sexta-feira, 3 de maio, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 3 de maio, 2024

A lição do Salgueiro

- Publicidade -

Se não tivesse acontecido a zebra monumental da Curuzu, provavelmente o torcedor abecedista estaria contando as horas para festejar o retorno à Série “B”. Em boa hora, os modestos jogadores do Salgueiro mostraram que futebol não se ganha de véspera. Antes do jogo da volta, Paysandu x Salgueiro o torcedor do Papão não admitia, nem de longe, perder a chance de ver sua equipe novamente na Segundona. Amigos residentes em Belém disseram que logo cedo houve o início da comemoração. Além de jogar por uma vitória simples, até o empate sem gol servia para o Paysandu. Pra completar a festa, coube ao Paysandu abrir o placar, mas logo veio o empate, e a virada pra 2×1 e 3×1. Nem reduzindo a diferença para 2×3, e o empate 3×3 serviam, pois no jogo de ida o Paysandu havia feito apenas um gol no Salgueiro. A vitória heróica do “Carcará do sertão” serve de advertência. Não se ganha jogo, de véspera. Leitor da coluna, residente em Belém – Francisco Carlos, diz que o Paysandu quis fazer a festa no seu estadinho, e se deu mal. Se fosse no Mangueirão, dificilmente o Paisão perderia.

Um recorde doloroso

Dez gols em  dois jogos seguidos, era o que faltava de ruim na história do América/RN no Campeonato Brasileiro, porque há um histórico de grandes vitórias: os 2×0 sobre o Cruzeiro, no Mineirão, 1×0 no Vasco em São Januário. Vitórias sobre o Sport e Náutico na Ilha e nos Aflitos, vitórias sobre todos os grandes paranaenses lá no Sul, sobre a Ponte Preta e Guarani, em campinas, vitória sobre o Flu  nas Laranjeiras, do Santos na Vila Belmiro, do Bahia e do Vitória em Salvador. É claro que restam alguns clubes ainda invictos, como os dois grandes gaúchos, São Paulo, Flamengo (no Rio), Corinthians (em SP).

Um recorde (2)

Em 1980, jogo do Brasileirão, o Vitória/Ba impôs um acachapante 8×1  na equipe rubra. Curiosamente, nos dois jogos anteriores o time americano havia empatado com o Atlético Mineiro e Guarani/SP, quando da goleada arrasadora. Na partida seguinte, no Machadão, América 0x0 Fluminense/RJ, evitando os primeiros 10 gols em duas partidas  seguidas, como agora em 2010. Em 1980, o zagueiro pelo lado direito do América era Joel Santana, na época ainda chamado de Joel Natalino. 

Recorde (3)

Em jogo pelo Campeonato Brasileiro, o recorde negativo em dois jogos seguidos é do Baraúnas/M, ao ser derrotado no Nogueirão pelo Cruzeiro (7×3) e, no jogo da volta, no Mineirão, Cruzeiro 5×0, totalizando 12 gols com um intervalo de sete  dias (11/05 e 18/05/2005. Em junho, já havia sido goleado pelo Sport Recife, por 5×0.

O insucesso

Alguns dias antes do anúncio de que a TV Brasil cederia as imagens do jogo Águia x ABC, para que a TV Universitária, a natalense TV União (por coincidência, também TVU) havia iniciado conversações com o ABC, para transmissão da partida Águia x ABC. Com a entrada em cena da TV Brasil, o assunto morreu.

O insucesso (2)

É evidente que a TV Universitária não teve culpa do fiasco, foi uma falha técnica, ainda comum nos dias atuais, com toda tecnologia. De qualquer maneira, o pessoal da TV União ficou um tanto “de peito lavado”,  embora lamentando a tremenda falta de sorte da nossa heróica TV-Universitária.

Site ignorou

Os coleguinhas que operam o site do Águia de Marabá encontraram uma forma de não mexer muito nos brios da sua torcida: simplesmente, deixaram o site, intacto. Do jeito como estava no dia do jogo contra o ABC, pelo menos até ontem ao meio dia estava intocado, inclusive ainda o anúncio da partida de sábado.

Garotada salvou

Quardadas as devidas proporções, a garotada do América salvou o fim de semana, evitando um liso completo. Em Goianinha, o time derrotou o Palmeira de Goianinha, por 1×0, gol de Norberto. pela Segundona da FNF e, domingo, no “JL”, o sub 15 bateu o Fluminense, por  2×0. Estava caminhando, domingo, pela Hermes da Fonseca, cheguei a assistir os últimos 20 minutos dessa partida.

Bola fora

Esta coluna tem soltado algumas farpas nas previsões às vezes absurdas do site Chance de Gol, parecendo até chutes. Exemplos: ao Águia Marabá eram dadas chances de vitória de 55%, contra 15.7% do ABC. No jogo da volta Paysandu x Salgueiro, outra bola que foi bater na bandeirinha de córner, ao atribuir ao Paysandu chance de vitória de 68.% contra 13.6% do Salgueiro.

ABC favoritíssimo

Está no site “Chance de gol”, que acaba de mudar radicalmente suas previsões. Agora, a possibilidade do ABC ganhar domingo é de 64.6%, e a do Águia de Marabá caiu para  8.1%. Interessante é que, uma vez se classificando, o ABC vai novamente cruzar os bigodes com o Salgueiro, mas aí já sem risco.

Mil megatons

Sem dúvida, uma bomba de alto teor explosivo, a entrevista de José Maria Guilherme ao blog de Pedro Neto, na TN Repercutiu barbaridade.

Cristalina – ABC E AMÉRICA

Lançado ontem no América FC, o Projeto Cristalino reúne hoje também dirigentes do ABC e Grupo Cristalina  no “Sal e Brasa”, para um almoço. Alguns setores da imprensa estarão presentes. Daremos mais detalhes, amanhã.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas