quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

A intimidade de Lula no Chile

- Publicidade -

O livro “Viagens com o presidente” que revela a intimidade do presidente Lula já repercute no Chile. Foi assunto na primeira página  do jornal “El Mercúrio”, o mais influente daquele país. O livro, escrito pelos repórteres Eduardo Scolese e Leocencio Nossa revela,  entre outras coisas, o pensamento de Lula quando passa do terceiro uísque e aqui recebe o recheio dos mais saborosos palavrões da rica língua portuguesa.  O trecho do livro que agora repercute na imprensa chilena é aquela que se refere a uma conversa do presidente Lula, numa descontraída roda que se fez após um jantar na Embaixada do Brasil em Tóquio, em maio de 2005. Lula passava “em revista” alguns de seus colegas da América do Sul. Ontem aqui, transcrevi de um texto de Clovis Rossi, da Folha de S. Paulo, o que Lula disse do presidente da Argentina, o Nestor Kirchner: “”Tem horas, meus caros, que eu tenho vontade de mandar o Kirchner para a puta que o pariu”.

No blogue de Josias de Souza é dito que “El Mercúrio” transcreveu outras opiniões de Lula, a começar pelo o que ele pensa a respeito do Chile: “O Chile é uma merda. O Chile é uma piada. Eles fazem os acordos lá deles com os americanos. Querem mais é que a gente se foda por aqui. Eles estão cagando para nós”. Diz Josias que o jornal chileno destacou a frase em negrito.

Tem também a opinião de Lula sobre o seu colega do Uruguai, o Jorge Battle. Vejamos: “Aquele lá não é uruguaio porra nenhuma. Aquele lá foi criado nos Estados Unidos. É filhote dos americanos”.

O “El Mercúrio”, segundo Josias de Souza, reproduz ainda o diálogo que  Lula manteve com Fernando Henrique Cardoso, segundo está no livro de Scolese e Nossa, depois que recebeu a faixa presidencial:

– Fernando, como você faz para dar uma escapadinha?

– É impossível, Lula… impossível… Aqui tem ajudante-de-ordens para todos os lados.”

Comentário de Josias de Souza: “A notícia escalou a primeira página do jornal chileno. Isso ainda acaba em crise diplomática. Madame Bachalet deve estar horrorizada.”

TV não muda voto

Segundo publicou ontem a Folha de S. Paulo, estribada nos números da última pesquisa da Datafolha, a propaganda no horário eleitoral do TRE não muda o voto do eleitor: “Dos 43% dos votantes que assistiram aos programas na TV e têm um candidato, a maioria (37%) não mudou o voto. Apenas 6% dos eleitores dizem ter mudado o voto por causa do horário eleitoral”. A pesquisa foi feita no rastro da eleição presidencial.

Mais grana para a eleição

Estou lendo nos jornais lá de baixo, começando pelo O Globo: “Bolsa Família: gastos subiram 60% no primeiro mês de campanha. Isso foi em julho. As transferências para o programa, carro-chefe  da campanha de Lula para a reeleição passaram de R$ 598 milhões em junho para R$ 952 em julho”

O jornal acrescenta:

– No Nordeste, onde Lula chega a ter 70% de preferência eleitoral, os repasses cresceram 92,7% no período. Isso aconteceu porque o governo antecipou pagamentos do programa, fazendo com que cerca de 40% das famílias recebessem em julho o valor de duas mensalidades do benefício.

O poeta no museu

Quem anda por estas bandas daqui é o poeta Moacy Cirne, ainda de tenda armada no Rio de Janeiro, lá se vão décadas. Ontem era visto descendo a rua da Conceição, fundos da velha matriz e de Enélio Petrovich. Ia no rumo do Museu Café Filho, onde realmente entrou e de lá demorou sair, agora pegando a rua Coronel Cascudo, que  vai bater no finado Rio Grande dos filmes da adolescência e da primeira juventude de Moacy.  O que danado o poeta foi ver no Museu onde ninguém vai?

Garibaldi no Seridó 

A caravana da coligação Vontade Popular pega hoje os caminhos do Seridó. Garibaldi e  Rosalba estarão no meio da tarde em Currais Novos. Depois sobem e descem a Serra do Doutor no rumo de Santa Cruaz  do Inharé. A movimentação à noite toda é por lá.

Dos Procuradores

O Colégio Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e do Distrito Federal reúne-se em Natal a partir de segunda-feira que vem, dia 4, integrante da programação do 32º Congresso Nacional de Procuradores do Estado que começa aqui, domingo. Um dos temas da pauta é o nepotismo. Quer dizer: “O combate ao nepotismo”.

Setembro

Hoje já é setembro. Faltam trinta dias para as eleições gerais e quatro meses para o término do governoWilma de Faria.

A queda do PIB

Não se sabe por que o presidente Lula estufa tanto o peito e arrota tanta bazófia quando todos os números comprovam que o Brasil deixou de crescer e que a Economia empancou. São dados oficiais do IBGE anunciados ontem:

– O Produto Interno Bruto, que é a soma de todas as riquezas produzidas no país,  cresceu neste segundo trimestre apenas 0,5% em relação ao trimestre anterior. É o pior desempenho da nossa economia derna de julho a setembro do ano passado.

– Os números anunciados pelo IBGE mostram “uma forte desaceleração da economia, já que  no primeiro  trimestre houve um crescmento de 1,3% em igual comparação”.

O PIB do Brasil já é um dos mais baixos da América do Sul.

Escola Doméstica

Hoje, primeiro de setembro, é o Dia da ex-aluna da Escola Doméstica de Natal. Haverá um reencontro com almoço de confraternização no Centro de Convivência Clara Camarão da bonita escola do Tirol.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas