quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

A prosa e o sal da terra de Areia Branca

- Publicidade -
Entre os anos 90 e 2000 circulou em Natal uma publicação impressa que era a alegria da comunidade areia-branquense residente na capital potiguar. Tratava-se do jornal O Sal da Terra, informativo trimestral do Centro Areia-branquense de Natal, uma instituição sem fins lucrativos criada em 1987 com o objetivo de promover a cultura de Areia Branca na capital do estado. Eis que passados mais de 10 anos do fim da publicação, as histórias daquele período foram resgatadas em livro, cujo título é “Jornal O Sal da Terra – Um caso de amor com Areia Branca”. A obra, escrita por Alcindo de Souza e Paulo Gomes (o Paulinho), será lançada nesta quarta-feira (14), a partir das 18h, no Memorial Câmara Cascudo (Cidade Alta).

Alcindo de Souza e Paulo Gomes autografam hoje no Memorial


Alcindo de Souza e Paulo Gomes autografam hoje no Memorial

O livro é uma oportunidade de viagem no tempo, onde o leitor é levado a revisitar o passado recente de Areia Branca. Ao longo das páginas, também são lembradas histórias do Centro Areia-branquense e do jornal, além de diversas ações sociais da colônia areia-branquense residente em Natal. O livro foi organizados a partir do conteúdo das 11 edições do jornal. Segundo os autores, o periódico se destacava pelo caráter democrático, onde colaboradores das mais diversas áreas que contribuíam com suas experiências. O conteúdo é composto por editoriais, entrevistas, artigos, noticiário local, de esporte e de literatura. Os pontos de vistas e opiniões eram próprios da época, embora alguns deles permanecem atuais até hoje.

De acordo com Alcindo e Paulinho, ambos atuantes no Centro Areia-branquense de Natal, o título do livro, “Jornal O Sal da Terra – Um caso de amor com Areia Branca”, é o resultado da junção do nome do informativo com uma frase do escritor e poeta Deífilo Gurgel, um dos mais ilustres filhos de Areia Branca, e maior inspirador dos autores. Deífilo também é lembrado nas páginas do livro por sua atuação nas atividades do Centro Areia-branquense.

O valor arrecadado com a venda do livro será integralmente revertido para a Loja Macônica Coronel Fausto, que pretende promover ações de limpeza no manguezal da foz do rio Mossoró.

Sobre os autores
Paulo Gomes foi fundador e presidente do Centro Areia-branquense. No jornal O Sal da Terra, teve destaque na secção de esportes, área que tem grande afinidade desde os tempos de atleta do São Paulo F. C. de Areia Branca. Também chegou a ser Secretário de Administração do município.

Alcindo de Souza integrou o Centro Areia-branquense desde os primeiros anos. N’O Sal da Terra, foi presidente, secretário, editor e redator. Sob sua atuação, deu forma e conteúdo à publicação, focando na valorização da terra, da cultura e da gente areia-branquense.

Serviço
Lançamento do livro “Jornal O Sal Da Terra”, de Alcindo de Souza e Paulo Gomes

Dia 14 de novembro, às 18h

Memorial Câmara Cascudo (Praça

André de Albuquerque, Cidade Alta)

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas