianças e jovens. A exposição superou nossas expectativas”, disse Ilane Melo.

A reportagem do VIVER esteve no local da exposição e constatou a presença de uma árvore estilizada de dois metros e meio de altura, construída em madeira certificada, oito painéis duplos da mesma altura da árvore, ilustrados, com textos em português e inglês, além de alguns elementos interativos para o público mais jovem, como no caso caixinhas embutidas na base dos painéis, que quando ‘destampadas’ revelam informações adicionais sobre o tema.  “A árvore estilizada é um diálogo com o trabalho de Darwin. Nós disponibilizamos papel e lápis para que os visitantes possam registrar suas observações acerca da própria exposição, como também do Darwin. Os papéis serão pendurados nas árvores e passam a fazer parte da exposição”, explica Ilane.

Os textos têm uma linguagem corrente de fácil entendimento. Para incrementar a exposição, o Museu Câmara Cascudo vai exibir no pátio de acesso à exposição, uma sequência de vídeos sobre Darwin.

Outro ponto positivo da passagem de Darwin Now por Natal é que o conteúdo dos painéis foi reproduzido em cartazes, que serão distribuídos em forma de quites às escolas públicas que não tiveram a chance visitar o Museu. Além disso, o site do Conselho Britânico disponibiliza aos professores e demais interessados, atividades sobre Darwin no site:  www.britishcouncil.org.br

Segundo Sônia Othon, diretora do Museu Câmara Cascudo, é a primeira vez que Natal recebe uma exposição científica deste porte. Sônia fala que para trazer a exposição para capital potiguar foi preciso atender uma série de requisitos exigidos pelo Conselho Britânico, como uma sala ampla, bem iluminada, climatizada e exclusiva para exposição, como também a disponibilidade de oito monitores locais. “Felizmente nós contávamos com a estrutura exigida”, disse Sônia. Segundo a diretora do museu, todo a articulação foi feita por David Hassent, inglês, radicado em Natal, ex diretor da Cultura Inglesa e educador ambiental.

Os monitores solicitados pelo Conselho são bolsistas, estudantes do curso de Física, Química e Biologia da UFRN. Para conduzir os visitantes de diversas idades eles receberam um treinamento específico na tarde de ontem, no Museu Câmara Cascudo. Durante o período de exposição, eles se revezarão em duplas.

Sônia Othon espera que a visitação ao museu seja duplicada com a presença da exposição. O Câmara Cascudo recebe cerca de oitenta visitas diárias, sendo em sua maioria estudantes da rede pública e privada. As visitas espontâneas são pequenas, mas segundo Sônia tendem a aumentar com a exposição Darwin Now.

Depois de Natal a exposição deixa de ser itinerante e fica à disposição do público na Casa da Ciência, no Rio de Janeiro. A exposição foi doada ao Brasil pelo Conselho Britânico.

Serviço

Exposição Darwin Now

Local: Museu Câmara Cascudo/UFRN – Av. Hermes da Fonseca, 1398 – Tirol- Natal/RN (em frente ao 16º Batalhão de Infantaria). Aberta: de 16 de abril a 17 de julho de 2010. Horários: 3ª a 6ª feira, das 9h às 17h; sábados das 13h às 17h.

Ingressos: R$ 2,00 – inteira; R$ 1,00 – meia (grátis para crianças de até 7 anos, estudantes da rede pública e pessoas acima de 65 anos). Informações para o público: (84) 3342 4912 / 3212 4914 e [email protected]

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas