sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

A procura de bons pratos dentro ou fora de casa

- Publicidade -

O chef Rodrigo Chibério estreou no cenário gastronômico local comem uma área pouco explorada pelos jovens chefs. Hoje, possui  uma empresa que está se consolidando no mercado, a Chiberium – Embutidos e defumados. “Eu trabalho com Charcutaria, que no fim das contas, é uma área que trata da conservação de carnes, embora que hoje em dia, o foco seja o sabor e não a conservação em si. É na Chiberium onde produzimos linguiças especiais de sabores variados e defumados como bacon, presunto e frango defumado. Em breve, começaremos a produzir maturados de longo período, como salame, peperonni e copa. E  futuramente, se tudo der certo, não excluímos a possibilidade de montar lojas ou restaurante, em conceitos ainda não existentes aqui no RN.
Rodrigo Chibério é Chef especialista em charcutaria
Como trabalho muito, costumo aproveitar o fim de semana, para descansar, me atualizar, ou mesmo testar novas técnicas. Inclusive muitas das técnicas que desenvolvi para meus produtos, foram criadas durante testes no fim de semana. Geralmente sob a trilha sonora que varia de Nina Simonee John Coltrane, até Kendrick Lammar  e Beastie Boys.

Natal sofre de certa carência de lugares para sair. Em restaurantes especialmente, existem pessoas fazendo trabalhos excelentes  dentro de suas especialidades e propostas (Lotus, Camarões), porém essa não é regra geral. Infelizmente estamos muito aquém da qualidade que poderíamos alcançar. Mas isso não é só culpa dos empreendedores, nós como consumidores também devemos cobrar qualidade, variedade e atendimento, ao invés de aceitar variações do mesmo cardápio, muitas vezes mal preparado.

Eu acho que se uma barraca de praia (Barraca do Edilson, piranBuzios) consegue fazer o melhor caranguejo e uma das melhores tapiocas que já comi, um restaurante com estrutura, chef e equipamentos a disposição, pode sim fugir de uma repetição ou má execução de pratos, basta exigirmos.

Em termos de bares, não sou frequentador assíduo, mas sempre que vou, procuro ir para lugares que sirvam boas cervejas ou vinhos e tenham uma ambiente agradável como o Estação do Malte, Mestre Cervejeiro ou a Gourmeria.

Quando sobra algum tempinho, leio bastante. Minha ultima leitura está sendo “A arte da fermentação”, de Sandor Katz. O livro aborda formas de conservação de produtos como pickles e conservas. Também gosto de series a respeito de comida, a grande exemplo Jiro, Dreams of Sushi – nunca Masterchef .

Temos poucas atrações culturais aqui em Natal.  Uma quantidade insuficiente de peças e, principalmente, uma tendência ruim dos cinemas colocarem esmagadora maioria das sessões, dubladas. Falta também uma reestruturação (ou na verdade, criação) de uma orla “boa de ficar”. Em Recife, temos a orla de Boa Viagem, em Fortaleza, a de Iracema. Maceió, João Pessoa, todos tem orlas bonitas, longas, confortáveis, cheias de bares. A de Natal é minúscula, sem atividades atrativas e sem muita expressão.”

Quem

Rodrigo Chibério é Chef especialista em charcutaria.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas