sábado, 20 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

A personalidade narcisista e psicopatia

- Publicidade -
Rita de C.M de C.M de Medeiros Homet Mir
Psicodermatologista – [email protected]  
Não é a primeira vez e , seguramente , não será a última , que inicio um artigo sobre psicopatia com esta admirável frase do” Poeta da Revolução , dramaturgo e teórico russo Vladimir Maiakovski . Teimo em usá -la, pois ela sintetiza admiravelmente o conceito do PSICOPATA .
No artigo anterior , ( 24.06.2018 ) abordei o tema de transtorno da personalidade narcisista . Hoje, tentarei fazer um elo entre este tipo de personalidade e a temível psicopatia . Falamos da falta de EMPATIA . Adicionaremos que são pessoas manipuladoras , com ausência de remorsos , desprovidas de sentimentos verdadeiros , sedutoras, cínicas e que costumam tentar ” virar o jogo” para cima da sua vítima, passando assim de carrasco por mártir , não importando o mal que causa.
Relembro sempre, caros leitores, que o ” Serial Killer ” ou outros assassinos, representam uma parcela mínima dos portadores deste distúrbio , pois a habilidade  em disfarçar , UM PADRÃO PERVERSIVO DE DESRESPEITO E VIOLAÇÃO  aos direitos dos demais é a sua característica mais perigosa, já que manipulam dolorosamente seus familiares, parentes e amigos.
Na narrativa de fatos , utilizam textos fundamentados em  ACONTECIMENTOS VERDADEIROS, porém , manipulados  de acordo com seus interesses , e assim , se tornam extremamente CONVINCENTES. 
Quando percebem que suas atitudes estão sob avaliação, reprovação ou questionamento são capazes de adotar mudanças radicais em seu estilo de vida para afastar suspeitas sobre si, como por exemplo: intensificar ou passar a frequentar igrejas, mostrar publicamente COMPORTAMENTOS EXEMPLARES, presentear conhecidos.
Uma das MÁSCARAS DA INSANIDADE DO PSICOPATA é a ALIENAÇÃO PARENTAL. 
Repito duas frases que encontro fenomenais do grande estudioso das psicopatias, Robert Hare : o psicopata é como um gato que  não pensa no que o rato sente. Ele só pensa em comida . A vantagem do rato sobre as vítimas do psicopata é que ELE ( o rato ) SABE QUEM É O GATO. Ainda é do Professor Hare : ” Um psicopata pode tocar um concerto nas cordas do coração de qualquer um …! “
Voltando ao artigo anterior,o transtorno narcisista da personalidade também se associa ,com frequência, com desvios sexuais ou parafilias. Relacionar-se com um narcisista é ter uma relação PATOLÓGICA, na qual, muitas vezes, eles acabam destruindo psicologicamente suas vítimas.
Sempre que falo sobre a PERSONALIDADE NARCÍSICA recorro a um artigo sobre ASSEDIO MORAL. O agressor tem um NÚCLEO VAZIO e tenta se preencher com a alegria, vivacidade e espontaneidade da sua vítima. São indiferentes aos seus sentimentos. Pensando nisto, são péssimos maridos ou esposas, péssimos amantes, péssimos pais e filhos. Conviver com um narcisista é, como diz Caetano, um ” oceano sem água”. Termino com um verso da mesma música ( Queixa ) da introdução do artigo anterior:
“Você pensa que tenho tudo / E vazio me deixa
Mas Deus não quer que eu fique mudo/ E eu te grito esta queixa.”
E um conselho: Fujam do narcisista enquanto é tempo. 
Feliz Domingo a todos e até o próximo artigo se Nosso Bondoso Deus assim o permitir!
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas