Viver
“Pôr do Samba Natal” lança documentário
Publicado: 00:00:00 - 27/11/2021 Atualizado: 21:51:15 - 26/11/2021
O documentário cantado “Pôr do Samba Natal” é uma produção local que conta a história do gênero musical mais popular do país. O lançamento será neste sábado, a partir do meio-dia, no canal da produtora Viva Entretenimento no Youtube. O filme, dirigido por Athos Muniz, utiliza cenas de um show realizado em outubro  na Arena das Dunas, junto a pesquisas e informações didáticas. A parte histórica foi gravada um dia após o show, com a apresentação da influenciadora digital Fernanda Guimarães, conhecida como a "Rainha do Alecrim".

O documentário passeia pela história do samba, desde o processo de surgimento, a ascensão de música proibida à símbolo nacional, abordando também alguns dos subgêneros, como samba enredo, partido alto e pagode. O show foi conduzido por uma banda base formada por alguns dos melhores sambistas de Natal, comandada por Leonado Galvão, do Ribeira Boêmia, e a participação de convidados especiais, como Rafa Barros, Dani Cruz, Heli Medeiros, Eugênio Bezerra, Glaucio Mesa12, e Bagadão.

O repertório do show foi pensado para se adequar à proposta histórica do documentário. Leonardo Galvão escolheu 70 canções, entre os maiores clássicos e sucessos do gênero, que serão divididos entre períodos. O samba está no terreiro nacional desde o começo do século XX, nascido entre as comunidades afro-brasileiras urbanas. Desde “Pelo telefone”, gravado em 1917, até os poderosos popstars do samba do século XXI. Vai ter uma batucada para cada década, afinal, é muita história para sambar. 

A parte didática do documentário contou com a pesquisa de um historiador, que contextualizou cada fase do gênero. O produtor Jarbas Filho, da Viva, ressaltou que o filme não é apenas o registro de um show ao vivo, mas uma obra de conteúdo informativo que também pode divertir o espectador. “O objetivo desse material é ir além da festa, pois queremos que ele também funcione como uma introdução ao samba, e seja um objeto inicial de pesquisa para quem quiser saber mais sobre o tipo de música que gosta de ouvir”, analisou. O “Pôr do Samba Documentário” tem patrocínio via incentivo fiscal da Lei Djalma Maranhão pela prefeitura de Natal.      

Serviço:
Lançamento do documentário “Pôr do Samba Natal”. Sábado, a partir do meio-dia, no canal da Viva Entretenimento no Youtube. 

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte