sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

A jovialidade aos 80 anos

- Publicidade -

FIGURA - Artista sambou e tocou gaita, para delírio da platéia

Nem só de juventude independente tatuada cantando na chuva em busca do concorrido lugar ao sol se faz um festival de rock. A grande surpresa da primeira noite do Mada expunha as rugas da vida no rosto e não estava nem aí para o aguaceiro que chegou a atrapalhar sua partipação no show dos conterrâneos Coletivo Rádio Cipó (PA).

Com uma harmônica de boca (espécie de gaita) em punho e um bocado de histórias na cachola, a presença de mestre Laurentino, 80 anos, no palco do Mada, já valia o ingresso de uma temporada do festival. 

A reportagem aproveitou a chuva que suspendeu por uma hora e meia o show da banda paraense para “pescar” um pouco dos causos dele. Compositor popular da periferia de Belém, mestre Laurentino é o autor da canção “Lourinha Americana”, sucesso na voz de Tom Zé, gravada também por Mundo Livre. Ele faz parte de uma geração de músicos resgatados pela cena musical recente do Pará juntamente com outros dois personagens da cultura popular da região: dona Onete e mestre Bereco. Para início de conversa, já foi logo elogiando a cidade. “Isso aqui é bonito para ‘c’! O Ceará não paga o que vocês tem aqui não”, disse.      

Mestre Laurentino conta que, embora tenha feito história pelas bandas do norte como representante da cultura popular, não tem frescura com estilo musical. “Comigo não tem isso não. Adoro rock e valsa. Gosto de tudo. Comigo é na bandalheira”, detonou.

A paixão pela harmônica (instrumento de sopro que ele não deixa que a chame de gaita) nasceu aos 7 anos idade não se sabe por influência de quem. Mas lhe rendeu uma coleção particular que já conta com oito instrumentos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas