Cookie Consent
Viver
“Humanidade” e arte juntas na Arena das Dunas
Publicado: 00:01:00 - 24/05/2022 Atualizado: 23:29:22 - 23/05/2022
Uma experiência de humanidade e arte, o espetáculo “Um outro olhar”, do grupo Teatro Cego, fará sua primeira apresentação em Natal nesta terça-feira, com sessões às 18h30 e 20h30, no auditório da Arena das Dunas. A temporada vai até quinta-feira (26), e oferece ao público uma forma inteiramente nova de vivenciar a dramaturgia: a peça é encenada completamente no escuro, e o público fica no palco juntamente com os atores, colocados dentro do cenário, acompanhando a trama através de outros sentidos. 

Divulgação
A peça conta com atores com deficiência visual e é realizada sob completa escuridão

A peça conta com atores com deficiência visual e é realizada sob completa escuridão


Durante o espetáculo, sons, vozes e cheiros chegam aos espectadores vindos sempre de locais diferentes, dando a sensação de que eles estão realmente inseridos no ambiente cênico. Ao abdicar da visão, o público compreende a trama através dos seus outros sentidos (olfato, paladar, tato e audição). A proposta é estabelecer uma linguagem inédita no teatro. A peça conta com atores com deficiência visual, que passam a ser peças de extrema importância quando o trabalho ocorre no completo escuro.

A peça conta a história de uma empregada doméstica e sua patroa que passam, ao mesmo tempo, por um tratamento de câncer. As duas encontram-se em momentos diferentes da doença, com a empregada praticamente curada e a patroa iniciando a quimioterapia. A relação dessas duas mulheres mostra as diferentes posturas e dificuldades que pessoas de classes sociais distantes têm diante desse desafio, ao mesmo tempo em que a compreensão das condições de cada uma, faz nascer uma amizade que se tornará a principal ferramenta de suas lutas.

Apesar do tema delicado, a trama se desenvolve com muita leveza, bom humor e sensibilidade, levando o espectador a uma reflexão que aprofunda a discussão sobre aspectos emocionais, sociais e comportamentais da doença. Por acontecer completamente no escuro, a peça se utiliza ainda mais da percepção do espectador, fazendo com que o tema proposto possa ser tratado com ainda mais sensibilidade e aprofundamento. 

O projeto é uma parceria do Teatro Cego com a ONG Cabelegria. Uma hora antes da primeira apresentação, o público será convidado a conhecer a tenda da Cabelegria, junto ao local da apresentação, e poderá doar cabelo para a confecção de perucas.  

Serviço:
“Um outro olhar”, do grupo Teatro Cego. De 24 a 26, na Arena das Dunas, às 18h30 e 20h30. Ingressos gratuitos, retirados uma hora antes de cada sessão.  

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte