sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

A ”menina dos olhos” do reitor

- Publicidade -

Alcyr Veras
Economista e professor universitário

Durante seu reitorado, Diógenes da Cunha Lima convidou-me para o cargo de Superintendente da FUNPEC – Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura, que contava, na época, apenas com cinco pessoas: 2 técnicos e 3 funcionários administrativos. Ocupava duas pequenas salas no pavimento superior da Biblioteca Central da UFRN ??  parte do espaço físico onde, anteriormente, havia sido o gabinete do Reitor.

Encontrava-me, pois, diante de um grande e arrojado desafio! Idealista por convicção e desejando imprimir um caráter inovador em sua gestão universitária, Diógenes cria o Projeto Rio Grande do Norte, daí em diante informalmente chamado de “menina dos olhos” do Reitor. Na verdade, o Projeto Rio Grande do Norte era um conjunto integrado de pesquisas e estudos sobre as potencialidades socioculturais e econômicas do nosso Estado.  Estava dividido em três grandes eixos: o das Ciências Humanas e Sociais (políticas públicas); o Estudo sobre as Secas (semi-árido); e o Tecnológico (industrial e agropecuário).

O Projeto Rio Grande do Norte tinha como objetivo fundamental identificar, técnica e cientificamente, essas potencialidades para torna-las viáveis aos agentes operadores do desenvolvimento econômico e social da região (o governo e a iniciativa privada). Mas, estava bem  claro que não cabia à Universidade o papel de substituir esses agentes operadores, quanto à execução, posto que a missão essencial da Universidade é educar, produzir conhecimentos  e contribuir para o desenvolvimento integral da sociedade.

Eu disse que se tratava de um grande desafio para mim, e o era realmente. Em primeiro lugar, eu precisava conseguir recursos para “tocar” o assim denominado Projetão, que tinha como principal consultor o grande e respeitado geógrafo pernambucano, professor Manoel Correia de Andrade, autor de vários livros e reconhecido em outros países. Precisava também de gente: pesquisadores e técnicos qualificados.

Havia, porém, um Consultor, de nacionalidade belga, sociólogo, cujo nome não me lembro no momento, que passava mais tempo admirando e contemplando a natureza e a paisagem do semi-árido nordestino (que para ele eram coisas exóticas) do que orientando a metodologia das pesquisas.

Como um “caixeiro viajante”, a maleta cheia de sub-projetos, tendo o otimismo e a coragem como aliados, viajei rumo à Brasília. Perambulei pelos corredores do CNPq, junto aos Comitês de Pesquisas, tentando “vender meu peixe”.   De lá, fui à FINEP no Rio de Janeiro. Estive também na SUDENE, em Recife. De volta à Natal, após o périplo, percebi que a UFRN tinha de obter credibilidade científica para ser reconhecida e aceita por aqueles organismos.

Não desisti: adotei como companheiros a paciência, a perseverança, e os versos do cantor e compositor Raul Seixas: “tente outra vez . . . ”.

Aos poucos, fomos enviando projetos de pesquisas para todos aqueles Agentes de financiamentos. Os frutos foram amadurecendo e os recursos financeiros começaram a chegar.

Fato inusitado: certo dia, um motorista perguntou-me se pesquisadores que eventualmente lhe mandavam parar o veículo na margem da estrada ?? para recolher espécimens de animais peçonhentos ?? se aquilo era mesmo pesquisa ou era brincadeira ?

Ao final de seu mandato, deixei a FUNPEC com 26 técnicos e funcionários, além de diversos pesquisadores dos Centros Acadêmicos da UFRN e cerca de 30 projetos de pesquisas em andamento.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas