A pesquisa Ibope/Inter TV

Publicação: 2020-10-08 00:00:00
Alex Medeiros 
alexmedeiros1959@gmail.com

A pesquisa do Ibope divulgada terça-feira pela afiliada Globo movimentou a incipiente campanha eleitoral para prefeito de Natal e segue repercutindo na imprensa e nas redes sociais. É a primeira pesquisa do famoso instituto na capital, com uma revelação.

 O resultado apresentou um quadro que ainda não havia sido detectado nas demais pesquisas de outros institutos, feitas até agora. Os números do Ibope indicaram que a eleição natalense poderá ser decidida num segundo turno.

Os índices dos 13 candidatos que fazem oposição ao prefeito Álvaro Dias, quando somados resultam superiores ao índice do candidato líder. A pesquisa mostrou que o atual prefeito do PSDB mantém a dianteira na preferência com 33% das intenções.

É seguido por Kelps Lima, do Solidariedade, com 12%, Hermano Morais, do PSB, com 6%, Carlos Alberto, do PV, com 4% e o delegado Sergio Leocádio, do PSL, com 3%. Os quatro somam 25% e acrescentados ao restante superam o prefeito.

Os dados remetem ao fato de que Natal tem uma tradição das eleições serem definidas sempre em dois turnos. Evidentemente que esta pesquisa é a primeira do Ibope e não pode ter um parâmetro para aferir se algum candidato cresceu ou caiu. 

Como se sabe, não há precisão cientifica na comparação de pesquisas de institutos diferentes. Portanto, não podemos nem devemos formular uma referência, por exemplo, dos números do Ibope com os números anteriores da Consult ou da Seta.

Mas o resultado é, sim, um ponto de largada para as análises dos especialistas e dos coordenadores de campanha. A revelação do índice do prefeito Álvaro Dias menor do que a soma de todos os candidatos de oposição é um dado novo, uma revelação. 

E que ainda não estava presente nas pesquisas dos institutos locais, nos comentários e nas reportagens da mídia. O que tínhamos até agora era uma posição confortável do alcaide com indicação de vitória já no primeiro turno. Basta conferir as anteriores.

Outra coisa é que não se sabe se este resultado do Ibope tenha aferido os efeitos – se eles existiram – do primeiro debate entre treze candidatos e com a ausência de Álvaro. Só sabemos que posteriormente ele recebeu muitas críticas nas redes.

É preciso agora esperar a segunda rodada do Ibope para se ter um quadro mais visível sobre os movimentos das candidaturas. Os nomes de Kelps Lima, Hermano Morais, Carlos Alberto e Sergio Leocádio subirão? Haverá alguma queda de Álvaro?

Outro elemento importante na influência das intenções de voto nas próximas pesquisas é o advento da propaganda eleitoral no rádio, TV, jornal e internet, que começa amanhã. Uma boa comunicação ajuda, assim como a má prejudica.

E há quem ache que o decreto do prefeito proibindo comícios e reuniões pode tirar votos, que a decisão pode estimular discursos pró lockdown e prejudicar o comércio, a cidade. Seria coincidência a governadora Fátima Bezerra flexibilizar o seu decreto?

Ela o fez horas depois que Álvaro radicalizou o dele. Fátima pode ter percebido a rejeição da sociedade ao fato, já que Natal e o RN apresentam um bom momento no controle da pandemia. E além do mais, o candidato do seu partido, o PT, não tá bem.

A governadora vai reagir para devolver ao menos parte dos votos que candidatos petistas sempre tiveram na capital, ela mesma já levou três campanhas ao segundo turno, quando perdeu em 1996 e 2000 para Wilma, e em 2008 para Micarla. 
Portanto, vamos aguardar mais pesquisas, e principalmente a próxima do Ibope.

Créditos: Divulgação

Ó, o cara
Um sociólogo do PSOL chamado Daniel Cara defende a candidatura de Fátima Bezerra a presidente do Brasil. Ele fez a defesa num programa do site de esquerda DCM, de forma empolgada e até apaixonada, tratando a petista como uma estadista.

O sociólogo
Só me lembra Nelson Rodrigues numa crônica de 1965, onde disse que num jogo Brasil x Bélgica no Maracanã estavam todos os brasileiros, vivos e mortos; só faltou o sociólogo. “Entre tantos patrícios, não vi uma única e escassa flor da sociologia”. 

Apoio
A vereadora Eleika Bezerra liga para esclarecer que está avaliando alguns perfis amigos na disputa para vereador, inclusive a própria Márcia Marinho, mas só se definirá após encerrar um tratamento de saúde que faz em casa, hoje sua prioridade.

Debate
Depois de tantos prognósticos sobre o debate na Band, com escolhas de um vencedor conforme o gosto do freguês, inclusive o prefeito que não foi, a opinião mais plausível veio de Ana Catarina Alves: “Anna Ruth quem venceu”.

Livro FC
Criado pelo jornalista carioca Sergio Pugliese, o site Museu da Pelada prepara um livro especial até o fim do ano e que terá três crônicas do potiguar Rubinho Lemos, sobre o Santos FC, Zico e Geovani. Na companhia de outros craques.

Advogados
Um primor de comunicação e leveza gráfica o portfólio de apresentação do escritório Santos, Vale & Albuquerque – Advogados Associados, que reúne sete jovens talentos, especializados para atuação nas diversas áreas do direito.

Exposição
Logo mais às 19h a abertura da exposição individual do artista Wilton Bezerra, o anfitrião diário do bar Me Leve, que reúne fãs do cantor Fagner. Ele expõe telas com a temática musical, destacando o violão entre os instrumentos. Haverá um show de MPB com Marcondes Brasil.






Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.