A religiosidade afro-brasileira exposta através de imagens

Publicação: 2021-01-21 00:00:00
Uma leitura sensível e aberta da religiosidade afro-brasileira estará à mostra no Bardallos, Cidade Alta, a partir desta quinta-feira (21): trata-se da exposição fotográfica “Ilê Axé”, assinada pelo renomado fotógrafo Ismael Holanda, multiartista cearense radicado em Recife (PE). A abertura será às 19h. O material traz o resultado das visitas que o fotógrafo vem fazendo ao longo de anos pelos terreiros de candomblé pernambucanos, especialmente na região metropolitana do Recife.

Créditos: Isamael holandaAs fotos trazem um olhar que anula a intolerância religiosa à essa culturaAs fotos trazem um olhar que anula a intolerância religiosa à essa cultura

Na mostra, estão fotos em preto e branco e coloridas, em que Ismael busca, com o mínimo tratamento de filtros, maior fidelidade às suas vivências nesses espaços da religião afro. Assim, é possível sentir os ritos, gestos e o cotidiano dos terreiros e seus cultos. O público terá a oportunidade de ver o lirismo envolto nesse universo, com olhares de fé, momentos de pura reflexão e poesia existentes nos cultos de matrizes africanas.

As fotos trazem um olhar que anula a intolerância religiosa da qual essa cultura é bastante vítima no Brasil. O principal objetivo desse trabalho, segundo o artista, é fazer o público perceber a poesia e a magia existentes na rotina dos adeptos do candomblé, e assim poder desmistificar a visão deturpada que algumas pessoas têm sobre esse universo.

Ismael Holanda, além de fotógrafo jornalista, é um entusiasta da cultura pernambucana. É possível acompanhar o seu trabalho no Instagram através do seu canal @ismagholanda onde quase que diariamente realiza lives com diversos tipos de personalidades do Brasil afora. Também é possível ver as intervenções poéticas no coletivo @frag.mentados. Neste canal vários atores e atrizes interpretam obras literárias (basicamente poesia) de importantes nomes, porém não tão óbvios desse seguimento no país.

Além disso, nesse período da pandemia Holanda fez alguns registros fotográficos dentro da sua casa, desde autorretratos até enxergando elementos exuberantes de seus familiares. O trabalho lhe rendeu premiações, inclusive, de caráter internacional. Dentre eles estão: Universo Feminino Singular e Plural (Camaçari – BA), Prefoto Internacional (Servia), New Worl Photo Contest (Turquia), Photo Fest Bitola (Macedônia), entre outros.

Serviço:
Exposição “Ilê Axé”, por Ismael Holanda (PE). 
Abertura na quinta (21), às 19h, no Bardallos, Rua Gonçalves Ledo, 678, Cidade Alta. Acesso livre. 










Leia também: