quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

A Magia do Sorriso

- Publicidade -
Diogenes da Cunha Lima  [ Escritor, advogado e presidente da ANL ] 

O sorriso mais bonito é o das mulheres. Até as feias quando sorriem adquirem uma beleza diferente, um charme especial. É tão íntimo delas que as japonesas, por vezes, escondem os lábios com o leque. Tem razão Bob Marley: “A curva mais linda de uma mulher é o sorriso”.

A Tailândia é conhecida como o país do sorriso graças à natural expressão facial de suas belas mulheres. De outro lado, os chineses riem por qualquer razão ou até mesmo sem razão aparente. Por isso mesmo, surgiu a expressão sorriso amarelo.

Conformando o rosto, o sorriso é sinal de bem-estar. Quase sempre, revela íntima alegria e a alegria é a irmã mais moça da felicidade, conta-nos Álvaro Moreyra.

Um dos efeitos colaterais nocivos do coronavírus é desestimular ou esconder o sorriso. A máscara sanitária impede a visão que sugere saúde física e mental. Damos graças a Deus pelo privilégio de sermos os únicos animais que riem verdadeiramente.

Em um encontro inaugural, o sorriso é uma promessa agradável, faz pressentir a importância do que há de vir.

Infelizmente, há sorrisos enganadores, falsos, fraudulentos, de sarcasmo, desdém, de ironia maldosa. Os olhos também sabem rir e, nesses casos, servem para identificar o lado positivo ou negativo do portador.

O sorriso é fabricante de amigos. Existem amizades sisudas, entretanto, de surpresa, um sorriso tira a sisudez da face.

Imprescindível à vida, é preciso cultivar o sorriso. Se você não tiver para quem exibi-lo, sorria diante do espelho. Os lábios convencê-lo-ão da vantagem de sorrir. Charlie Chaplin, que faz rir a humanidade, sofreu a amargura de ser expulso dos Estados Unidos. Na Inglaterra, afirmou: “Eu tenho muitos problemas na vida, mas meus lábios não sabem. Sorriem sempre”. 

É importante saber sorrir não apenas com os lábios, mas também com o corpo e a alma, com todo nosso ser. Assim, pode-se sorrir com seriedade.
João Maria, há muitos anos, é colaborador do nosso Escritório de Advocacia. Estava com dentição incompleta. Sua mulher, Deusa, entristecida. Mandei fazer uma faixa com letreiro que foi colocada no estacionamento: “Sorria, João te ama!”. Fernando Lira devolveu-lhe a integridade oral. Para a “inauguração” foi programada festa em Cotovelo. Tásia, a secretária, elaborou a lista de presentes. De tênis à boné, passando por óculos ray-ban, cordão de ouro e vestidos para a sua deusa. Dois cantadores louvaram as virtudes reconhecíveis de João Maria que exibiu um sorriso renovado, inexplicável.

Mona Lisa, a obra-mestra de Leonardo da Vinci no Louvre, tem o sorriso mais visitado do mundo. É mágico, enigmático, tímido e sedutor. Imagino que artista conseguiria captar a enigmática sutileza no sorriso de João…

Vivemos um tempo de insegurança, quase sem direito à esperança. Mas este tempo vai passar. É hora de vacinar o nosso espírito contra a depressão e buscar abrigo no melhor sorriso.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas