“Há vagas”, mas o cenário ainda é ruim

Publicação: 2017-06-18 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Marcelo Filho
Repórter

A inauguração de novas lojas do ramo varejista em Natal deve, a partir do segundo semestre, significar novas vagas de emprego e ajudar a engrenagem econômica local a girar. E os shopping centers largam à frente desse processo. Os tapumes que já se tornaram paisagem cotidiana dos clientes, hoje anunciam as novidades que serão oferecidas em cada empreendimento. Isso representa, também, uma ponta de esperança às pessoas que buscam um emprego no Rio Grande do Norte, onde o número de desempregados atingiu 250 mil segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esperança, mas não recuperação, porém, do mercado. “O mercado de trabalho vai demorar a reagir", diz o economista e chefe do IBGE no RN, Aldemir Freire.

Entre as novas lojas que aportarão na capital potiguar nos próximos meses, está a Kalunga, considerada uma das maiores redes de papelaria e materiais de escritório do Brasil. A empresa considera que o momento é propício para executar investimentos em localidades onde não atuava. "Não focamos apenas o momento presente. Traçamos um plano de expansão há alguns anos e estamos realizando o planejado. O momento tem sido favorável para encontrarmos excelentes oportunidades de implantar novas lojas em importantes centros comerciais no Rio Grande do Norte", afirmou a empresa, através da assessoria de comunicação.

Shopping em Natal: Lojas com previsão de abertura no segundo semestre recebem currículos, mas ritmo de contratações é fraco
Shopping em Natal: Lojas com previsão de abertura no segundo semestre recebem currículos, mas ritmo de contratações é fraco

Serão duas novas unidades da rede uma no Midway Mall e outra no Natal Shopping, com a geração de 19 empregos diretos em cada unidade (além de outros indiretos), distribuídos em áreas como operador de caixa, assistente administrativo, auxiliar de loja, vendas e gerência de loja, cujo processo de seleção se encontra em andamento. Os salários variam entre R$ 1.200,00 e R$ 3.500,00, a depender da função. Os candidatos às vagas devem ter experiência em varejo, escolaridade mínima de 2º grau conforme o perfil da vaga, ou curso superior (para o cargo de gerência).

Natal Shopping
Somente no Natal Shopping está prevista, até o final de agosto, a incorporação de 13 novas lojas, além de uma unidade do Detran-RN. Duas delas já se encontram abertas, a loja de roupas de grife Tommy Hilfiger, e a revenda de equipamentos eletrônicos Dtech. Dentro de dois meses, devem estar em funcionamento outras 11 operações: Sonho dos Pés, Clara Mota, American News, Oxage, ITown, Mundo das Capas, Pablo Tatoo, Extrafarma (ampliação), Drogasil, Padaria Mercatto e Kalunga. A administração do shopping informou que recebe currículos de candidatos, e que os repassa aos lojistas conforme os perfis.

Praia Shopping
Segundo a gerência de marketing do Praia Shopping, deverão ser incorporados ao mix de lojas três novas operações até novembro. Em agosto, uma loja de roupas para o público infanto-juvenil será inaugurada e deve oferecer entre cinco e seis postos de trabalho. A abertura de um centro clínico, em novembro, irá resultar na contratação de 50 a 60 funcionários - distribuídos em atendimento ao público, auxiliares de limpeza, manutenção, médicos e técnicos de laboratório. Para o mesmo mês, uma academia erguida no último piso do edifício-garagem deve oferecer 30 vagas entre pessoal de apoio e profissionais especializados.

Os interessados podem deixar currículos na administração do Praia Shopping, que disponibiliza os perfis às administradoras das lojas conforme a preferência, ou, também, no próprio local onde as obras dos novos estabelecimentos são realizadas.

De acordo com a gerente de marketing do Praia Shopping, Danielle Leal, o primeiro semestre deste ano foi favorável no que tange à assinatura de contratos de operações dos espaços comerciais. "O ano começou com uma demanda maior de pessoas procurando oportunidades de empreender. Então, a gente acredita que isso se deve pelo mínimo de estabilidade, com as boas perspectivas na economia. Ainda não é um salto, mas a gente já sente um sinal de melhoria".

Outros contratos ainda estão em fase de negociação, segundo a gerente. Enquanto isso, as demais lojas do shopping procuram renovar a infraestrutura para melhorar o serviço e garantir o fluxo de consumo. "Isso é uma disposição do empresário em investir no negócio, com a perspectiva de um segundo semestre mais tranquilo na economia", diz Danielle.

Midway Mall
O Midway Mall demonstra otimismo com a chegada de novas empresas que apostam seus investimentos no empreendimento. Porém, o quantitativo de postos de trabalho gerados não foi divulgado pelo shopping, uma vez que cada loja tem sua política própria de contratação. Neste ano, o Midway recebeu a Academia Smart Fit e a Clínica do Shopping, além das lojas Artex e Loungerie. Para os próximos meses, serão incorporadas ao mix as redes Magazine Luiza (com inauguração em 22/06), Camicado (21/06), RiHappy Baby, Kalunga, Farmácias Pague Menos e Ortobom. "No geral são operações de sucesso e que, cada uma ao seu estilo, agrega bastante ao empreendimento", diz o Midway.

Os currículos podem ser encaminhados ao banco de currículos da Associação de Lojistas do Midway (ALOMID), que fica localizada na garagem G6. O lojista, de acordo com sua demanda, tem acesso ao banco de dados dos candidatos e a partir daí faz o próprio processo seletivo.

Partage Norte Shopping
O Partage Norte Shopping disse, em nota à reportagem, que está em processo de assinatura de contratos com novas lojas, que recebe currículos pelo site www.partagenatal.com.br e que os deixa à disposição das lojas, bem como também guarda para vagas administrativas.

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários