A Família entra em campo antes do Brasil X Sérvia

Publicação: 2018-06-15 00:36:00 | Comentários: 0
A+ A-
Brasil e Sérvia vão se enfrentar em campo no próximo dia 27 de junho. Mas no restaurante A Família, em Ponta Negra, a rivalidade desaparece diante de um bom prato. A única casa sérvia em Natal ampliou recentemente seu espaço e seu cardápio, e agora pode receber mais pessoas para saborear o menu de iguarias ‘sul europeias’. A mistura de culturas sempre foi um ingrediente da Família, em quase dois anos de estrada na capital potiguar.

Chevap é uma espécie de kebab sérvio com carne e nata
Chevap é uma espécie de kebab sérvio com carne e nata

O novo ambiente do A Família está localizado na orla, de frente pro mar. O ambiente é aconchegante, coberto, e combina com o clima praieiro do local. “Agora temos mais espaço para cozinhar, por isso o cardápio pôde aumentar. A nossa antiga cozinha era muito limitada”, afirma Maya, que conduz o restaurante ao lado do marido Igor e dos dois filhos. O ambiente antigo, localizado em trecho acima da Avenida Roberto Freire, também continua funcionando.

O cardápio  vai além da culinária sérvia, e traz elementos da Itália, da Grécia, e até alguns ingredientes brasileiros aqui e acolá. Igor ressalta que o novo menu está investindo em mais petiscos e também em opções vegetais, visando atender um público vegetariano/saudável. O que não muda é o estilo artesanal de trabalhar a comida. “Nossa comida não é industrializada. Acho que por isso o natalense gostou tanto”, diz.

Maya, Igor e os dois filhos comandam o restaurante A Família. A casa desceu a ladeira e ocupa um espaço maior,na orla de Ponta Negra
Maya, Igor e os dois filhos comandam o restaurante A Família. A casa desceu a ladeira e ocupa um espaço maior, na orla de Ponta Negra

Entre as novas iguarias estão o fino e saboroso pão pita recheado com queijo. Na Sérvia, se come no café da manhã e jantar, servindo a muitas receitas. O ‘dip detzatziki’ tem base de coalhada seca, pepino, grão de bico sautê, amêndoas e hortelã; hummus de beterraba; pinjur (pimenta, berinjela, tomate, cebola, queijo); espetinho de ameixa grelhada com bacon; camarão pil-pil (cozinhado com azeite, pimenta e alho), e pimentão camponês (recheado com queijo ao forno); lombo de porco à milanesa estilo sérvio; bisteca bovina na brasa com ervas, e costelinha suína na brasa.

Coxa e sobrecoxa no pão de forno da casa
Coxa e sobrecoxa no pão de forno da casa

Na gastronomia sérvia, as carnes são consumidas em pequenas porções, mais cortadas e trituradas que no Brasil. Daí surgem os hambúrgueres ao estilo dos balcãs (pijeskavica, gurmanska, jumbo, etc), com recheios de queijo, bacon, pimenta e tomate. O chevap, um kebab sérvio de carne com nata e tomate no pão – e a versão “bandido”, com mais pimenta e até queijo coalho. O ‘gyros’ é um prato grego adaptado pela casa: pão fino com pedaços de carne (cordeiro ou frango), batata frita, molho de iogurte e alho, mostarda e vegetais. A coxa de frango desossada com maionese e salada de repolho também faz sucesso.

Pão Pita recheado com queijo não pode faltar
Pão Pita recheado com queijo não pode faltar

No dia dos jogos, A Família vai receber torcedores de todas as nacionalidades com televisões, petiscos e promoções de cerveja. E a torcida? “Primeiro eu vou torcer pelo país velho e depois pelo país novo. Além de nós, devem ter uns cinco sérvios em Natal. Eles disseram que virão no dia do jogo”, brinca Igor. O bom astral está garantido, independente do resultado.

Serviço:
A Família. Av. Erivan França, orla de Ponta Negra. Aberto diariamente, das 18 às 22h. Tel.: 99808-3952.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários