quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

A festa do teatro

- Publicidade -

ESPETÁCULOS -

O 2º Festival do Teatro Potiguar jogou para escanteio aquele bairrismo demodê entre a cidade do sol e a capital do Oeste e consagrou mossoroenses e natalenses no palco. Na categoria teatro adulto, ganhou o espetáculo “Cyrano – a Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró”, do grupo Pessoal do Tarará. Das 11 categorias em destaque, seis foram para a trupe de Mossoró (espetáculo, trilha sonora, cenografia, iluminação, ator e maquiagem). No infantil, o júri premiou “O Circo do Seu Bolacha”, do grupo Quatrocantos que também venceu em cinco categorias (espetáculo, diretor, ator, cenografia e iluminação).

Os vencedores levaram para casa R$ 3 mil, cada. O evento –  realizado semana passada no Teatro Alberto Maranhão – integrou o programa Auxílio-montagem e contou com a presença de dez grupos nas categorias adulto e infantil. O idealizador do grupo Folia de Rua, Jorge Negão, levou o prêmio do Júri Especial pelo trabalho desenvolvido com o grupo parafolclórico. Também os acrobatas de “O Circo do Seu Bolacha” levaram Prêmio Especial do Júri.

Peça marca estréia do grupo de rua Pessoal do Tarará no palco

 A atriz do grupo Pessoal do Tarará, Ludmila Albuquerque, afirmou que o grupo festejou muito a conquista principalmente por ter estreado nos palcos. “Nosso grupo faz de teatro de rua há três anos e ficamos muito contentes por se tratar de uma estréia”, disse.

Por muito pouco, o “Pessoal do Tarará” não desiste de participar do festival. Com a demora no repasse dos recursos do programa Auxílio-montagem, o diretor do grupo Dionízio do Apodi, mandou uma carta à direção do TAM anunciando a desistência, mas voltou atrás. “O problema é que a gente vinham trabalhando e precisava comprar material para fazer o espetáculo. Esperamos muito e decidimos não fazer mais. Só que a direção do TAM disse que o dinheiro ia sair logo e nos convenceu”, lembra Ludmila.

Sobre o espetáculo, a atriz conta que a peça já vinha sendo trabalhada. “Já vínhamos fazendo leituras dele desde janeiro deste ano. Não foi uma montagem atropelada. Nesse ponto, foi tudo tranquilo. Até porque a maioria do elenco participa do espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró (espetáculo encenado todos os anos no período junino) e sempre nos reuníamos para conversar e ensaiar essa peça”, lembra.

Questionada se a vitória do grupo mossoroense poderia quebrar o bairrismo entre Natal e Mossoró, ele disse que não acredita nessa divisão no teatro. “Tanto em Natal como em Mossoró existem muitos grupos bons de teatro e não vejo esse bairrismo todo. Trabalhamos como qualquer outro grupo e para nós, é isso o que importa”, disse.

O grupo Pessoal do Tarará existe há três anos e atualmente conta com o apoio do BNB, Petrobras e da Prefeitura de Mossoró.

Classificação Geral do II Festival do Teatro

CATEGORIA ADULTO

Melhor Espetáculo – “Cyrano – A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró” – Grupo Tarará

Melhor Diretor – Lenilton Teixeira e Jefferson Fernandes por “Companhia Burlesca de Repertório” – Cia Artes e Traquinagens

Melhor Ator – Dionízio do Apodi – “Cyrano, A Peleja do Amor…”

Melhor Atriz – Keila Fonseca – “Desejo D’água”

Melhor Ator Coadjuvante – Roni Soares – “O Marido da Fidalga”

Melhor Atriz Coadjuvante – Carminha Dantas – “Desejo D’água” e “O Marido da Fidalga”

Melhor Cenografia – Marcos Leonardo – “Cyrano, a Peleja do Amor…”

Melhor Maquiagem – Marcos Leonardo – Cyrano, a Peleja do Amor…

Melhor Trilha Sonora – Cláudio Henrique – “Cyrano, a Peleja do Amor…”

Melhor Iluminação – Ronaldo Costa – “Cyrano, a Peleja do Amor…”

CATEGORIA INFANTIL

Melhor Espetáculo – “O Circo do Seu Bolacha” – grupo Quatrocantos

Melhor Diretor – Judilson Dias – “O Circo do Seu Bolacha”

Melhor Ator – Paulinho Lima –  “O Circo do Seu Bolacha”

Melhor Atriz – Fay Píffero – “A Princesa e o Avarento” – Grupo Companhia de Humor

Melhor Ator Coadjuvante – Geraldo Maia – “A Princesa e o Avarento”

Melhor Atriz Coadjuvante – Eliene Albuquerque – “A Princesa e o Avarento”

Melhor Cenografia – Beto Vieira e Ana Celina – “O Circo do Seu Bolacha”

Melhor Figurino – “Ângela Felipe – “A Princesa e o Avarento”

Melhor Maquiagem – Ângela Felipe – “A Princesa e o Avarento”

Melhor Trilha Sonora (sonoplastia) – Lindemberg Farias – “O Mensageiro dos Sonhos”

Melhor Iluminação – Castelo Casado “O Circo do Seu Bolacha”

PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI: Aos acrobatas do espetáculo “O Circo do Seu Bolacha”, na categoria infantil e ainda para Jorge Negão pelo trabalho com o grupo Folia de Rua em “Encontro de Negros e Índios”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas