quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

A paulada do PFL

- Publicidade -

Vi o programa do PFL no horário eleitoral mostrado num dos intervalos do Jornal Nacional e certamente em todos os outros canais da tevê brasileira. Foi uma paulada firme na moleira de Lula, do PT e do seu governo. Muito bem feito o programa. O marqueteiro é profissional mesmo, competente, dos bons. Lula que se cuide, pois o pessoal começou a acionar a artilharia e, pelo que se viu quinta-feira, nesse primeiro programa, não vai ser moleza para o presidente, muito menos para a sua turma. Aliás, a turma toda aparece no tiroteio do PFL: Zé Dirceu, Genoino, Delúbio, Palocci, Okamoto, Marcos Valério, Silvio Pereira, Duda Mendonça, personagens da sofisticada engrenagem do Mensalão, Caixa Dois, Empréstimos Bancários do interesse do PT, o escambau. Toda a máquina da corrupção foi mostrada no programa do PFL com muita competência. Convence. E olhe que a campanha eleitoral ainda não começou. A televisão será, sim, o grande palco para esses espetáculos. O tom foi dado agora.

A cientista política Lúcia Hippólito comentava, no seu programa matinal de ontem da CBN:  “O programa do PFL na TV deu novo tom à campanha eleitoral. Abriu o fogo da artilharia em cima do presidente Lula. O Pefelê sabe bater; na Pefelândia só tem cobra criada. Já o PSDB, coitadinho dele, nunca soube. Quando bate, bate errado. O PFL aceitou a incumbência de, pela primeira vez, focalizar o ataque na pessoa de Lula. O PFL desentocou o presidente Lula”.

Ela acentuou que durante todo o tempo do mensalão, ninguém tinha chamado Lula para se explicar. A partir de agora, tudo faz crer, o presidente terá que vir para o centro do terreiro e responder ao bombardeio dos pefelistas. Vai ter que explicar.

Às acusações feitas ao presidente, ao seu governo e ao PT, alinhadas no programa do PFL, o partido juntou trechos da fala do procurador-geral da República quando da oficialização da denúncia contra os 40 do Mensalão, formalmente chamada de “quadrilha”. A peça é contundente quando apresentada no programa, o procurador-geral, ao vivo, falando. Contundente e convincente. Diz Lúcia Hippólito:

– Ataque pessoal não é coisa de amador. Ao contrário, é trabalho para profissional altamente competente. Uma denúncia bem feita, uma suspeita bem lançada – em geral pela imprensa – podem ter resultados devastadores. São inúmeros os exemplos de candidatos abatidos em pleno vôo. Na eleição presidencial de 2002, foi devastadora a visão de uma montanha de dinheiro encontrada no escritório do marido da pré-candidata Roseana Sarney. E até hoje, mal explicada, aquela dinheirama foi fatal para as pretensões presidenciais de Roseana.

– Assim como também foi devastadora a revelação do “escândalo Mirian Cordeiro”, quando, às vésperas da eleição de 1989, uma ex-namorada de Lula veio à TV afirmar que ele tinha tentado convencê-la de fazer um aborto.

E arremata:

– O fato é que, no embate político atual, a carta de ataque ao presidente Lula ainda não havia sido jogada na mesa. Esta é a grande novidade. A carta existia, estava rolando por aí, mas ninguém assumia responsabilidade de jogá-la na mesa. Pois a Pefelândia assumiu.”

Livro

Coisa das 9:30 horas de hoje, como aperitivo para o jogo Portugal e Irã, o escritor Manoel Onofre Jr. estará na livraria Sebo Vermelho para autografar o seu livro de memórias “O caçador de abelhas”, numa segunda edição, revista e aumentada. Sai agora com o selo da editora Sebo Vermelho. A livraria fica na avenida Rio Branco, 705, Cidade Alta, parede-meia com o Grande Ponto.

Chuvas

A Emparn não trabalhou no feriado de Corpus Christi (mesmo que chova, a meteorologia aqui não funciona em feriado e dia santo) e ficamos sem saber das chuvas caídas na quarta-feira. O boletim de ontem não traz muita coisa. Chuvas mesmo apenas no Litoral: Tibau do Sul, 36 milímetros, São Miguel do Gostoso, 26, Touros, 22, Ceará Mirim (Jacumã), 20, Nísia Floresta, 16, São José de Mipibu, 10.

Houve alguma coisa no Mato Grande: João Câmara, 12, Taipu, 10, beiradas de Bento Fernandes, 7. Em Monte Alegre, 12. A chuva de Natal, 26.

No rastro do boi

Muita gente boa hoje pega, logo cedo, os caminhos que vão a Currais Novos para verem a sua Exposição Agropecuária, uma das melhores do Estado. Festa montada no Parque Dr. José Bezerra de Araújo. Ainda hoje de manhã haverá julgamento das raças bovinas: Sindi, Guzerá, Gir, Pardo Suíço. Na tarde, leilão de matrizes leiteiras e de reprodutores zebuínos e Pardo Suíço. No meio de tudo isso, umas conversinhas políticas com muito tempero no feijão macassar. Copa do Mundo, também.

Pérolas da Copa

Li na coluna de Ancelmo Góis, escrita das arquibancadas da Alemanha, a propósito de uns conselhos que o velho Dunga, o xerife do Tetra, teria dado para o Ronaldo Fenômeno:

– Cara, esquece o mundo e faça o que sabe melhor, que é o futebol.

Da coluna de Luís Fernando Veríssimo, outro que anda por lá, destaquei o que ele escreveu sobre a seleção do Equador:

– Dos times de camisa amarela da Copa é o melhor até agora.

Para se ver

Hoje tem às 10 horas Portugal e Irã, com todas as fichas para o time de Felipão se classificar; às 13, República Tcheca e Gana, uma baba para os tchecos, das melhores seleções desta Copa, e às 16 horas, Itália e Estados Unidos, fácil para os italianos.

Amanhã, o domingo começa com Japão e Croácia. Vou torcer pelo time do Zico. Às 16 horas tem França e Coréia do Sul, esperando que os franceses façam pelo menos 1 gol (há mais de quatro que não). Zidane merece. Bom, e antes disso, no início da tarde, Brasil e Austrália. Estou fazendo figa derna de ontem. Se o time de Parreira jogar apenas 60% do que sabe, dá para ganhar de mais de três gols.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas