sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

A Pipa vai à mesa

- Publicidade -

A diversidade culinária de Pipa é conhecida para além das fronteiras potiguares. O 9º Festival Gastronômico da Pipa, que começa hoje (sexta) e irá até o dia 12 de outubro, está inspirado nessa variedade para realizar uma das mais movimentadas programações que o evento já teve. A Praça do Pescador continua centralizando ações como os concursos de novos talentos, oficinas e shows, onde está montada a “arena gastronômica”; 29 estabelecimentos da área estão servindo pratos especialmente feitos para o evento. E a grande novidade para 2013 é a realização de dois “festins”, jantares particulares, nos dias 05 e 10, capitaneados por chefs renomados. Pipa está uma delícia.
A praia da Pipa revela seus sabores na 9ª edição do Festival Gastronômico, reunindo chef, oficinas, concursos, feiras e encontros
“Criamos um grupo de trabalho  que esteve em ação desde janeiro trabalhando para a edição de 2013. Com certeza é um evento mais bem pensado e elaborado que em alguns anos anteriores”, afirma Cláudio Freitas, idealizador do festival. A abertura, nesta sexta-feira, começará com uma solenidade às 19h, seguindo às 20h com a produção de um enorme tacho onde será feita uma caldeirada de arroz, sob o comando do chef Welder Albuquerque (Gourmet Burger) e convidados. A renda das porções vendidas será revertida para o projeto Afeto. Às 21h será feita a oficina de abertura, “Anjos e Demônios”, com as chefs Adriana Lucena e Mara Dias, e o agro-ecologista Francisco Melo.

A programação aberta do sábado começará às 17h, com a feirinha diária de comidas a preços populares, e os chefs nas ruas de Pipa, com Maria Dias, Marcela Martins e Danielle Johnnei; às 18h30, o chef Arthur Coelho vai dialogar – e cozinhar – com o convidado Onildo Rocha, da Casa Roccia, de João Pessoa (PB); às 19h30 o bate-papo será entre Luciana Câmara e José Wilton Nobre, ambos professores da UnP; às 20h30, a crítica gastronômica Rosa Moraes será entrevistada pela jornalista Michele Rincon, ao mesmo tempo em que o chef Nito Avelar prepara os patos aniquim de Goianinha; às 21h30, os chefs Welder Albuquerque e Marcelo Labre conduzirão um debate sobre a harmonização de bebida e comida.

O domingo destacará o programa “Help Convida”, às 18h30, em que a doceira Maria do Socorro – famosa pelas cocadas da Help – falará sobre forno, fogão e salão com um profissional local de hotelaria; às 20h, a nutricionista Saniza Melo e o gastrônomo Remo Cipriano conduzirão uma oficina sobre o aproveitamento integral do caju; às 21h30, os chefs Gueto Hermínio e Samir Heckert farão a oficina “Cozinhando com vinhos e destilados”.

Viva o caju!

Cláudio Freitas ressalta que o concurso de novos talentos teve em 2013 uma procura bem superior às 12 vagas disponíveis. “Para nossa surpresa, tivemos duas inscrições de Minas Gerais”, ressalta. Neste ano, os jovens chefs terão que mostrar criatividade com o caju, ingrediente/tema da ocasião, em três categorias. A categoria “entrada” será na segunda (dia 07), às 19h15, com ceviche nordestino, “engana bucho” sertanejo, caviar de caju com camarão, e o “made in Nordeste”. Na terça (08), terá categoria “prato principal”, com “caju amigo”, risoto de camarão e caju, linguiça do litoral, e carne de sol de caju. Na quarta (09), com a categoria “sobremesa”, terá cartola de caju, bolo de castanha com sorvete de caju, “perfeição” e “delícia” de caju. 

Outra novidade do festival é a feirinha de negócios (em parceria com o Sebrae), instalada logo à entrada da cidade (onde foi realizado o festival de jazz). Contará com doze estandes, onde serão comercializados castanhas, produtos de queijo e leite, geleias, produtos orgânicos, peças de artesanato, entre outros produtos. “Esta primeira feira será um experimento, faremos algo maior para o próximo ano”, diz Cláudio Freitas.

Roteiro

Espalhados entre Pipa e Tibau, os restaurantes, bares e barracas que estão fazendo o menu oficial do festival. São 29 estabelecimentos inscritos, apresentando 33 receitas nas categorias prato principal, lanche, petisco, sobremesa e drinques. Os clientes poderão votar nos pratos que provaram no site do festival, ou no guia de receitas que está sendo vendido nos locais.
Camarão no abacaxi, um dos destaques do Caxangá
O cardápio de opções é vasto, para todos os gostos. Incluem uma picanha suína com carne de caju ao molho de caju (Lampião Restaurante), camarão com coco verde (Quintal Restaurante), camarão al ajillo (A Selva), polvo ao molho de rapadura (Barraca da Neide), kebab de kafta de carne de sol com chutney de manga (Árabe da Pipa), sushi voador (Nirá Sushi Bar), pastel de frango com pasta de manjericão (Ponto da Cocada), casquinha de siri com camarão (Restaurante Caxangá), escondidinho (Brasileirada Petiscaria), entre outros.

Festins são novidade no Festival da Pipa

Os festins, novidade maior do 9º Festival Gastronômico de Pipa, é a oportunidade de saborear uma parte exclusiva do evento. “A ideia veio do Festival de Tiradentes, achamos que também cabia em Pipa, que tem uma grande diversidade culinária”, afirma Cláudio Freitas. Serão dois jantares particulares, para grupos fechados de até 60 pessoas.

O primeiro festim, neste sábado  (05), será às 20h no Girassóis Lagoa Resort. O chef Tadeu Lubambo, do restaurante Camamo, receberá a chef catarinense Sabrina Mahler. Ela já teve o Luna Bistrô, em Pipa, e atualmente mora no Rio de Janeiro, como consultora da Nestlé.

O segundo festim, na quinta (10), será no Hotel Ponta do Madeiro, com o chef Walter Dantes recebendo o paulista Gabriel Vindolin, dono da casa experimental e intimista Leão Vermelho. Um menu para quem tem bastante imaginação. Reservas pelo 3235-1950/1958.

Música: Calígula também agita a Pipa

A pizzaria Calígula, em Pipa, tem programação especial em sintonia com o festival gastronômico, às 19h. Sexta, o pianista Henry Vincent e a banda Andrômeda Jazz tomam conta;  sábado, tem forró e MPB com o cantor e compositor Arleno Farias. DE família de músicos, Arleno começou a carreira muito jovem. Pelo seu timbre de voz grave, era comparado a Zé Ramalho. O músico gravou Mistérios da Vida e Bicho do Mato, que alcançaram trilhas de novelas globais como  Esperança e Sinhá Moça. Domingo, a Andrômeda volta com repertório de Tom Jobim e Vinícius de Morais. Tel.: 3246-2383.

Serviço: 9º Festival Gastronômico de Pipa. De 4 a 12 de outubro. Mais informações pelo <www.festivaldapipa.com.br

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas