sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

A nova embalagem do Natal em Natal

- Publicidade -

Tádzio França – repórter

Um Auto de Natal com texto e direção novos, shows nacionais sem música gospel, o espetáculo Quebra Nozes num palco maior, um cortejo natalino de cara nova. A programação do Natal em Natal já está com a fisionomia delineada para 2012, a cargo da Fundação Cultural Capitania das Artes. Embora alguns ajustes precisem ser feitos, nomes e locais a serem confirmados, a programação promete uma dinâmica diferente do ano passado.
Espetáculo Quebra-Nozes, montagem do Ballet Roosevelt Pimenta, sairá da Ribeira para o palco do Teatro Riachuelo
O evento foi  inscrito na Lei Rouanet  e está orçado R$2.350 milhões. A fundação está no aguardo de que o projeto entre no Conselho Nacional de Cultura, em outubro, para começar a captação de recursos – que virão todos da iniciativa privada, sem dinheiro da prefeitura. No mesmo pacote, mas já para outubro, está a nova edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa – EELP – de 15 a 17 do próximo mês. 

O espetáculo Auto de Natal foi, em 2012, para as mãos experientes do escritor e jornalista Tarcísio Gurgel, que já assinou outros textos do gênero, como “Chuva de bala no país de Mossoró”, e o “Auto do Trampolim da Vitória”, em Parnamirim. A direção ficará a cargo de Véscio Lisboa, que já atuou como diretor em 2007. A encenação será realizada nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, em novo local ainda a ser fechado. “Estamos procurando um local que tenha as mesmas qualidades do Machadão, que seja espaçoso, visível e acessível”, explica Camila Cascudo, presidente da Funcarte, ressaltando que já existe o lugar cotado para isso, mas que ainda prefere não divulgar.

Encontro de Escritores aposta em estrelas com Mia Couto

A terceira edição do Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal está procurando uma postura mais acessível, para além do ambiente acadêmico em que se desenrola. O EELP, que será realizado de 15 a 17 de outubro, no Teatro Alberto Maranhão, contará este ano com uma programação “off” além da oficial, proporcionando encontros mais próximos com plateias diversificadas. O Ano do Brasil em Portugal será o tema da ocasião. Os horários continuam ingratos para o público em geral: das 14h às 18h30, o que reafirma o perfil do evento, que é voltado para professores em geral.

O EELP de 2012 vai debater três eixos temáticos diferentes: literatura infantil, literatura e futebol, e literatura oral e tradicional. Entre os nomes que virão estão Inês Pedrosa, presidente da Casa Fernando Pessoa, de Lisboa; Ondjaki (Angola), João Moreira, Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães (Portugal), Toni Tcheka (Guiné Bissau), Mia Couto (Moçambique), que já esteve no Rio Grande do Norte em 2010, no Festival Literário da Pipa. A poeta Paloma Amado e a educadora Bia Bedran também são nomes anunciados na programação. Os encontros “off” se desenrolarão entre a Aliança Francesa, Livraria Saraiva, UFRN, e Academia Norte-riograndense de Letras.

A cada palestra, se seguirão encontros culturais extras, como os shows de Liz Rosa e Camila Masiso, pocket shows, exposição sobre Jorge Amado, etc. Escritores, estudantes e demais interessados em tomar parte nas mesas e palestras podem preencher o formulário de protocolo que está disponível na sede da Funcarte, na Cidade Alta. Em breve, as inscrições também estarão à disposição online. O evento é uma iniciativa da União das Cidades Capitais Luso-Afro – UCCLA – e Funcarte, com apoio da prefeitura. Neste ano o encontro incorporou outros parceiros como a FliQ, Oficina da Notícia, Academia Norte Riograndense de Letras, entre outros.

MPB COM PEGADA REGIONAL EM VEZ DE GOSPEL

Um dos momentos mais aguardados pelo grande público do Natal em Natal, os shows de música, retornarão ao formato dos primeiros eventos. Não haverá shows de artistas gospel, como no ano passado, e sim a tradicional sequência de segmentos do rock, MPB, e pegada regional. “Acreditamos que a programação fica mais democrática nessa configuração. Nada contra o gospel, mas música também deve guardar um conceito laico”, ressalta Edson Soares. Os nomes ainda estão em processo de fechamento. A programação musical também continuará nas árvores de Mirassol e de Panatis, destacando os artistas locais.

AUTO PARA TEMPOS MODERNOS
O
Auto de Natal 2012 promete sintonia com os tempos modernos. “O Tarcísio
Gurgel é um artista, e soube captar o espírito do espetáculo para o
hoje, balanceando tradição com modernidade. Quando li o texto, que é
inédito, gostei de imediato”, afirma Camila Cascudo. Sob influência do
texto teatral romano, Gurgel escreveu uma história em que os atores
discutem, no palco, os valores do Natal em um contexto moderno. “Em um
mundo cada vez mais conectado pela tecnologia, com informação aos
montes, para que serve a crença no Natal? É isso que o texto propõe”,
diz Camila. Os atores divergem sobre a questão, enquanto vão realizando
os números do Auto – uma peça dentro da peça.

Em volta do auto,
seguirão as fusões tradicionais com música, teatro, cinema e dança. “O
texto ressalta a modernidade, mas também aponta para mensagens sobre a
importância da união familiar, o real sentido do Natal”, afirma Camila
Cascudo. Segundo a presidência da Funcarte, a equipe seguirá o número
tradicional de 300 pessoas, entre elenco e técnicos. “Teremos muitos
alunos e formandos das escolas de teatro e balé, além dos artistas
interessados que podem se  inscrever e serem avaliados”, diz. A
presidente ressalta que a dimensão desses produtos só será avaliada de
fato quando os recursos captados estiverem à disposição. 

ROOSEVELT PIMENTA NO RIACHUELO

Dezembro
também será movimentado pelo “O Quebra Nozes”, dias 10 e 11 de
dezembro,   espetáculo de fim de ano da Escola Municipal de Balé
Professor Roosevelt Pimenta. Pela primeira vez, a peça sairá do Teatro
Alberto Maranhão e vai para o Teatro Riachuelo. “A ideia é que ele possa
ampliar o alcance do seu público, a qualidade do espetáculo pede isso”,
afirma Edson Soares, vice-presidente da Funcarte. Na segunda quinzena
de dezembro, também será realizado o desfile temático “Cortejo de
Natal”, que durante oito dias será apresentado  na Praça Cívica. Este
também terá uma direção nova, ainda apostando na visão mais lúdica dos
rituais natalinos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas