quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

A meia por INTEIRO

- Publicidade -

Uma nova prova de rua, com percurso novo, estrutura inédita e qualidade internacional. Essa será a Meia Maratona do Sol. A prova será realizada no próximo sábado, dia 1º de novembro, às 16 horas. A corrida foi idealizada a partir de uma parceria da TRIBUNA DO NORTE com a Hora de Correr e Fábrica de Esportes e Eventos.
Walter Molina, Freire Neto, Nivaldo Pereira e Gabriel Negreiros compõem o staff da Meia do Sol
A Meia Maratona do Sol terá um percurso diferenciado em relação às demais provas de rua da capital potiguar. Com uma demanda crescente de pessoas praticando o esporte em Natal a expectativa é para que com o passar dos anos o evento se torne um dos principais do calendário esportivo nacional. “É uma prova nova, um evento novo”, enfatiza Nivaldo Pereira, organizador da prova. Como diferencial, a meia maratona terá como ponto de partida e chegada a Arena das Dunas. “A ideia foi inovar com a Arena das Dunas. É um espaço grande, a gente tem condições de montar toda a estrutura necessária para a prova, atendendo a todos da forma mais carinhosa e profissional possível, assegurando conforto, segurança e bem estar aos participantes e torcedores”, diz.

Os corredores disputarão a prova nas distâncias de 5km, 10km e 21km, divididos nas categorias por idade, além da categoria geral.

#SAIBAMAIS#Segundo o organizador, somente com a chegada dessa prova, a cidade de Natal, que já foi eleita a capital mais sedentária do país, terá uma meia maratona de alto nível. Para Nivaldo, isso é importante para colocar o Rio Grande do Norte no mesmo patamar de outros estados no que diz respeito a provas de rua. “O objetivo [ao promover a Meia Maratona do Sol] é trazer lazer, qualidade de vida e proporcionar uma prova de alto nível para a cidade. Todas as grandes cidades do Nordeste têm uma meia maratona. Natal estava precisando de uma prova de nível e agora vai ter”, aposta.

Nivaldo comenta ainda sobre as facilidades no acesso ao esporte da corrida de rua. A própria prática diária do esporte não demanda a compra de equipamentos especiais de alto valor ou dependência de qualquer estrutura específica. “A corrida é um esporte muito fácil de ser praticado. Você pega um tênis no horário que tem livre e sai. Você não depende de ninguém, não tem que ter academia aberta, sozinho você pode sair e fazer seu treino. Todo mundo está vendo que é fácil, é prazeroso. Existe também a questão do turismo, que você conhece uma cidade correndo. Tudo isso ajuda bastante”, descreve.

Percurso evita problemas nas vias
A escolha do percurso favorece não apenas aos competidores devido ao fato de conter poucos trechos com ladeiras. A decisão pelo traçado da Meia Maratona do Sol levou em consideração o fato de que as vias não podem ficar interditadas por longos períodos de tempo causando transtornos para a mobilidade urbana de Natal.

Os atletas vão largar da Arena das Dunas e seguir pela marginal da BR-101, acessando o campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pela avenida Passeio dos Girassóis, seguindo até a avenida Dr. Solon de Miranda Galvão até chegar na avenida Engenheiro Roberto Freire, pelo anel viário da universidade e seguindo até o início da Via Costeira, quando retorna ao estádio, no bairro de Lagoa Nova.

Os pequenos bloqueios serão realizados num período de três horas, duração aproximada da maratona. Ele explica também que as mudanças serão apenas parciais, não havendo bloqueio total das vias. “Você demora um pouco mais no seu trajeto, mas vai ficar livre para passar em todos os lugares. Estamos informando desde cedo o percurso para que quando chegue o dia 1º de novembro todo mundo já saiba os locais e horários que estarão interditados para a prova”, adianta.

No trecho que compreende a BR-101, apenas a marginal terá o trânsito fechado durante a prova entre a Arena das Dunas e o túnel que dá acesso ao campus. Nos demais trechos do traçado apenas uma das pistas será fechada, com o trânsito fluindo normalmente na faixa contrária, em mão dupla. “A gente procurou facilitar a questão do trânsito. O primeiro ponto que a gente pensa é atrapalhar o mínimo possível a população”, afirma Nivaldo.

A Hora de Correr tomou providências junto às autoridades de trânsito e segurança para que tanto os participantes como a população em geral tenham garantidos o seu direito de ir e vir, com tranquilidade e segurança.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas