sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

A poesia vai tomar o Beco

- Publicidade -

Ramon Ribeiro
Repórter

Com três anos de atividades regulares, o Sarau Insurgências Poéticas é hoje um dos principais – senão o principal – palco da poesia natalense. Nas mais de 100 edições já passaram importantes nomes das letras locais, como Marize Castro, Iracema Macedo, Clotilde Tavares, Paulo Augusto, João da Rua e Racine Santos. Estes como homenageados, porque o evento também serviu para dar divulgação a uma boa quantidade de jovens poetas, mostrando funcionar muito bem como um espaço de encontro de gerações. O Insurgências também tem a característica de explorar vários lugares da cidade. Sua edições já foram realizadas na Ribeira, Cidade Alta, Ponta Negra, Tirol, Candelária, sempre em espaços culturais e bares. Mas agora chegou o momento de tomar às ruas – mais precisamente um beco: o badalado Beco da Lama.

Sarau do Insurgências Poéticas já homenageou poetas importantes da literatura como Marize Castro, Iracema Macedo, entre outras


Sarau do Insurgências Poéticas já homenageou poetas importantes da
literatura como Marize Castro, Iracema Macedo, entre outras

A partir da próxima quarta-feira (10), às 19h30,  os organizadores do  projeto iniciam uma série de oito edições em frente ao Bar da Meladinha. As edições serão até dezembro, sempre na segunda quarta-feira do mês (sendo duas edições extras nos dois últimos meses) e sempre com acesso gratuito. Intitulado “Sarau Insurgências Poéticas no Beco”, essa série especial do projeto está sendo viabilizada pelo edital Centro Histórico, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).

“Sempre gostamos de circular, atingir outros públicos. Agora vamos para o Beco. É um lugar que a gente frequenta bastante, que está num momento de revitalização”, diz a poeta Marina Rabelo, organizadora do Insurgências ao lado de Thiago Medeiros.

Embora Marina e Thiago já tenham se apresentado em espaços abertos, como uma praça, essa é a primeira vez que a dupla leva o projeto com toda a sua gama de atrações para rua. “Vamos adaptar o formato para o espaço. Acredito que a cada edição a organização estará melhor”, comenta Marina. “A gente adora a rua. É um ambiente caótico”.

No Insurgências a poesia é rainha, mas há outras linguagens que compõe a programação na mesma medida. Para esta primeira edição no Beco da Lama está previsto show da banda Skarimbó, discotecagem de Wecsley Mariano, performance de dança de Rozeane Oliveira, feira literária e banquinha do Estúdio Carlota. Nas leituras poéticas se apresentam Daniel Valente, Michelle Ferret, Renata Marques, além de Marina Rabelo e Thiago Medeiros.

Segundo Marina, a curadoria de poemas é espontânea. “A gente dá ênfase aos poetas potiguares. Mas não tem regra. Costumamos conversar sobre as coisas que estamos lendo e escrevendo, sugerindo autores e poemas uns para os outros”, explica a poeta. Ela comenta que em Natal, já há alguns anos, tem se mostrado perene um movimento significativo de poesia. “Nesses últimos três anos vi que apareceram mais eventos literários. A poesia está circulando mais e em vários ambientes. Saiu da universidade e tem ido para bares. Não estou dizendo que o crédito é nosso. Apenas que é um movimento legal que o Insurgência está no meio”.

Concurso de Poesia

O Insurgências tem revelado novos nomes locais nesses seus três anos de história. Grande parte jovens poetas que aparecem nos eventos com seus escritos, livros de pequena tiragem, zines, alguns rabiscos no papel. Eles trocam figurinhas com outros artistas e aproveitam os momentos de microfone aberto para testar seus versos diante do público.

Insurgentes:Thiago Medeiros,Marina Rabelo e Rozeane Oliveira


Insurgentes:Thiago Medeiros,Marina Rabelo e Rozeane Oliveira

Essa característica de difusão vai ser reforçada com o 1º Concurso de Poesia “Memórias do Beco”. De acordo com Marina, a iniciativa vai funcionar da seguinte forma: nesta primeira edição será disponibilizada uma urna para que os interessados coloquem seus poemas. Também terá papel e caneta para quem quiser escrever na hora. O material será avaliado e na edição seguinte será distribuído um zine com poemas selecionados. Serão quatro edições do concurso. Também está previsto um concurso de fotografia que vai render uma exposição itinerante.

Outra iniciativa que vai acontecer mais pra frente é o tributo, uma marca já conhecida do Insurgências. No Beco, as homenagens devem ocorrer nas edições finais. Também serão realizadas em paralelo aos saraus ações educativas em escolas da rede pública locadas no Centro Histórico.

Serviço
Insurgências Poéticas no Beco

Dia 10 de julho, às 19h30

Bar da Meladinha (Beco da Lama, Cidade Alta)

Entrada gratuita.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas