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A moda precisa interagir, diz produtor

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Cleonildo Mello
Da Agência Sebrae-RN

‘A moda é uma representação comportamental’. A definição do idealizador do São Paulo Fashion Week (SPFW), Paulo Borges, revela a relação dessa indústria com as transformações na forma de consumo e na sociedade. “É muito importante olhar esse momento como de mudança, de caos. E esse momento é muito rico”. De acordo com Paulo Borges, do movimento prêt-à-porter no final dos anos 40 ao atual fast fashion, a moda sempre almejou um patamar alto de difusão para ser vista por um maior número de pessoas e com o advento das redes sociais a moda ganhou mais expressão.

Os negócios que não estiverem atentos ao perfil dos novos consumidores e das plataformas digitais de interação tendem a fechar. “Estamos na era das regras se desfazerem, das porteiras serem abertas. É hora de soltar o gado. Aquele que resiste às transformações desaparece. Os dinossauros são prova disso”, brinca exemplificando. Paulo Borges veio a Natal na quinta-feira (20) encerrar o SPFWDay, promovido pelo Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod). O evento visa descentralizar as discussões de moda para além da principal semana de moda do país e incentivar a produção criativa de pequenos negócios.

Ao público, formado por empresários, jornalistas especializados e estudantes de moda, Paulo Borges contou os desafios de estruturar um evento que projeta a cultura da moda no país e tem ajudado a construir uma cadeia produtiva de profissionais, entre estilistas, modelos, cabeleireiros e maquiadores, que era praticamente inexistente, ou pouco estruturada, no Brasil até meados dos anos 90. “A nossa ideia com esse evento era trazer o pensamento do SPFW, as discussões do setor, para Natal. Essa troca de informações, as percepções, as trocas com o público de cada cidade, encurta o Brasil e é o que vai criar a nossa identidade”, resume.

Editorial com vestidos da Dominique integrou a exposição no SPFWDay em Natal (Foto: Rafael Pavaroti)
Editorial com vestidos da Dominique integrou a exposição no SPFWDay em Natal (Foto: Rafael Pavaroti)

Referindo-se à crise política, que, na visão de Paulo Borges, não é uma exclusividade do Brasil, já que praticamente em todos os continentes, da Venezuela aos Estados Unidos e países da Europa, percebe-se fragilidades nos campos social e político, é preciso se apostar em criatividade. “Os modelos criativos são sempre os primeiros a redesenharem os caminhos do mundo. E moda é criatividade”.

O SPFWDay foi concebido com o objetivo de promover um ambiente de inspiração e troca de conhecimentos para micro e pequenas empresas locais, a partir de temas explorados na última edição do SPFW, tendências de mercado e experiências de estilistas e marcas de alto valor agregado. A SPFW é a única do mundo que traz um tema a cada edição, mas, segundo Paulo Borges, a escolha da temática não é para intervir nas coleções de estilistas.

“A escolha de temas é justificado pelo SPFW ser mais que um evento. Nosso papel é gerar discussão e criar uma cultura de moda. Por isso, o tema está sempre associado a uma estratégia, à criação como algo mais abrangente que a roupa. A moda é uma representação comportamental”. A SPFW N43 teve como tema ‘In Pactos’, que nomeia uma das exposições do SPFWDay e abordou os novos tratados que o mundo vive, os novos pactos.

Aproximação
Além de conhecimento e informação, o SPFWDay também vai aproximar pequenos negócios do mercado de alto valor agregado da moda permitindo que empresários atendidos pelo Sebrae em cada região visitada tenham um contato direto com especialistas do São Paulo Fashion Week para apresentar em detalhe suas marcas e coleções atuais.

Em um processo de curadoria que contemplará até 20 pequenas empresas em cada região, experts do SPFW vão analisar criações de moda  procurando itens que se destaquem por inovação no design, uso de materiais, qualidade e originalidade, escolhendo 5 peças de marcas distintas para receber o selo de reconhecimento SPFW AMA – uma chancela de que o produto carrega os atributos comuns às criações de moda de alto valor agregado.

Editorial com vestidos da Dominique integrou a exposição no SPFWDay em Natal (Foto: Rafael Pavaroti)
Borges: ‘Negócios resistentes às mudanças tendem a desaparecer’ (Foto: Rafael Pavaroti)

Através deste processo o SPFWDay vai poder reconhecer e reforçar a estratégia de vendas de varejo das marcas escolhidas. Clientes poderão encontrar o selo SPFW Ama em vitrines e tag nos produtos selecionados.

Os looks selecionados ganharão a tag “spfw Ama”, valorizando a escolha do consumidor a partir do olhar de experts da equipe SPFW. Na prática, o consumidor local será o principal beneficiado, onde terá acesso a todas as informações da seleção “SPFW Ama” nos canais SPFW e, também, nos pontos de venda das marcas selecionadas, onde poderá adquirir o produto que tiver interesse.

Ao longo de quatro edições, o SPFWDay percorrerá 12 estados no total. Além de Natal, o primeiro roteiro do evento contempla as cidades de Belém (PA) e Criciúma (SC) com programações fechadas para os meses de julho e agosto. O conteúdo do SPFWDay é dirigido a designers, estilistas e empreendedores do setor da moda. São negócios de pequeno porte em confecção, calçados, acessórios, gemas e joias. O SPFWDay integra uma série de ações organizadas pelo Instituto Nacional de Moda e Design para fomentar o empreendedorismo da moda no país, entre eles, o Projeto Top5 e o Projeto Estufa.

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