A presença física nos traz ganhos, diz diretor da C&A

Publicação: 2020-10-25 08:02:00
Ricardo Araújo
Editor de Economia

Uma das maiores empresas do ramo varejista em atuação no Brasil, a C&A, está em processo de expansão no Rio Grande do Norte. Em Mossoró, no Partage Shopping, colocou em operação o primeiro quiosque da marca no Nordeste e irá abrir uma nova loja ainda este ano, com a contratação de 30 novos colaboradores.
Créditos: DivulgaçãoCiro Neto, Diretor de Desenvolvimento e Expansão da C&A BrasilCiro Neto, Diretor de Desenvolvimento e Expansão da C&A Brasil

A pandemia do novo coronavírus se tornou uma oportunidade de repensar processos, aprimorá-los e modernizá-los para oferecer mais canais de compras aos clientes e, consequentemente, ampliar o faturamento.

Na entrevista a seguir, Ciro Neto, diretor de Desenvolvimento & Expansão da C&A Brasil, detalha esses e outros aspectos e perspectivas da empresas para o fim deste ano e 2021. Acompanhe.

A C&A está expandindo sua operação no Rio Grande do Norte? Qual a relevância do Estado para a companhia? 

O Rio Grande do Norte é uma praça muito importante para a C&A. Há 24 anos, a companhia inaugurou a sua primeira loja física no centro de Natal e, atualmente, opera quatro unidades, além do seu e-commerce. Desde o começo de outubro, por sua vez, demos mais um importante passo para fortalecer nossa operação junto aos clientes potiguares, com a inauguramos do primeiro quiosque de produtos licenciados C&A na Região Nordeste. Desde o dia 15 deste mês, quem passar pelos corredores do Partage Shopping Mossoró, em Mossoró, encontrará no nosso quiosque da C&A uma ampla variedade de camisetas licenciadas de personagens da Disney, Warner, NetFlix, DC Comics, entre tantos outras.

Em meados de novembro, abriremos no mesmo shopping uma nova loja da C&A no Estado. Com essas inaugurações, ampliamos a operação para cinco lojas físicas e um quiosque de licenciados no Rio Grande do Norte, além do nosso e-commerce. A C&A do Partage Shopping Mossoró já nasce com o nosso novo conceito de loja, isto é, com ambientes mais clean e intuitivos e uma nova distribuição de áreas alinhadas à cada categoria de produtos da marca (feminino, masculino, infantil e eletrônicos). A unidade conta ainda com a Área de Beleza, espaço que que reúne uma ampla variedade de cosméticos, perfumes e maquiagens, além de uma urna do nosso Movimento ReCiclo, iniciativa de moda circular da C&A que oferece uma alternativa para o descarte de roupas usadas, que serão encaminhadas a instituições parceiras para reuso ou reciclagem. Nossos clientes do Rio Grande do Norte também podem contar com urnas para destinarem celulares, pilhas e baterias para reciclagem por meio do Programa de Lixo Eletrônico. Por fim, nossos clientes vão contar nessas unidades com todo as funcionalidades omnicanal da C&A, como serviço de atendimento por WhatsApp, no qual os consumidores que comprarem pelo online, em uma região próxima desta unidade, podem ser atendidos pelo time atendimento de atendimento desta loja, sem precisar sair de casa, com toda informação na palma da mão.

Outro diferencial também nosso sistema de corredor infinito, que permite à empresa mapear rapidamente todos os produtos em estoque nas unidades mais próximas. Dessa forma, caso o cliente não encontre um determinado item na C&A do Partage Shopping Mossoró, ainda assim ele pode finalizar a compra na unidade, e depois retirar em outra filial, ou receber em casa.

Quantos empregos estão sendo gerados?

A nova loja C&A e o quiosque de licenciados, ambos situados no Partage Shopping Mossoró, contarão com cerca de 30 associados contratados que atuarão para oferecer a melhor experiência de compra aos clientes.

Além da operação em lojas físicas e e-commerce, agora a C&A está inaugurando um quiosque de produtos licenciados em Mossoró. Por que a C&A está trazendo esse novo modelo de negócios para o Estado?

Até o momento, inauguramos quatro quiosques de produtos licenciados no país, todos no eixo Rio-São Paulo. O quiosque de licenciados da C&A no Partage Shopping Mossoró será o primeiro da companhia na Região Nordeste, pois após a maturação deste projeto em outras praças, entendemos agora que é o momento para levar aos clientes potiguares e, consequentemente, nordestinos. Além disso, é um reforço importante da marca em uma região, como já dita anteriormente, importante para nós. A presença física não só reforça a marca C&A, como também nos traz ganhos logísticos importantes, inclusive, para as compras feitas no Estado no nosso e-commerce. Pois, por meio do nossa ferramenta de ship from store, conseguimos fazer algumas entregas dos pedidos online, utilizando o estoque da loja. Outra frente importante com a chegada de mais lojas físicas, é a possibilidade de ativarmos os serviços de Clique & Retire ou também o Clique & Retire Drive-Thru, no qual no primeiro a pessoa que comprar no e-commerce pode retirar seu produto em uma unidade nossa; ou no segundo, em que a comercialização pelo site permite a retirada em uma área específica do shopping, em que o cliente nem precisa sair do carro.

Por quais motivos a empresa está investindo nesse novo nicho de mercado? Existe diferença de perfil de consumidor, quais?

A categoria de produtos licenciados sempre foi muito importante e forte para a C&A e tem crescido exponencialmente. Independente do público, a categoria de licenciados é diretamente ligada ao mundo do entretenimento. Pois, para os nossos clientes os produtos licenciados não são uma simples roupa do seu guarda-roupa com a estampa de personagem predileto, é na verdade uma forma de expressão da sua personalidade e autenticidade, o que tem a ver com nosso posicionamento “Muito Eu”. Desde o início do ano, passamos a oferecer a categoria em nossos quiosques, oferecendo ainda mais comodidade e praticidade aos consumidores que estão circulando no shopping e procuram uma experiência de compra voltada a um item específico, que são as camisetas licenciadas. Dentre as opções que podem ser encontradas nos quiosques destacam-se os licenciados da Disney (Mickey, Clássicos Disney, Star Wars, Marvel), Warner (Harry Potter, Friends, Heróis DC, Wonder Woman, Scooby-Doo) e Simpson. Além de produtos de games, Playstation e Fortnite, e séries de grande sucesso, como Stranger Things, La Casa de Papel, Elite.

Quais são as expectativas da marca para o último trimestre do ano? As vendas tendem a aumentar com a circulação do 13º salário, em qual percentual?

Como somos uma empresa de capital aberto, não podemos dar muitos detalhes sobre projeções e expectativas futuras. Mas o que posso adiantar é que estamos animados para continuar a desempenhar excelentes resultados ao longo dos próximos meses. Consideramos essa a maior Black Friday omnicanal de todos os tempos da companhia. A C&A tem muitas novidades e iniciativas a serem lançadas até o final deste ano, com diversas datas importantes para o varejo. Neste momento, seguimos acompanhando de perto a evolução do nosso e-commerce, que registrou patamares históricos nos últimos meses com crescimento de 3 dígitos, a fim de continuar oferecendo a melhor experiência de compra em nosso site, com serviços e soluções digitais e omnicanais. Em relação às nossas lojas físicas, atualmente todas as 290 unidades da C&A estão operando normalmente seguindo estritamente as medidas e protocolos de segurança determinados pelas autoridades e órgãos de saúde do país. Temos a confiança de que, mesmo em um cenário crítico e adverso por causa da pandemia, teremos resultados positivos.

De que maneira a pandemia do novo coronavírus impactou os negócios da empresa ao longo deste ano? Há sinais de recuperação em curso?

A C&A acredita na relevância e na importância da omnicanalidade, isto é, na integração e complementaridade do online e do offline. Já vínhamos com as operações físicas e online integradas há alguns anos, mas com a pandemia, e o fechamento de todas nossas lojas por quase um mês, aceleramos ainda mais a nossa transformação digital com o lançamento de novos serviços e soluções omnicanais, a fim de atender às novas necessidades e desejos dos consumidores, que estão mais conectados e digitais. Mas isso não quer dizer que as lojas físicas perderam sua relevância. Muito pelo contrário, cada vez mais a sinergia entre o on e off estão presentes no processo decisório de compra do consumidor e é isso que ele encontra na C&A. Para o cliente, pouco importa se ele começa a jornada de compra no online e termina no físico, ou vice-versa. Para ele, tudo é uma C&A só. Hoje, a nossa cliente pode fazer uma compra no e-commerce e retirá-la de carro em nossa loja física via o serviço Clique & Retire Thru, lançado em maio para algumas lojas e expandido ao longo deste ano. Essa modalidade de compra está presente em cerca de 200 unidades localizadas em shoppings centers. Agora, a nossa cliente também pode contar com o apoio dos nossos consultores via WhatsApp para um atendimento consultivo e personalizado, com parte da equipe de loja dedicada especificamente para essa funcionalidade. Temos no Brasil quase 700 atendimentos nessa modalidade. Nosso aplicativo também foi outra frente fortíssima neste ano, tanto que é o app de marcas de moda mais baixado no país em 2020.

Houve um importante passo em junho. Qual foi?

Em junho deste ano, a C&A também deu um passo muito relevante ao expandir a sua plataforma de marketplace, chamada Galeria C&A, que é a mais estruturada no varejo de moda brasileiro entre as empresas omnicanais. A Galeria C&A já soma mais de 100 marcas parceiras de diferentes categoriais, incluindo Casa, Decoração, Eletrônicos, Joias, Pet, etc, oferecendo uma gama ainda maior de produtos aos consumidores. Com isso, garantimos aos nossos clientes se expressarem com produtos de outras categorias além da moda.

Em relação às contratações temporárias de final de ano, como elas deverão proceder no RN? Há expectativa de abertura de quantas vagas e como é o processo de contratação?

Neste momento, a C&A está com um processo seletivo aberto em todo o país para contratação de profissionais fixos com o objetivo de reforçar a área de vendas e atendimento ao cliente via WhatsApp, serviço lançado durante a pandemia. Ao todo, a companhia está com 400 vagas abertas para a posição de Consultor de Vendas Diretas nas lojas e seis vagas para Supervisor de Vendas Diretas. Claro, que o Rio Grande do Norte é um dos Estados que estamos reforçando o nosso time. As oportunidades são para início imediato. Os candidatos podem se inscrever até o final do mês por meio da plataforma “Kenoby” para supervisores (https://jobs.kenoby.com/cea)  e via a plataforma Emprego Ligado para as vagas de consultores (https://www.empregoligado.com.br/pt-br/empresa/2347/cea).

O que a C&A no Brasil espera de 2021 na economia local?

Para 2021, a C&A seguirá direcionando os seus esforços para a transformação digital da companhia em todo o país, sobretudo na Região Nordeste e no Rio Grande do Norte, a fim de oferecer a melhor experiência de compra para todos os potiguares e nordestinos em suas lojas, e-commerce e aplicativo.