sexta-feira, 26 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

A moda olha para o regional

- Publicidade -

Augusto Bezerril *
Consultor de Estilo, para a TN

Depois de se debater sobre o fim do fast fashion (moda rápida) e low fashion (produtos basicamente manufaturados e caros), a indústria da moda busca novas vertentes. As grifes do Minas Trend, assim como as principais de moda do mundo buscam um consumidor autoral, com olhar para o regional e universo em volta. Dirigido por Roberta Marzolla, styling de Paulo Martinez, beleza de Ricardos Anjos e participação da Orquestra de Câmara e Cia de Dança Sesi Minas, o desfile de abertura do Minas Trend, realizado na noite de segunda (16/04), foi bem representativo do tema da edição “Nosso Lugar Somos Nós”, escolhido por Pedro Lazaro – diretor artístico do Minas Trend. Partindo da estética do Sertão Mineiro, o que tem muito de Guimarães Rosa, e da obra da artista Liliane Dardot, os looks apresentados na passarela tiveram tons terrosos misturados a metalizados, tons neutros e variações condimentadas de verde couve, páprica e açafrão , criando uma transposição, numa referência ao Rio São Francisco que serve de ligação entre Minas e Nordeste, entre as sobreposições, elementos do sportwear (tal tênis usados com vestido de festa), alfaiataria e, claro, muito trabalho manual para estética proposta ao tema da edição. O que se revela também na instalação, de autoria de Liliane Dardot logo no foyer do Expominas.

Afetividade e referências ao sertão mineiro e suas fronteiras são tendência no primeiro dia de desfiles da semana de moda Minas Trend

Afetividade e referências ao sertão mineiro e suas fronteiras são
tendência no primeiro dia de desfiles da semana de moda Minas Trend

Pedro Lazaro destacou, em entrevista exclusiva para TRIBUNA DO NORTE, sobre a importância de voltar às origens, refletir sobre sustentabilidade (não como um alerta) e principalmente sinalizar para quem acompanha, gosta e faz moda sobre a importância da afetividade. Estamos falando de uma moda voltada para vida real, com forte teor de sentimento e lembranças. A designer potiguar Palone Leão – presente à festa – acerta por apresentar na coleção Atelier Palone Design o afetivo da relação entre mãe e filha no trabalho em joias. Ione Leão – mãe de Palone – é conhecida com ourives. 

Filha da sacerdotisa do estilo Costanza Pascolato, a consultora de moda e blogueira Consuelo Blocker revelou o cuidado de incluir na pauta do blog que leva o nome dela “certas imperfeições” e afetividade. “Tudo que você vê aqui é seja você mesmo“, revela Pedro Lazaro.

Integrantes do projeto Natal Pensando Moda do Sebrae/RN, as grifes SD por Sheila Morais, Dominiques e Palone Design representam o Rio Grande do Norte no salão de Negócios. Segundo dados da Federação das Indústrias de Minas Gerais, as empresas potiguares representam 1,3 % do total. As compradoras potiguares são destaques entre convidados vips.

Designer local apresenta coleção Âmbar

Designer local apresenta coleção Âmbar

Para o Minas Trend, a grife potiguar Palone Design escolheu, para as fotos clicadas pelo paraibano Lucas Freitas, a iluminação em tom de âmbar como tom da coleção Atelier. “Eu amo a sonoridade do nome âmbar e me voltar à infância“, diz Palone Leão sobre as imagens da Palone Design – uma das grifes mais bem-sucedidas nas últimas edições do Minas Trend.

Sapateiro potiguar cria sandália em tressé
Em meio aos tênis da vez e sandálias de salto bloco, uma modelo entra na passarela do desfile de abertura do Minas Trend calçando sandália na altura do tornozelo, cabedal com tressé, forma geométrica e encaixe de diferentes texturas, uma das já convertidas em marcas registradas do sapateiro Jailson Marcos. Potiguar radicado em Recife, Marcos é queridinho de celebridades, tem lojas em Boa Viagem, em Recife, e Ipanema no Rio.  O tressé visto no Minas Trend é, ao contrário do trabalho artesanal característico do designer – industrializado e usado na confecção de cintos. “Mas eu na, minha inventividade, resolvi usar no cabedal da sandália“, brinca o potiguar quase pernambucano.

O jornalista viajou a convite do Minas Trend

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas