A peleja do mundo todo contra o coronavírus

Publicação: 2020-05-05 00:00:00
A+ A-
Alex Medeiros
alexmedeiros1959@gmail.com 


A  peleja do mundo todo contra o coronavírus
Por Graco Medeiros

Da sua casamata em Olinda, de onde batalha há décadas, o natalense Graco Medeiros atira mais um cordel com fins educativos. Ele já foi premiado com versos sobre acidentes de trabalho que viraram um vídeo exibido nacionalmente por instituições da indústria e do comércio. O poema em sete linhas foi inspirado no último texto de Moraes Moreira, falecido em 13 de abril.
O Virus veio da China
Uns não querem nominar
Então que seja de Marte
De qualquer outro lugar
Mas aviso companheiro
Esse bicho é ligeiro
Danado pra se espalhar.

Esse tal coronavírus
Transmite uma doença
A Covid dezenove
Deu-lhe nome a 'ciença"
Traiçoeira e perigosa
Ela vem silenciosa
E depois lhe pede a 'bença.'

De dois a catorze dias
Já começa a se mostrar
Aparece febre e tosse
É bom você se ligar
Mas se sufocar o peito
Amigo, então o jeito
É ajuda hospitalar.

Pra não pegar esse vírus
Metido a valentão
Passe álcool em gel nas mãos
E também água e sabão
Bote máscara no rosto
Pois pra ele é um desgosto
Evite aglomeração.

Quando você for pra fila
Faça como caminhão
Mantenha certa distância
Da traseira do irmão
Pra não tossir no cangote
Pois o cabra no pinote
Pode até rodar a mão.

Quem já passou dos sessenta
Jovens do grupo de risco
Que tenham outras doenças
Não queiram bancar Corisco
Asma ou hipertensão
Diabetes, meu irmão
É partir pra outro aprisco.

Sem querer fazer terror
Basta você se cuidar
E não ficar de bobeira
Só saia se precisar
Não brinque com sua sorte
Esse vírus é de morte
Não dê chance pro azar.

Vamos todos enfrentar
Derrotar o ceifador
Com toda força do povo
Unido e trabalhador
Com nossa linha de frente
Pois o governo somente
Não faz verão não senhor!

Créditos: Divulgação

Sem pânico
Entramos em maio com os números do coronavírus no RN bem abaixo da maioria do País. Natal com 13 óbitos. Um quadro infinitamente oposto à previsão destrambelhada de 11 mil mortes, dos militantes petistas da saúde.

Aldir Blanc
Um letrista gigantesco, cronista da alma e da cena cariocas, autor de clássicos inesquecíveis da MPB e diversos livros cheios de humor e ironias. Tinha um parceiro musical de sangue potiguar, Eri Galvão, residente no Rio de Janeiro.

Privilégio
Aldir Blanc abrilhantou o saudoso Pasquim com seus textos e lá fez uma bela parceria com o cartunista Julio Mariano, que passou a ilustrar suas crônicas. Mariano teve o privilégio de ver primeiro a letra de “O Bêbado e o Equilibrista”.

Jornal
O empresário Flávio Azevedo descobriu um componente atávico que justifica a empreitada no setor das comunicações. Seu avô, Antídio de Azevedo, foi sócio do jornal O Município, que circulou em Jardim do Seridó entre 1917 e 1919.

Lives
Fim de semana teve tempestade de lives causando estragos na audiência da TV. Lulu Santos, Renato Teixeira, Jessier Quirino, Jorge e Mateus, Xand Avião, Alceu Valença, Manassés, Capital Inicial, Renato Braz e Wanessa Camargo.

Filmes
Outra opção da quarentena tem sido a grande iniciativa da embaixada francesa no Brasil, liberando os filmes do Festival Varilux, disponíveis até o dia 25 de agosto. Para assistir um dos 50 títulos, www.festivalvariluxemcasa.com.br.

Diálogos
Hoje, pela segunda vez, a sessão semanal do Conselho Estadual de Cultura será realizada por vídeo conferência no aplicativo Zoom. Na terça passada, dez integrantes discutiram pautas que estavam paradas por causa da quarentena.

Suicídio
Flávio Migliaccio desistiu da jornada aos 85 anos. Escreveu: “Me desculpem, mas não deu mais. A velhice neste país é o caos como tudo aqui. A humanidade não deu certo. Tive a impressão que foram 85 anos jogados fora”.

Matança
A cantora Rita Lee, a apresentadora Xuxa Meneghel e a escritora Luísa Mell lideram uma petição com assinaturas contra o abate de animais apreendidos em rinhas e locais com maus tratos, como quer a Advocacia Geral da União.

Reconheceu
De Neymar sobre o francês Mbappé: “É um fenômeno. Ele tem potencial de se tornar um dos melhores da história. Tê-lo como companheiro de equipe é uma grande honra. Também nos entendemos muito bem em campo e fora dele”.






Deixe seu comentário!

Comentários