sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

A hora do adeus ao Rio de Janeiro

- Publicidade -

Um grande carnaval de rua toma conta da Cerimônia de Encerramento dos Jogos Rio 2016, hoje às 20h, no Maracanã. Um dos maiores blocos do Brasil, o Cordão da Bola Preta foi escalado para a festa, junto com sua madrinha, a atriz Leandra Leal. Carmen Miranda (1909-1955), que ficou famosa com marchinhas carnavalescas, será homenageada pela cantora potiguar Roberta Sá. Lenine é outro nome escalado para encerrar as duas semanas de Jogos Olímpicos – ele vai cantar uma música que presta homenagem aos voluntários.
A festa de encerramento terá muito espaço para a música com samba e uma apresentação da potiguar Roberta Sá relembrando a “imortal” Carmem Miranda
“A ideia é falar sobre a arte feita pelo povo. E no final, claro, tem que ter carnaval”, disse a diretora criativa e criadora Rosa Magalhães. “O hino do Rio de Janeiro é uma marchinha de carnaval da década de 30. Acho que nenhuma cidade do planeta tem uma coisa tão louca quanto um hino que é uma marchinha de carnaval. Então, é justo que isto seja o final.”

Rosa é atualmente carnavalesca da São Clemente e foi responsável pela Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007. Artista plástica, ela conquistou cinco títulos do carnaval trabalhando com a Imperatriz. “Vai ter um pouquinho de nudez, sim. Mas é uma nudez comedida.” 

Assim como aconteceu com o Rio em Londres 2012, a cidade de Tóquio vai fazer uma apresentação de oito minutos. O público verá uma mistura de tradições japonesas e surpresas tecnológicas. “Queremos mostrar não só às pessoas do Rio, e sim do mundo todo, como estamos animados para receber os Jogos em 2020”, disse Hidemasa Nakamura, diretor executivo de planejamento da apresentação.
O palco da cerimônia de encerramento, mais uma vez será o estádio Mário Filho - Maracanã
“Primeiro, queremos dar nosso ‘muito obrigado’ ao apoio que recebemos na época da tragédia que sofremos em 2011”, continuou Nakamura, sobre o tsunami que atingiu o país e deixou mais de 15 mil mortos. “Falaremos da tristeza, e o esporte virá como coração da festa para nossa recuperação e tudo de atraente que temos em Tóquio.”

A trilha sonora será feita pelo produtor musical Alê Siqueira. “Ele conseguiu juntar o melhor da música brasileira. E quando a trilha é boa, empolga muito”, disse Rosa.

O paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994) é lembrado num enorme jardim de dançarinos, com muitas bromélias e palmeiras.

Lena Santana, uma das coordenadoras de figurino, contou que as cores do jardim serão “precisas e fechadas”, enquanto as do carnaval serão brilhantes e prateadas.

“Tentamos usar os materiais do carnaval, só que muito mais elegantes e chiques. O acabamento é impressionante, você vai reconhecer a durabilidade das coisas”, disse Lena.

A vez das Paralimpíadas entrarem em campo
Terminados os Jogos Olímpicos, chega a hora dos Paralímpicos. Pela primeira vez na história, o Brasil terá atletas em ação nas 22 modalidades que compõem o programa de competições. Ao todo, serão 181 homens e 97 mulheres, total de 278 atletas. Sobre os ombros deste grupo, uma grande responsabilidade: levar o Brasil à quinta posição no quadro geral de medalhas.

Em Londres 2012, a delegação brasileira teve o melhor desempenho de sua história: sétima posição. Na ocasião, foram conquistadas 21 medalhas de ouro, 14 de prata e 8 de bronze, 43 no total. Muitos dos atletas que brilharam há quatro anos estão de volta.

“Será a maior e melhor delegação Paralímpica brasileira de todos os tempos. Estamos muito orgulhosos, pois também será a primeira vez que estaremos em 100% das modalidades que compõem o programa Paralímpico, também por sermos o país-sede. Estamos ansiosos para entrar na Vila dos Atletas com esta delegação”, disse o presidente do CPB e vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), Andrew Parsons.

Último dia tem medalhas em seis modalidades
O último dia de Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro também é oportunidade para conquistar medalhas. Luta Olímpica, Voleibol Masculino, Handebol, Boxe, Ciclismo Moutain Bike e Basquetebol Masculino tem finais hoje.

A final do voleibol está marcada para às 13h15, no ginásio Maracanãzinho. O handebol começa às 14h, na Arena do Futuro. A grande novidade da decisão é a presença da Itália que continua na caminhada pelo sonho de conquistar o ouro inédito. Donos da melhor campanha no Rio – somando fase de grupos e mata-mata – , os europeus nunca ganharam o ouro olímpico. O melhor resultado no vôlei masculino até agora foi a prata em Atenas 2004 e Atlanta 1996.

O basquetebol Masculino é a competição que “fecha” a Rio 2016. A Arena Carioca 1 recebe a decisão a partir das 15h45. A Seleção dos EUA é a grande atração. Mas, não conta com o craque LeBron James, que optou por não participar. “Toda vez que os assisto, queria estar lá”, confessou o bicampeão olímpico. “Não me aposentei da seleção norte-americana. Só não joguei desta vez. Então deixei a porta aberta.”, comentou deixando claro o desejo  de estar com a equipe nos Jogos de Tóquio.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas