quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

A luz de Hare para todos

- Publicidade -

“Luz para todos”. Nessa época do ano, essa expressão faz parte da atmosfera natalina que se espalha pelo ocidente. Mas, em Natal, mais precisamente no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, ela terá também outra função: dar nome à exposição do artista plástico, Antonio Hare, falecido em 11 de setembro passado, e que completaria 52 anos exatamente hoje (12). Ele estava trabalhando nessa exposição que fazia parte do seu conceito de arte, o “Sustentarte”, em que ele compunha as obras transformando lixo em arte, com a intenção de provocar reflexões sobre o consumo exagerado e a cultura do descarte. A abertura da Exposição “Sustentarte – Luz Para Todos” será hoje, a partir das 18h, no Salão Nobre e terá curta temporada, ficando à disposição do público visitante até próxima sexta-feira (15), em horário comercial.

Luz para Todos foi finalizada com a colaboração de artistas

Luz para Todos foi finalizada com a colaboração de artistas

A morte repentina não permitiu que Hare concluísse a mostra então, a esposa Rachel Dantas, mais um grupo de amigos, artistas e colaboradores, resolveram prestar essa homenagem a ele. Dentre os amigos convidados para tornar essa exposição possível, está o artista plástico Luiz Menezes, responsável por fazer intervenções em quatro obras que estavam inacabadas ou precisavam de restauração, entre as quais, a obra “Trabalhador”, representada por uma cruz e uma das mais significativas dessa mostra. Foi Luiz quem coordenou a montagem e fez supervisão final do acabamento e pintura. E informa isso com profundo orgulho e emoção.

Para Luiz, que é pintor, ceramista e arte educador na Prefeitura de Natal, a relação com Hare era estreita desde que eles se conheceram nos bancos do curso de Arte da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), há cerca de dez anos. “A gente se tornou muito amigo (na faculdade). Fazíamos parte de uma turma que depois da aula saía para conversar e tomar uma cervejinha. Juntos, fizemos parte do grupo da Ana Antunes (ceramista). Chegamos a ser monitores das aulas dela”, relembra Menezes, revelando que Hare possuía características muito nobres de desprendimento e compromisso com o que fazia. Quando o amigo que hoje restaurou parte das peças em exposição se tornou professor substituto no DEART, Hare se dispunha a ser monitor voluntário na parte de cerâmica, já que só se formou um ano depois de Menezes. “Ele era uma pessoa incrível”.

Antonio Hare era natalense, nascido em 12 de dezembro de 1965. Estava cursando Engenharia, mas já era formado em Aquacultura, Artes Visuais e também tinha pós-graduação em arte educação. Na exposição “Luz para todos”- sua terceira individual – Hare faz alusão a chegada da luz elétrica em várias comunidades nordestinas e renova a crença que sempre manteve na possibilidade de transformação das coisas, das pessoas e da realidade ao seu entorno. A mostra reúne 59 esculturas que se dividem entre peças utilitárias e decorativas, com destaque para luminárias produzidas com material reaproveitado.

Luiz Menezes está atualmente trabalhando com uma série de “retratos” em cerâmica; oferece cursos de cerâmica nas quintas e sábados em seu ateliê, em Ponta Negra e dá aula na Secretaria de Educação do Município, e é arte-educador no CAPS da Saúde do Município. Costuma brincar que realmente quando decidiu deixar a primeira formação de lado, Administração, decidiu literalmente “viver da sua arte”.

Serviço
Luz para todos – artes visuais

Local: Salão Nobre da Assembleia Legislativa do RN. Abertura: terça-feira, 18h. Encerramento: 15/12

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas