terça-feira, 16 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

A guerra aos professores

- Publicidade -
Carlos de Souza

Estava lendo um artigo de Leandro Berguoci, na seção Nova Escola da Folha de São Paulo é fazendo uma reflexão para o futuro. Ele conta que o filho do presidente dos EUA, Donald Trump Jr. (eu nem sabia da existência de tal personagem) percorre o país atacando os professores.

“Continuem a luta e a levem para as escolas. Vocês não têm de ser doutrinados por esses professores perdedores que estão tentando vender a ideia de socialismo para vocês desde o berço. Vocês pensam por vocês mesmos. Eles, não”.

Prestem bem atenção no nível do discurso. Ele acha que existe um fantasma chamado socialismo que está sendo apresentado aos alunos americanos. A declaração do cara pegou tão mal que até a direita moderada americana ficou escandalizada. O sistema educacional americano é a base da sociedade e eles prezam muito isso. Nos EUA não é permitido crianças for da escola. Somente grupos religiosos radicais defendem o ensino em casa pelos pais, que ensinam só os conhecimentos bíblicos aos filhos.

Mas veja isso: O jornal Washington Post notou algo curioso na ofensa proferida pelo primeiro-filho. Ela parecia citação de manual. Em várias partes do mundo, a extrema-direita populista tem atacado educadores. Vá lendo nas entrelinhas e coloque no seu pensamento uma coisa chamada Escola Sem Partido. Fez isso? Obrigado.

Então veja o que zi o articulista da Folha: “As salas de aula incomodam qualquer governo preocupado em manter um pensamento homogêneo. Professores são sempre perseguidos em regimes que não admitem dissenso. Sei que o estudo de história anda meio fora de moda, já que muitas pessoas não querem ser incomodadas com fatos de verdade (infelizmente, há uma certa tendência em produzir passados alternativos em profusão). O ponto é que o estudo sistemático do passado clareia o pensamento. Mostra semelhanças e rupturas”.

Há uma tendência infantilizante em adultos da extrema direita em demonizar tudo o que se refere a socialismo, marxismo, comunismo. Mesmo que eles não saibam explicar muito bem esses conceitos. É como xingar o inimigo de “seu feio”.

Vamos ficar atentos a isso.

Enem
O Governo Federal vai criar uma comissão especial para fazer uma análise ideológica do banco de questões do Enem. O principal alvo será o expurgo de itens que abordem uma suposta “ideologia de gênero”, termo nunca usado por educadores. Uma portaria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, responsável pelo exame, será publicada nos próximos dias para criar a comissão. Servidores do próprio instituto temem que o pente-fino inviabilize outras abordagens, como visões críticas da ditadura militar, por exemplo.

 Previdência
A governadora Fátima Bezerra registrou ontem a compreensão diante da dificuldade em se estabelecer uma Reforma da Previdência em um país continental como o Brasil. Ao mesmo tempo reafirmou a necessidade de retirada da proposta referente ao benefício da prestação continuada no projeto do Governo Federal.
Social
O prefeito de Natal Álvaro Dias recebeu uma comissão de representantes dos food trucks que atuam em Ponta Negra, na Câmara Municipal de Natal, antes de ir ao plenário ler sua mensagem anual, na tarde de terça-feira. Ele se comprometeu com a comissão de ir ao Ministério Público do Rio Grande do Norte para rediscutir o assunto e ver a melhor decisão. A intenção é solicitar um novo prazo, com intuito de se discutir o problema dentro da revisão do Plano Diretor de Natal, que está em pauta este ano. Essa questão toca num ponto delicado que pode gerar um problema social grave. Muita gente depende daquele espaço para o seu sustento da família.
Tradução 
A UFRN abriu inscrições para a seleção de bolsistas de tradução em espanhol. carga horária da bolsa é de 20 horas semanais. O bolsista selecionado deverá optar entre dois horários: 8h às 12h ou 13h às 17h. O valor da bolsa é R$ 400 mensais. Os participantes receberão, ao final, um certificado de participação com indicação do período e da atividade realizada. Os candidatos devem encaminhar para o e-mail [email protected], até amanhã, dia 23 de fevereiro, o curriculum vitae, contendo sua experiência de estudos (sobretudo na área de estudos de língua espanhola), detalhamento da vida acadêmica e profissional.

Ciência 

Um novo estudo americano mostrou que eliminar células “velhas” do corpo pode melhorar o bem-estar e ajudar a combater problemas de saúde ligados ao envelhecimento. Nem todas as células danificadas morrem. Algumas permanecem nos nossos corpos como células senescentes, incapazes de se dividir, mas ainda capazes de produzir sinais químicos. Tais células podem desempenhar um papel importante na batalha contra o envelhecimento. “Acredita-se que essas células e as substâncias que elas produzem estão envolvidas no processo de envelhecimento”, disse o pesquisador de longevidade Nicolas Musi, da Universidade do Texas em Austin (EUA), ao portal MIT Technology Review. “A ideia é que remover essas células pode ser benéfico para promover o envelhecimento saudável e também prevenir doenças do envelhecimento”. 

Fenômeno
Alexandria Ocasio-Cortez é o fenômeno da nova esquerda em Washington. Congressista de 29 anos se transforma em um fenômeno de massas. Ela conseguiu colocar o socialismo no coração do debate político norte-americano. Em um país que ainda associa o termo socialismo às ditaduras comunistas, Ocasio se diz socialista democrata, da mesma forma que Bernie Sanders, e pede imposto de até 70% aos rendimentos superiores a 10 milhões de dólares.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

PERSE