Álvaro Dias oficializa candidatura e anuncia escolha de vice

Publicação: 2020-08-28 00:00:00
O atual prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), oficializou a pré-candidatura à reeleição. Álvaro Dias também anunciou o nome da candidata a vice-prefeita: Aíla Ramalho Cortez, advogada e com passagens por cargos de chefia na gestão do município. O anúncio foi feito na na tarde de ontem, em uma coletiva de imprensa, na sede do PSDB, em Natal. 

Créditos: Alex RégisÁlvaro Dias afirmou que um dos objetivos da chapa é consolidar o apoio do PDTÁlvaro Dias afirmou que um dos objetivos da chapa é consolidar o apoio do PDT


A escolha do nome de Aíla Cortez é fruto de uma parceria entre o Partido Democrático Trabalhista (PDT), presidido, no RN, pelo ex-prefeito Carlos Eduardo Alves. Após conversas e reuniões com a cúpula do partido, o nome de Aíla foi o escolhido. 

O prefeito Álvaro Dias citou ainda o andamento dos projetos da atual gestão como outro balizador para a decisão de tentar a reeleição. 
Ele afirmou que um dos objetivos da chapa é consolidar o apoio do PDT, com nove vereadores na Câmara Municipal, para tentar a reeleição.  

“Resolvemos ser candidatos a reeleição e começamos a discutir com os partidos que nos dão sustentação na Câmara Municipal. Mas tendo em vista que o maior partido que possui nove vereadores é o PDT, o qual faz parte o ex-prefeito Carlos Eduardo, por tudo isso, entendemos que era o partido que deveria indicar o vice”, disse. “E pelo meu desejo de ter uma mulher para fazer valer as lutas femininas e o reconhecimento que temos pela importância disso tudo para sociedade, escolhemos o nome de Aíla Cortez, advogada militante”, disse.

O ex-prefeito de Natal e atual presidente do PDT-RN, Carlos Eduardo, disse que o partido decidiu por maioria na composição da chapa Álvaro Dias e Aíla Cortez. Ele comenta que irá apoiar a chapa em busca da reeleição do atual prefeito.

“Quero dizer que essa escolha, nós discutimos internamente dentro do partido, tivemos várias reuniões, muitas vezes com o presidente da Câmara, Paulinho Freire, e depois a participação dos vereadores, quando da candidatura Aíla Cortez, que foi discutida e chegamos a esse processo de escolha para indicar ao prefeito Álvaro Dias. Quero dizer que estou satisfeito, porque tenho meus compromissos com a cidade de Natal”, disse.

Esta será a primeira vez que a Aíla Ramalho Cortez, advogada de formação, concorrerá a um cargo eletivo. Ela já esteve a frente de secretarias, tanto na gestão de Álvaro Dias, quanto na gestão de Carlos Eduardo. Aíla Cortez chefiou o Procon Natal e também a Secretaria Municipal de Tributação (Semut).

“É muito gratificante, muita responsabilidade, mas é importante, porque a mulher precisa fazer parte da política, ocupar espaços, e nós estamos aqui para isso, para que tenhamos essa representatividade, para que possamos desenvolver mais ações voltadas para a mulher, para a família, então a proposta e o principal motivo seria esse. É uma grande honra poder estar com o nome à disposição da candidatura com o prefeito Álvaro Dias concorrendo em 2020", disse.

Álvaro Dias disse ainda que teve dúvidas “durante muito tempo” com relação a candidatura, alegando divergências familiares, resistência, entre outras questões, uma vez que a política “exige muito do chefe do executivo municipal”. 

“Entendendo que temos projetos muito importantes em desenvolvimento, em andamento em Natal, precisamos dar continuidade a todos eles”, comentou, citando projetos como a engorda da praia de Ponta Negra, o novo Hospital Municipal de Natal e o terminal Turístico da Redinha, além do projeto de urbanização do bairro do Planalto. 

Álvaro Dias está a frente da Prefeitura de Natal desde o dia 10 de abril de 2018, quando o então prefeito Carlos Eduardo deixou o comando do Executivo para a disputa eleitoral visando o Governo do RN. No início da gestão, Dias pertencia ao MDB há 20 anos, período em que foi deputado estadual e federal. Ele deixou o partido para se filiar ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), em 2020.

Bate-papo: Álvaro Dias / Prefeito de Natal
Como será a condução da campanha neste ano eleitoral, uma vez que vivemos a questão da pandemia e as recomendações para não aglomerações de pessoas?
Temos de saber que, nesta eleição, os mecanismos de internet, televisão, que nos permitem chegar às casas, aos lares das pessoas, sem a presença física, serão todos eles muito importantes. Vamos ver, estruturar, pensar, discutir, com a coordenação da campanha, com nossa assessoria jurídica, as formas que podemos ter de estar perto do povo sem ter o contato físico, fazendo lives, utilizando internet, redes sociais, televisão, rádio, tudo que for permitido e que nos possibilite, nesse contexto, conversar com o povo sem a presença física, para preservar a nossa saúde, da população, ver então de que maneira podemos fazer isso da melhor forma. 

O RN possui, neste momento, dois ministros em cargos do Governo Federal. Pretende ir à Brasília buscar contato com Rogério Marinho e Fábio Faria para afinar esse contato visando a reeleição?
Claro, pelo fato de já estarmos no cargo, já temos contado com o apoio do ministro Fábio Faria, do ministro Rogério Marinho, são dois aqui do RN, que têm, em várias oportunidades, nos ajudado na liberação de recursos, apressar a tramitação de projetos, e com certeza, eles indo continuar lá, como vão continuar, vão nos ajudar e muito a administrar a cidade de Natal. Já tem feito isso e claro, vão dar continuidade. É muito importante para o nosso sucesso como administrador e como prefeito da cidade de Natal.

Vê algum nome que possa polarizar a disputa à prefeitura de Natal? Como avalia o cenário político neste momento?
Não tenho nenhuma preocupação com quem vai disputar. Cada um tem o direito legítimo, qualquer eleitor, qualquer pessoa filiada pode pleitear e deixar aflorar o desejo de administrar a cidade. Quaisquer que sejam os candidatos, espero que apresentem suas propostas, mantenham um bom nível para que a população possa escolher o melhor caminho para a nossa cidade.