Água fria

Publicação: 2020-06-16 00:00:00
Itamar Ciríaco - itamar@tribunadonorte.com.br

Todos os olhos daqueles que fazem o futebol e dezenas de outras atividades econômicas no Rio Grande do Norte estavam voltados para o Decreto de Isolamento Social que tinha prazo de validade até amanhã e a palavra “flexibilização” parecia ser a mais esperada por muitos.

No entanto, esse termo depende de um número: leitos disponíveis nos hospitais potiguares. Ou seja, a taxa de ocupação precisa apresentar uma curva descendente. De acordo com conversas prévias, o número “mágico” é 70%. As vagas para UTIs precisam estar com disponibilidade de no mínimo 30%. Nas últimas atualizações esse número beirava 100%, o que inviabilizava o retorno de muitas atividades, entre elas o futebol. Justo por isso e muito pelo baixo isolamento visto nas ruas de cidades como Natal, tudo vai seguir na mesma ao menos até 24/6.

Água fria 1
Inserido na sociedade, o futebol não pode ser tratado como uma “ilha” em relação a questão do possível uso de leitos por jogadores, ou membros das comissões técnicas. No caso dos atletas, de acordo com informações dos próprios clubes, a  grande maioria não tem acesso aos planos de saúde, ou seja, caso adoeçam, serão tratados na rede pública, onde a situação de falta de leitos para casos graves é pior. 

Água fria 2
No entanto, em todos os lugares do mundo, onde processos de “flexibilização” foram implantados, existe uma teoria que se assemelha muito aos processos de licenciamento ambiental. Nestes casos, relativos ao meio ambiente, as atividades com menor potencial poluidor não carecem de estudos aprofundados e são liberados com menor burocracia, favorecendo o desenvolvimento e estimulando pequenos negócios. No caso dessa liberação relativa ao Covid-19, atividades com menor risco de contaminação são liberadas. No caso do futebol, sem público, com protocolos médicos rígidos, testes e isolamento das equipes, esse risco é reduzido.

Água fria 3
Além disso, com a notícia do possível pagamento, por parte da Confederação Brasileira de Futebol – CBF dos testes para os clubes participantes das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, o problema econômico que seria gerado com tal despesa fica sanado. Existe aí apenas uma lacuna em relação aos clubes nos Campeonatos Estaduais, que ainda estão por se encerrar. No entanto, como a própria CBF já declarou que espera que os certames dos estados sejam concluídos antes do início do Brasileirão, a entidade já deve ter um plano para resolver tal problema.

Surfe
Campeão mundial de surfe, o potiguar Italo Ferreira apresenta um lado inédito com a estreia de “Parque do Italo” no Canal OFF nesta quarta-feira, dia 17, às 21h30. Gravado antes da pandemia, o programa é o primeiro do surfista como protagonista no canal e mostra sua intimidade de uma forma nunca vista. Durante as férias em casa, em Baía Formosa (RN), Italo convocou os amigos para uma semana de muita curtição e desafios, como pegar onda com uma tampa de isopor da mesma forma que fazia na infância e organizar uma competição de surfe diferenciada, entre outros. Um verdadeiro parque de diversões para o campeão e seus amigos em quatro episódios. A produção é da Costa Blanca Films.

Esporte e desenvolvimento
Bons exemplos devem ser seguidos e copiados. Fica a dica para o Rio Grande do Norte. O governo espanhol, a LaLiga e a Confederação dos Empregadores e Indústrias da Espanha (CEOE) se uniram em uma tentativa de impulsionar e promover a Espanha como um destino seguro para o turismo e o esporte. Trata-se de uma campanha que terá visibilidade considerável, a nível nacional e internacional, nas 11 rodadas restantes da LaLiga Santander e LaLiga SmartBank. 

Esporte e desenvolvimento 1
A campanha "Esporte Seguro, Turismo Seguro", com a hashtag #SpainAwaitsYou (A Espanha te espera, em tradução livre), foi apresentada na última quarta-feira, 10 de junho, na sede da LaLiga, na presença de Isabel Oliver, Secretária de Estado do Turismo; Irene Lozano, presidente da CSD; Javier Tebas, presidente da LaLiga (foto); Antonio Garamendi, presidente da CEOE; Manuel Muñiz, Secretário de Estado da Espanha; e Faustino Blanco, secretário geral do Ministério da Saúde. A LaLiga está muito consciente da oportunidade e responsabilidade que possui como uma plataforma de entretenimento que atinge mais de 2,7 bilhões de pessoas em todo o mundo, razão pela qual apoiará totalmente essa iniciativa, cuja visibilidade será reforçada ainda mais por um logotipo especialmente criado.

Alemanha 
Nesta terça-feira, 16 de junho, a Bundesliga pode ter decisão antecipada em campo para o Bayern de Munique, que enfrenta o Werder Bremen pela 32ª rodada com transmissão ao vivo no Fox Sports às 15h30. O jogo pode definir o Bayern como campeão do torneio mesmo a duas rodadas do fim. Invicto, o líder chegou a 73 pontos após a vitória de 2 a 1 no último sábado sobre o Borussia M'Gladbach. Com essa classificação, o clube fica a três pontos do título. Isso porque o segundo colocado, Borussia Dortmund, acumula sete pontos a menos, 66. Com nove pontos ainda em jogo durante a competição, mesmo que o Borussia conseguisse atingi-los, o seu limite seria de 75 pontos. No caso de se consagrar campeão, o Gigante da Bavária conquistará seu 28º título da Bundesliga, sendo a oitava vez consecutiva.