quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

A hora da canjica

- Publicidade -

Junho é o mês de celebração das raízes regionais, seja na música, na dança e na gastronomia. Nas mesas, o milho é sem dúvida ingrediente obrigatório, presente não só cozido e assado, como compondo muitas das deliciosas receitas típicas do período, cuja a canjica talvez seja a grande vedete.
A partir das 14h, lojas como Sônia e Milvia, Padaria Mangai, Zélia Doces, Prima e Nick Buffet já tem canjica no balcão, pronta para o consumo
A receita parece simples: milho ralado, açúcar, sal, leite de coco e manteiga. Mas para quem gosta dos ingrediente frescos, é preciso suar a camisa para preparar “aquela” canjica. Como tem gente que não quer ter trabalho, abrindo mão do famoso “faça você mesmo”, padarias, restaurantes, buffets e docerias enchem as prateleiras com o irresistível quitute. Para dar conta do aumento na demanda, essas lojas entram em regime de produção frenético. No entanto, muitos desses estabelecimentos mantém o jeitinho caseiro de fazer, o que permite aos clientes a oportunidade de saborear canjicas fresquinhas e, dependendo do horário, recém-saídas do fogão.

Uma das canjicas mais disputadas na cidade é a feita pelas irmãs Sônia e Mílvia. Há 40 anos elas seguem a mesma receita, aprendida com a mãe. Todo o processo é feito de modo artesanal, com o milho e o coco moídos à mão. São tantos anos de experiência que a produção elas fazem no olho, acrescentando os ingredientes e acompanhando a receita. Para quem já conhece a loja, o horário das 15h é sagrado, pois é quando as vitrines são abastecidas com as deliciosas iguarias fresquinhas.

Também usando uma receita antiga de família, passada de geração pra geração, a quituteria Zélia  Doces Caseiros, fundada em 1982, produz canjicas loucamente no mês de junho. Os ingredientes são selecionados, todos naturais. No fim da tarde é quando o movimento aumenta e chega a forma filas de clientes, muitos em busca especialmente de uma canjica caseira para levar para se deliciar em casa.

Outra das mais procuradas canjicas de Natal é a Nick Buffet. A procura é tão intensa em junho que a produção na cozinha não para, tanto para abastecer as vitrines como para atender os inúmeros pedidos de encomenda. Para aqueles clientes que buscam uma canjica fresquinha e quente, o melhor horário é às 15h, quando o movimento na loja já começa a aumentar.
Tradicional casa de comida regional da cidade, o Mangai aumenta a produção de pratos típicos em junho. A canjica, um dos quitutes mais procurados no restaurante, passa a ser disponibilizada no buffet em horário adiantado, a partir das 14h. Apesar da produção industrial, o restaurante conserva a feitura manual do alimento. Um hábito que já virou atração na casa é oferecer para os clientes o prazer de raspar a canjica ainda no tacho.

Canjica Funcional
Para aquelas pessoas adeptas de uma dieta mais saudável, mas que não renunciam os pratos típicos do período junino, no Prima Café o cliente pode encontrar a “canjica funcional” (R$3 a porção individual). Banqueteira das mais conhecidas na cidade, Renata Motta explica que para tornar funcional, a sua canjica é acrescida de biomassa de banana verde e, no lugar do açúcar refinado,  ela usa açúcar demerara – se o cliente tiver restrição de açúcar, também pode ser feito com adoçante. “Apesar das mudanças que fazemos na receita, o sabor de canjica é o mesmo”, garante.

A produção para a loja acontece duas vezes por semana, na maioria das vezes nas segundas e quintas. A Prima Café também produz outros pratos típicos funcionais, como bolo preto, bolo de milho e de macaxeira. Pedidos de encomenda, que podem ser feitos pelo telefone 2030-0882.

Sônia&Mívia
Rua Jaguarari, 1384, Barro Vermelho
Segunda à sábado, das 9h às 18h
Tel.: 3201-4912

Zélia Doces Caseiros
Rua Potengi, 580, Petrópolis
Segunda à sábado, das 9h às 19h
Tel.:3222-7314

Nick Buffet
Avenida Hermes da Fonseca, 954, Tirol
Segunda à sexta, das 9h às 19h30, e sábado, das 9h às 17h
Tel.: 3211-4058

Restaurante Mangai
Av. Amintas Barros, 3300, Lagoa Nova
Domingo à domingo, de 11h às 22h.
3206-3344

Prima Café
R. Apodi, 490, Tirol (em frente ao INSS)
Segunda a sexta, das 9h às 18h
Tel.: 2030-0882

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas