quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

A queda do PT e de Lula

- Publicidade -

Às vésperas das eleições municipais de domingo os números das pesquisas apontam o fraco desempenho do PT, o pior desde 1996, lá se vão vinte anos. Em pesquisas realizadas nas 93 cidades mais importantes do país (incluindo  as capitais) com um eleitorado superior a 200 mil eleitores, o partido de Lula só aparece   em primeiro lugar na disputa para prefeito em apenas uma cidade, Rio Branco, capital do Acre. No quesito “total de candidatos competitivos”, o PT tem apenas cinco. Quem lidera a corrida municipal é o PSDB. Os tucanos aparecem com 22 candidatos “competitivos” e lideram a disputa em 16 cidades, seguido do PMDB, em segundo lugar, com 18 candidatos “competitivos” e 13 liderando.  O PT aparece em quinto lugar, abaixo do PSB e PSD, empatados com 8 candidatos, cada um, e do PSD e PR empatados com seis.

São números de pesquisas anotadas e analisados pelo jornalista Fernando Rodrigues em seu blog do UOL. Foram copiladas pesquisas realizadas em 81 das cidades mais importantes do país. Para o blogueiro “candidatos competitivos são aqueles que estão em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, seja de maneira isolada ou dentro da margem de erro dos levantamentos”. Essas pesquisas foram trabalhadas num universo de 50,9 milhões de eleitores, que correspondem a 35,2% do total do país.

Abrindo a sua coluna, Fernando Rodrigues vai logo afirmando: “O PSDB e o PMDB devem ficar com a maior parte de prefeitos eleitos em outubro nas principais cidades do pais, segundo as pesquisas mais recentes. Os dois partidos têm os maiores números de candidatos competitivos no G93, o grupo que reúne as 26 capitais e as 67 com mais de 200 mil eleitores (e nas quais é possível haver 2º turno). ”

Mais diante, debulhando os números de tantas pesquisas, incluindo um quadro no qual se faz comparações entre os números das eleições municipais de 1996, 2000, 2004, 2008 e 2012, Fernando Rodrigues escreveu:

“Como se observa o PT chega a essa fase da campanha com apenas 5 candidatos competitivos nas principais cidades do país. Apenas 1 está isolado na 1ª posição – e pode, em tese, vencer já no 1º turno. Trata-se do prefeito de Rio Brando (AC), Marcos Alexandre, que tenta a reeleição”.

 “Esse pode ser o pior resultado do partido desde 1996, quando elegeu 9 prefeitos dessas 93 cidades mais relevantes do país. De lá pra cá, esse número cresceu. O pico foi em 2008, no auge do governo Lula, com 25 prefeitos. O envolvimento com casos de corrupção e o desgaste produzido pela crise política e econômica durante o governo de Dilma Rousseff são alguns dos fatores que explicam a queda do partido em 2016”

Na última eleição, a de 2018, o PT elegeu 17 prefeitos (nessas cidades com mais de 200 mil eleitores), perdeu 4 no decorrer do mandato, restando agora somente 13 prefeitos. Agora em 2016, as chances reais do PT são de eleger apenas 1 prefeito, o de Rio Branco, no Acre.

Dos competitivos
No quadro dos candidatos competitivos a prefeito nessas 93 cidades (as que tem além de 200 mil eleitores), o PT está em 5º lugar (abaixo do PSDB, PMDB, PSB e PDT, PR e PSD), empatado com o DEM, PP, PPS e PRB. Em 6º. lugar, estão o PCdoB, PV (cada um com 3 “competitivos”), em 7º, Rede e SD, cada um com 2 candidatos competitivos e em 8º lugar o Psol, PSC, PTB, PMN, PHS e PMB. Cada um tem chance de eleger um prefeito.

Não sei onde.

Última pesquisa
Começo da noite de hoje será divulgada a última pesquisa do Ibope da eleição de Natal onde todos os ventos conduzem a nau do candidato Carlos Eduardo para uma chegada tranquila no porto seguro de espera.

Na pesquisa anterior, divulgada no dia 13, ele tinha 53% das intenções de voto, com uma subida de 13 pontos em relação à pesquisa de 23 de agosto.  O segundo lugar ficou para o candidato do SD, Kelps Lima, com 8%. O candidato com o maior índice de rejeição é Fernando Mineiro, do PT, com 36%.  O de menor índice de rejeição é Carlos Eduardo, 18%.

Propaganda Gracias, hoje é um outro dia. Acabou, ontem, a propaganda eleitoral obrigatória no rádio e na televisão. Ufa!

Pagamento Hoje, 30 de setembro, último dia útil e inútil do mês, consagrado a São Jerônimo, o governo do Estado ainda não sabe quando começará o pagamento dos salários do funcionalismo, os servidores estaduais.
Bom, domingo, 2 de outubro, tem eleição e segunda-feira é feriado celebrando os Mártires de Cunhaú e de Uruaçu. Rezemos para terça-feira, 4, dia de São Francisco de Assis, o caridoso.

Do Sesc Está marcada para o dia 14 de outubro, uma sexta-feira, a inauguração do Novo Sesc Zona Norte: Escola, ginásio poliesportivo, campo de futebol, parque aquático, praça de alimentação. Fica na Rua Piranduva, Conjunto Santa Catarina.

Filosofia Hoje é dia de mais um Café-Philo, projeto do Departamento de Filosofia da UFRN, que acontecerá no Mahalila  Café Livros, a partir das 18 horas. O mote é “Poder, Justiça e Verdade” mediado pelo professor Sérgio Dela-Sávia.
O Mahalila fica na Rua Dra. Nívea Madruga, Potilândia, arredores do Departamento de Artes (Deart) da UFRN.

Economia
Deu na coluna de Míriam Leitão, de O Globo, de ontem:

– O IGP-M de setembro também confirmou a mudança de trajetória no preço dos alimentos. Vilão da inflação ao consumidor nos últimos meses, o item Alimentação teve alta de 0.09%, contra o 0.66% de agosto. O resultado contrastou com os preços industriais, que puxaram o IGP-M do mês. O indicador da FGV registrou alta de 0.20% em setembro, pior que o 0.15 de agosto. Muito usado como referência em contratos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas