quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

A política arma seu cenário

- Publicidade -

Houve a entrevista do senador Garibaldi Filho, a que saiu no dia 5, e houve agora a entrevista do senador José Agripino Maia, publicada domingo. Comparando as duas partituras, chega-se à conclusão de que os arranjos devem ter sido feitos pelo mesmo  maestro. Os dois maiores líderes políticos do Estado estão afinados na execução da mesma peça. PMDB e PFL aplainam o terreno para juntos marcharem no rumo das eleições de outubro. E pelo andar da carruagem, esse entendimento tem jeito de ser realizado não somente na disputa estadual, mas, também no pega-pra-capar da sucessão presidencial. Na entrevista de Garibaldi, ele diz com todas as letras que apóia a candidatura de Agripino para vice-presidente da República que pinta acontecer numa dobradinha do PFL com o PSDB.

Pelos quatro cantos do Estado, dos tabuleiros de Pipa às serras dos confins do Oeste, onde houver uma roda em que se fale de política, só dá esse assunto: as entrevistas dos dois senadores preparando o cenário para atuarem juntos, no mesmo palanque eleitoral que vai se armar por todo o Rio Grande do Norte. José Agripino foi enfático quando falou nessa coalização de forças que tem como objetivo o desenvolvimento do Estado, o bem-estar da sociedade. No seu entendimento, o Rio Grande do Norte parou o seu crescimento no atual Governo:

– O Rio Grande do Norte parou, disse José Agripino. O ímpeto que o Estado teve com o petróleo, com o turismo, com o sal e derivados parou. Isso me aflige, como aflige a Garibaldi e deve afligir a todos os políticos, continuou o senador para arrematar, mais adiante: “Ou você junta forças ou não haverá desenvolvimento no Estado.”

Nas declarações do líder do PFL no Senado, esta pimenta malagueta na sopa da governadora Wilma de Faria: O Estado parou no seu governo. O desempenho do seu Governo não está à altura do que eu esperava. E disse mais: “Até agora Wilma não tem uma marca para o seu Governo”.

Os dias da Assembléia

A partir de amanhã tem trabalho na Assembléia Legislativa, que volta do recesso do final do ano e inicia novo período legislativo, que promete agitado nestas antevésperas de uma campanha eleitoral. E como aperitivo, estão à disposição dos senhores deputado  as recentes entrevistas dos senadores Garibaldi Filho e José Agripino Maia.

Na reabertura das sessões do Legislativo, com direito à Banda de Música e desfile de um Batalhão da Polícia Militar, a governadora Wilma de Faria fará leitura da sua Mensagem Anual, a última do seu Governo. Há, sim, uma expectativa da classe política em torno da fala de Wilma. Ela responderia a José Agripino?

Nepotismo

Estou lendo  no jornal O Globo, de ontem, texto de Alan Gripp e Carolina Brígido:

– As liminares que garantem o emprego de parentes e juízes em cargos de confiança nos tribunais de todo o país  podem ser derrubados de uma só vez quinta-feira, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar se é constitucional ou não a norma que proibiu o nepotismo no Judiciário.

– Segundo ministros consultados pelo Globo, a tendência do tribunal é confirmar a resolução editada há três meses pelo Conselho Nacional de Justiça, órgão criado para fiscalizar a atividade dos magistrados.”

Nome para a ponte

A deputado Ruth Ciarline, mossoroense, da fina flor do PFL, está apresentando projeto de lei à Assemblélia Legislativa dano o nome do poeta e pintor Newton Navarro à ponte que o governo do Estado está construindo ligando Natal à Redinha.

Pesquisa

Deve sair hoje uma nova pesquisa eleitoral com a assinatura da CNT-Sensus, no rastro da eleição presidencial de outubro.

Candidatura de Agripino

Para a jornalista Tereza Cruvinel, que assina a coluna Panorama Política, de O Globo, uma das mais bem informadas de nossa imprensa, o  nome do senador José Agripino Maia, do FFL, aparece como o mais cotado, entre os próprios tucanos, para ser o candidato a vice na chapa do PSDB.

A nota de Tereza vem a propósito de uma frase de José Agripino, apontando para já uma definição de um candidato da Oposição às investidas do presidente Lula, em  plena campanha para a reeleição. É que quinta-feira os cardeais do PSDB, FHC, o governador Aécio Neves e o senador Tasso Jereissati, presidente do partido, vão se reunir para deflagrar o processo de escolha do candidato dos tucanos. O negócio é botar o bloca na rua. Tereza Cruviel dizer que os “aliados acham o mesmo”. E é aí que entra José Agripino:

– “Lula está indo longe demais. O anti-Lula precisa mostrar logo a cara e lhe dar combate”, diz o senador José Agripino, por sinal o pefelista mais cotado (entre os tucanos) para o papel de vice. (O PFL oferece ainda os senadores Jorge Bornhausen e José Jorge).

Chuvas, estão chegando

Muita chuva no Ceará, no final da semana, de sábado para o amanhecer de segunda-feira. No sábado choveu em todas as regiões do Estado. Mais volumosas no Litoral Norte (município de Granja, 95mm,  Chaval, 80, Uruoca, 63, Senador Sá, 50, Massapê, 44, Marco, 41); no Litoral do Pecem: São Gonçalo do Amarante, 95, Itapipoca 40, Tururu, 35); no Litoral de Fortaleza: Caucaia, 52, Maracanaú, 37); na região do Ibiapaba, tem chuvas de mais de 70 milímetros, como em Ipu, 75, Guaraciaba, 65, Graça, 45, Pires Ferreira, 33, Croatá, 31; no Inhamuns: Crateús, 44, Catunda, 32, Santa Quitéria, 29. Na Jaguaibana, Limoeiro do Norte, 15.

No domingo para ontem as chuvas foram mais intensas no sul do Estado (Inhamuns e Cariri) e na regiao do Ibiapaba. Tem chuva de mais de 50 mm. Em Varjota, 59, Crato, 48, Tamboril, 44, Araripe, 34. Continua chovendo no Litoral Norte e no Litoral do Pecem.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas