sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

A Live do Turismo do RN

- Publicidade -
Antonio Roberto Rocha 
Depois da sub-secretária de Políticas e Gestão Turística do Rio Grande do Norte, Solange Portela, na semana passada, e da secretária de Turismo de Tibau do Sul/Pipa, Beth Bauchwitiz, na quarta-feira desta semana, a Live da Femptur anuncia para a próxima segunda-feira, às 17h, um bate-papo com a consultora e ex-presidente da Embratur Jeanine Pires, atualmente diretora da Pires Inteligência em Destinos e Eventos. A Live da Femptur é transmitida no instagram do Fórum de Turismo do RN (@forumdeturismorn). 
Vale lembrar que os dois eventos – Femptur e Fórum – se realizam paralelamente. A Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) vai para a sua sexta edição, enquanto o Fórum vai emplacar a décima-primeira realização anual consecutiva. Inicialmente marcados para 3 e 4 de abril, os dois eventos foram adiados para 21 e 22 de agosto. O local não teve alteração: Centro de Convenções de Natal.
Tap retorna em julho para Natal
Natal será o último destino a voltar a ser atendido pela Tap Portugal. A previsão é 4 de julho. Até mesmo Maceió, que estreará na malha, terá voos antes da capital potiguar, em junho. A notícia, porém, é animadora para todos os destinos, já que a Tap´é a principal ligação de Natal (e do Nordeste) com a Europa. 
Quatro cidades deverão ter seus voos de volta nos dias 21 e 22 de maio, segundo informa a Tap: São Paulo/GRU, Rio de Janeiro/GIG, Belo Horizonte e Recife. Outras capitais que recebem as operações da companhia portuguesa, como Belém, Fortaleza, Maceió (novidade), Salvador e Brasília, terão suas frequências regulares retomadas a partir de junho. 
As aeronaves, ainda de acordo com a Tap, serão o Airbus 330-900neo nos voos para Belo Horizonte, Brasília, Recife, Fortaleza, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. Já o A321neo, com configuração bem meno (176 passageiros), atenderá Belém, Maceió e Natal.
Confira a malha no quadro abaixo. Todos os voos saem e retornam para Lisboa.
VOOS
São Paulo/GRU a partir de 21 de maio (dois voos semanais; diário em 1° de junho; 10 voos em 1° de julho);
Rio de Janeiro/GIG a partir de 21 de maio (um voo semanal; três em 2 de junho; cinco em 1° de julho);
Recife a partir de 21 de maio (um voo semanal; três em 1° de junho; quatro em 3 de julho);
Belo Horizonte a partir de 22 de maio (um voo semanal; dois em 1° de junho; três em 2° de julho);
Brasília a partir de 2 de junho (dois voos semanais; três a partir de 1° de julho);
Salvador a partir de 4 de junho (dois voos semanais; três a partir de 1° de julho);
Belém a partir de 4 de junho (dois voos semanais);
Fortaleza a partir de 5 de junho (dois voos semanais; três a partir de 1° de julho);
Maceió a partir de 26 de junho (dois voos semanais);
Natal a partir de 4 de julho (dois voos semanais).
Air Europa também volta em julho 
Outra boa notícia que vem de empresa aérea européia: a A Air Europa deve retomar suas operações para as Américas a partir de julho. A empresa voava para Salvador, Recife e Fortaleza, além de São Paulo. O cenário, segundo informa a aérea, considera as restrições impostas por diversos países da região e também as expectativas de liberação da União Europeia para voos intercontinentais. A previsão foi divulgada pelo CEO da empresa para as Américas, Diego García. 
O Governo da Espanha já anunciou que voos domésticos serão permitidos a partir de 22 de junho. Na próxima quinta-feira (13) a União Europeia definirá, em Bruxelas, como e quando as operações intereuropéias e intercontinentais serão restauradas. 
Nas Américas, o Brasil deverá receber os voos da Air Europa em julho; o Peru permitiria, em princípio, voos internacionais também em julho; a Argentina, por sua vez, já anunciou que os voos não serão habilitados até 1º de setembro; o Panamá planeja reabrir seu aeroporto em 30 de junho; e nos Estados Unidos as liberações devem variar de acordo com o estado.
O CEO da Air Europa para as Américas revelou que a Air Europa está implementando protocolos rígidos de segurança nos 3% das operações que a empresa mantém atualmente na Espanha por razões humanitárias e conectividade indispensável, mas que são as mesmas que serão aplicadas em todo o país na rede global da empresa.
Hotéis e parques reabrem em Gramado
Gramado (RS) já permite – com restrições – a reabertura da hotelaria, parques de turismo e museus. A norma, obviamente, determina uma série de restrições e exigências para o funcionamento destes serviços. 
O decreto, assinado na quarta-feira passada, ratifica o uso obrigatório de máscaras de proteção facial de todas as pessoas que ingressarem em espaços públicos e também no comércio situado no território municipal. 
No ramo hoteleiro (hotéis, motéis e pousadas) está respeitada a capacidade máxima de até 50% das unidades de habitação disponíveis. O decreto proíbe ainda a oferta do serviço de café da manhã no sistema de bufê na hotelaria. Terá que ser servido no quarto ou no sistema à la carte no salão.
Nos parques também estão permitidas atividades com até 50% da capacidade de lotação. O distanciamento interpessoal deverá ser de dois metros e para ingresso do público aos estabelecimentos deverão ser organizadas filas com separação mínima de 1,5 metro entre uma pessoa e outra.
Gramado terá um segundo semestre de muitos eventos, como Festival de Cinema, Fórum de Estudos Turísticos, Festival de Gastronomia, Gramado Summit, Festuris e Natal Luz, entre outros. Na área de eventos profissionais, o Convention Bureau está trabalhando no remanejamento de 37 eventos.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas